Suculentas: 6 variedades com lindas flores e fáceis de cultivar

29/12/2016 - 11:02 4807 Views

Quem disse que para ter uma linda sacada florida, é preciso cultivar somente plantas verdes e frescas? Você sabia que as suculentas também fazem flores maravilhosas, de várias cores?

Além disso, ao contrário da maioria das plantas, não precisam de muita “manutenção”. Basta colocá-las em um lugar ensolarado e dar pouca água, que você irá quase esquecê-las.

Este tipo de plantas se chamam suculentas porque possuem tecidos específicos, que realmente são suculentos, através dos quais podem armazenar grandes quantidades de água. São nativas de áreas áridas e desérticas. As espécies mais resistentes se encontram no México e na Califórnia.

A floração depende da planta e pode ocorrer em todas as estações do ano. Tem até uma delas que se chama Zygocactus  truncantus, também conhecida como Cacto de Natal. Se você fizer uma pesquisa sobre a floração das suculentas, você realmente poderá fazer um pequeno jardim florido durante o ano todo.

Vamos ver juntos as 6 suculentas para cultivar em casa >>

6) Gymnocalycium

Nativa da América do Sul, pertence à família das Cactacee. O nome deriva do grego, “ghymnos” (nú) e “calyx” (calice), em referência aos botões que brotam sem proteção. Tem uma forma globular, com poucos espinhos e as flores são grandes, vistosas e com cores delicadas. Precisa de muito sol, mas não sol direto, pois pode ficar queimada. Não deve ser absolutamente regada no inverno e não deve ser exposta a temperaturas mais baixas que 5 – 7graus.

5) Astrophytum

Esta planta suculenta também pertence à família das Cactacee. O seu nome deriva do grego “aster” (estrela), precisamente por causa da sua forma estelar. Vivem em solos semi-áridos e calcários, predominantemente no México. Existem várias espécies, que produzem flores de diversos tipos. Algumas têm espinhos, enquanto outras não. Em geral, a floração é pequena e de cor branca. É uma planta muito exótica e com certeza irá impressionar os seus amigos!

4) Cacto de Natal

Como mencionamos no início, há um tipo de cactus, o Zygocactus Truncantus, que como o nome sugere, pode crescer próprio na época do Natal. É originária do Brasil e pertence ao gênero Schumbergera, da família das Cactacee e também é conhecida como “Flor de Maio”, “Cacto de Páscoa” e “Flor de Seda”. Tem uma floração muito intensa e de cores vibrantes. As folhas são achatadas e a planta em si é dividida em hastes, ao contrário daquelas vistas anteriormente que possuem um único haste, chamado globular.

3) Aeonium

Ao contrário daquelas vistas anteriormente, esta planta pentence à família das Crassulaceae. É originária das Ilhas Canárias e da África. O seu nome provém da palavra grega “aionios” (imortal) por causa da sua afinidade com o gênero Sempervivum. As folhas verdes, crescem com uma disposição chamada roseta. As flores são de cores muito claras, brancas ou rosa pálido.

 2) Mammillaria

É o gênero de planta suculenta mais difundido. Esta também pertence à família das Cactacee. O nome deriva do grego “mamilla” (mamilo) em referência a forma dos tubérculos. É caracterizada por um único haste globular, geralmente achatado. Os espinhos formam uma auréola ao redor da planta e são de tipo lanoso (parecem lã). As flores são de várias cores, desde rosa claro e rosa pink até amarelo e branco.

1) Echiveria

Pertence a família das Crassulaceae, e é originária principalmente do México. Leva o nome de um pintor mexicano, Atanasio Echeverria, famoso pelas suas pinturas de plantas. Possui folhas achatadas e carnudas em forma de roseta. A floração dura bastante e é de cor amarelo-laranja.

Estas suculentas que mostramos à vocês são aquelas mais fáceis de cultivar. Lembre-se de não regá-las demais e principalmente de colocá-las dentro de casa se as temperaturas forem muito baixas, visto que todas sofrem com o frio. Você pode comprá-las em qualquer floricultura e em pouco tempo você poderá fazer um lindo jardim “rochoso”, florido o ano todo.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!