Sementes de linho: um remédio natural contra as infecções

27/03/2018 - 1:04 126 Views

As sementes de linho estão entre as principais sementes da saúde: famosas pelo seu renomado óleo, usadas principalmente para o tratamento e brilho dos cabelos, estas sementes são particularmente benéficas para o nosso corpo, graças aos seus numerosos nutrientes. Representam uma valiosa fonte do milagroso ômega 3: por este motivo, são particularmente recomendadas para as mulheres, em geral, que são mais suscetíveis à osteoporose, mas também para os homens para prevenir doenças cardíacas e hipertensão. Para quem sofre de prisão de ventre, seria ideal, ingerir 3 colheres de chá de sementes cruas por dia: elas possuem uma capacidade emoliente extraordinária que podem fazer milagres para um intestino preguiçoso. As sementes de linho são muito fáceis de encontrar: elas estão à venda na maioria das lojas que vendem produtos naturais e orgânicos (prefira comprar produtos orgânicos para evitar os pesticidas) e, ultimamente, são encontradas até mesmo nas prateleiras dos supermercados.

 Quer descobrir para quais problemas de saúde as sementes de linho podem ser utilizadas e quais são as receitas para aproveitá-las ao máximo? Veja aqui as 4 principais infecções que você pode curar!

1) Inflamação Cutânea

 As sementes de linho são um verdadeiro milagre em caso de inflamações da pele: dermatites, infecções, abcessos, feridas, psoríase são  problemas bastante comuns. O alto teor de ácido graxo ômega 3 tem a capacidade de conter as reações inflamatórias.

Para preparar uma compressa contra as inflamações da pele, coloque algumas colheres de sopa de sementes de linho (levando em consideração o tamanho da área inflamada que deve ser tratada) em um saquinho de algodão, de preferência branco e deixe ferver em uma panela com água durante 20 minutos. Depois retire da água o saco com as sementes e deixe esfriar um pouco, você tem que aplicar a compressa sobre a área afetada por pelo menos 15 minutos, cobrindo-a completamente. O mesmo procedimento deve ser repetido 2 vezes por dia. Esta mesma receita, também é um remédio para combater a queda de cabelo: retire do saco de algodão as sementes de linho fervidas e aplique-as sobre o couro cabeludo todos os dias, por aproximadamente 20 minutos.

2) Infecções Respiratórias

 As preciosas sementes de linho são também muito benéficas para o sistema respiratório: em caso de resfriado ou bronquite, dor de garganta ou tosse, as sementes de linho podem aliviar as dores causadas pela inflamação graças as suas propriedades emolientes e refrescantes. A receita é um “mingau” preparado com este ingrediente: são necessários 2 punhados de farinha de sementes de linho (ou ferva as sementes até elas adquiram uma consistência mole), em seguida, coloque para ferver com um pouco de água. Espalhe sobre uma gaze (aproximadamente 1 cm de espessura), anteriormente dobrada em 2 e coloque sob o peito. Se cubra bem e para que o preparado faça efeito, deixe agir aproximadamente por 20 minutos. Ao invés disso, se você precisa de um remédio imediato, ferva 4 colheres de sopa de sementes de linho em 1 litro de água, abafe e aguarde 10 minutos, depois coe e tome de 2 a 3 xícaras por dia.

3) Distúrbios do Estômago

 O mesmo chá útil contra inflamação respiratórias é também válido contra distúrbios do estômago, como gastrite e colite. Se você sofre com um destes problemas, beba o chá de sementes de linho antes das refeições.

4) Colesterol Alto

Graças ao ALA, ou seja, o ácido alfa linolênico, as sementes de linho ajudam a liberar as artérias do colesterol ruim (LDL) e, conseqüentemente, abaixar o seu nível.

Você achou interessante o nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos!