4 soluções naturais para limpar o forno

22/02/2018 - 3:40 17405 Views

A intimidade da cozinha, o cheiro dos bolinhos que se espalha pelo ambiente… sentimentos prazerosos para compartilhar com familiares e amigos. Situação muito diferente quando chega a hora de limpar e arrumar tudo.

Quando dá aquela vontade de preparar deliciosos bolos, tortas, suflês para alegrar o dia da família, você não deveria ter que se preocupar tanto com a hora da limpeza, depois! Para evitar isso, você deve ter uma solução rápida e fácil para remover toda sujeira. E por quê não usar produtos naturais?

Forno elétrico ou a gás pouco importa: ambos devem ser perfeitamente limpos para não deixar odores desagradáveis. Assim você não corre o risco de cozinhar um prato salgado que eventualmente vai ter sabor de doce!

Se até agora você ignorou o uso de produtos naturais, é hora de manter distância de produtos químicos muito invasivos para si mesma e para o ambiente. Um pouco de boa vontade e alguns ingredientes naturais permitirão que você deixe o seu forno limpo e brilhante como novo.

Vamos descobrir juntos os ingredientes que vamos precisar>>

1) Vinagre

A solução mais antiga, rápida e barata: vinagre branco. Em uma panela com pouca água, coloque um copo de vinagre e deixe ferver. Primeiro aqueça o forno a 180° C, depois coloque a panela dentro do aparelho por aproximadamente 15 minutos. Uma vez que o líquido esfriar, você pode removê-lo do forno. Neste ponto, limpe as paredes internas do forno, com a ajuda de um pano. Isso faz com que todos os odores e manchas de graxa saiam, sem deixar qualquer vestígio para a próxima vez que você for usar.

3) Água e limão

Você nem se lembra quando foi a última vez que limpou profundamente? Anos de sujeira já não serão mais um problema usando apenas água e suco de limão. Esta mistura deve ser colocada no forno ligado em temperatura média, dentro de uma panela alta o suficiente. Deixe a panela alí por aproximadamente meia hora. O vapor da água ajudará a remover qualquer tipo de crosta, mesmo a mais obstinada. Finalmente, se você não está totalmente satisfeito com o resultado, esfregue o limão diretamente sobre as crostas. O ácido da fruta será um tratamento natural e eficaz para remover a sujeira mais persistente.

2) Bicarbonato, sal e limão

Para este preparado, completamente natural e atóxico você vai precisar de apenas 3 ingredientes: limão, vinagre e bicarbonato de sódio. Misture uma xícara de bicarbonato de sódio, um copo de vinagre e o suco de um limão. Em seguida, passe em todas as paredes do forno, um pano umedecido neste preparado e deixe agir por 30 minutos. Uma vez que a solução secar, remova completamente os resíduos lavando as superfícies com água. Para esta técnica, você não precisa pré-aquecer o forno.

1) Espátula 

Para ajudar a limpar o forno você também pode utilizar uma fina e simples espátula. Para a incrustação do forno será um remédio rápido que você pode ter na sua cozinha.

Se você gostou do artigo compartilhe no Facebook com as suas amigas!