Talco: uma ajuda preciosa na sua casa em 8 exemplos

18/07/2018 - 9:01 2373 Views

Você sabia que o talco, que encontramos nas prateleiras do supermercado, foi comercializado pela primeira vez em 1904? Já faz muito tempo e desde então, são muitos os bumbuns sequinhos graças a este pó à base de ácido bórico, um precioso aliado para irritações da pele.

O talco absorve o suor, após o banho deixa a pele macia, sedosa e perfumada. Deixa um bom cheiro de limpeza e é um excelente antiperspirante. Mas o talco só serve para isso? Na realidade, existem muitos outros usos que podem ser feitos, usos inclusive domésticos que nos surpreenderão pela sua eficácia.

Um produto simples como o talco pode ser usado em muitas ocasiões diferentes e pode se tornar um substituto econômico para removedores de manchas, xampus, cremes e desodorantes. Apenas saiba como usá-los!

Aqui estão 8 maneiras de usar o pó de talco em casa >>

7) Remover manchas de gordura

Às vezes acontece de nossas roupas ou o estofamento do sofá ficarem sujos de gordura: nessa hora, antes de usar um produto químico muito tóxico e agressivo ou, pior ainda, jogar nossa camiseta ou fronha em uma lata de lixo, podemos aplicar talco na mancha e deixar por um tempo. O talco absorverá o óleo e depois basta enxaguar. Você sabe, as manchas de gordura são as mais difíceis, mas … veja com seus próprios olhos que esse truque realmente funciona.

6) Para lavar os cabelos… Inclusive do seu cachorro!

Excelente remédio para cabelos oleosos, o talco pode ser usado como um shampoo eficaz! De fato, absorve rapidamente a oleosidade: passe no cabelo um pouco de talco, espalhe-o no couro cabeludo, deixe-o agir e depois enxágüe. Seu cabelo estará perfeitamente limpo e desengordurado. Excelente remédio também como shampoo seco: se não tivermos tempo para lavar os cabelos com shampoo e água, para devolver o cabelo brilhante e perfumado em pouco tempo, basta usar o talco que vai absorver o excesso de óleo e deixar um cheirinho bom, resolvendo rapidamente o problema e a necessidade de ter o cabelo sempre em ordem. Tente usá-lo no pêlo do seu cão e depois escove-o vigorosamente sem usar água. Imediatamente os pelos ficarão limpos, higienizados e perfumados!

5) Não fazer barulho com calçados novos

Às vezes, os sapatos novos podem ranger irritantemente em um piso brilhante e limpo. O ruído a cada passo em um ambiente fechado, pode ser realmente embaraçoso! No entanto, podemos evitar este aborrecimento simplesmente colocando um pouco de talco dentro do calçado. Não há mais chiados irritantes e embaraçosos, especialmente em ambientes fechados e silenciosos, como bibliotecas, onde eles podem realmente incomodar.

4) Proteger as luvas de borracha

As luvas de borracha são indispensáveis para o trabalho doméstico e para manter as mãos bonitas e cuidadas, protegendo-as de agentes agressivos e detergentes. No entanto, as luvas também podem ser danificadas devido ao desgaste e umidade. Portanto, para conservá-las e evitar a proliferação de bactérias e microorganismos, basta adicionar um pouco de talco (que também é desinfetante) toda vez que usá-los e armazená-los. É preciso muito pouco, mesmo para evitar que os dedos da luva grudem.

3) Evitar que o piso de madeira estale

Se você não gosta quando caminha sobre o piso de madeira e esse estala a cada passo, então resolva este inconveniente com o talco. Espalhe o talco no piso com a ajuda de uma vassoura, preenchendo cada espacinho (porque são as pequenas frestas que causam o barulho enquanto você passa).

2) Cuidar da pele após o barbear

Todos os homens sabem que a pele após o barbear pode ficar irritada, apresentar vermelhidão e ressecamento e, portanto, deve ser hidratada e nutrida  imediatamente. Existem muitos produtos refrescantes e calmantes no mercado, mas eles também são caros e não são necessariamente adequados para a nossa pele. Então, o que é melhor e mais barato do que o talco? Também é adequado para a pele mais sensível, não irrita e refresca.

1) Para neutralizar os maus odores da caixa de areia do seu gato

A caixa de areia do gato exala um mau cheiro? Não se preocupe, porque contra cheiros desagradáveis não há nada melhor do que o talco. Basta espalhar algumas colheres misturando-as com a areia para neutralizar os maus odores. Uma caixinha limpa e perfumada será agradável para você e seu gato.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!