Toalhas mais macias e perfumadas: 4 truques

07/11/2017 - 10:40 13995 Views

Mau cheiro, aspereza e baixa capacidade de absorção são defeitos encontrados em muitos tipos de toalhas, até mesmo naquelas novas. Depois de um bom banho refrescante e revigorante, secar-se com uma toalha pouco absorvente, que não esteja cheirosa e que seja áspera pode ser uma sensação muito desagradável. Mas do quê dependem esses problemas inconvenientes?

Os corantes utilizados na fabricação das toalhas podem torná-las cada vez mais ásperas, após cada lavagem. No entanto, escolher tecidos mais naturais não é uma garantia de qualidade: independentemente do material utilizado, as toalhas podem reter a umidade e ficar com aquele cheiro de cachorro molhado, o que significa que alí tem bactérias.

Se você está pensando em comprar aqueles produtos químicos caros no supermercado, que prometem montanhas de benefícios para as suas toalhas, você está fazendo isso errado!

Para dar-lhes vida nova é o suficiente usar produtos naturais que você já possui em casa e que fazem milagres!

Descubra como ter toalhas mais macias, mais perfumadas e mais absorventes com estes 4 truques>>

4) Uma lavagem a base de água, vinagre e bicarbonato de sódio

Para ter toalhas mais absorventes e mais perfumadas, não é preciso exagerar no uso de amaciantes ou produtos cheios de química: estes produtos, na verdade, não só dificultam a absorção, como também deixam os tecidos menos duráveis. São o suficiente poucos e simples ingredientes, que com certeza você já tem em casa, e duas etapas na máquina de lavar para obter resultados eficazes na hora. Depois de ter programado a máquina de lavar com água quente, é preciso acrescentar uma xícara de vinagre branco diluída em um copo de água. No final do primeiro ciclo completo de lavagem, você deve repetir a operação substituindo o vinagre com bicarbonato de sódio. O ácido acético contido no vinagre branco contribui na eliminação das bactérias e da umidade, deixando as toalhas macias, enquanto que o bicarbonato favorece na eliminação da sujeira e neutraliza os odores.

dsc_0038-1024x678

3) Estender as toalhas ao ar livre depois de usá-las

As bactérias encontram terreno fértil na umidade, por isso é importante deixá-las secar bem depois do banho, estendendo-as ao ar livre ou onde tenha uma pouco de circulação de ar. Não é necessário lavá-las todas as vezes, é suficiente que elas fiquem bem secas. Desta maneira, você também irá evitar a formação de odores desagradáveis. Se não é possível estender ao ar livre por causa do tempo ruím, lembre-se que você pode sempre deixá-las dentro de casa, basta que você as coloque em um lugar que seja diariamente ventilado. Uma última dica: nunca deixe as toalhas dentro da máquina de lavar (depois que esta terminar a lavagem). O ambiente úmido deste eletrodoméstico é o lugar ideal para a formação do mofo!

laundryline2_10_11

2) Use pouco sabão durante a lavagem

Geralmente se pensa que, para obter resultados melhores , seja preciso utilizar grandes quantidades de sabão em pó ou líquido. Na verdade, estes sabões tendem a acumular substâncias químicas que, lavagem após lavagem, obstruem as fibras dos tecidos, tornando-os mais ásperos e impedindo assim a absorção da água. Isso para não falar aos danos causados pelo sabão em pó ao meio-ambiente. Certos produtos na sua composição, além de poluirem as águas, também liberam grandes quantidades de gás na atmosfera, no seu processo de fabricação! Pensar no ambiente nunca é demais!

detersivo_lavatrice_fai-da-te

1) Substitua o o amaciante com o vinagre

O amaciante não é indispensável para deixar as toalhas mais macias. O vinagre branco, que todo mundo tem em casa, é um ótimo substituto natural porque proporciona mais maciez aos tecidos sem trazer efeitos negativos. Os resultados são claramente muito melhores: toalhas mais agradáveis ao toque e mais absorventes. Viu que legal poder resolver todos esses problemas aproveitando os produtos que você tem em casa? Soluções super econômicas e ecologicamente corretas!

 

Você achou o nosso artigo interessante? Compartilhe com as suas amigas no Facebook!