Saquinhos de sílica: 8 motivos para não jogá-los fora

01/03/2018 - 10:07 3001 Views

Quantas vezes você jogou fora, aqueles aparentemente, inúteis saquinhos brancos que encontrou na sua bolsa ou sapatos que acabou de comprar? Eles estão em todos os lugares: dentro de malas e necessaires novas; de embalagens que contém equipamentos eletrônicos; de caixas que contém alimentos.

A razão pela qual estes pacotinhos são encontrados assim com tanta frequência, é a sua grande capacidade de absorvimento: em prática, estes saquinhos brancos protegem tecidos, artigos eletrônicos e comida da umidade.

Não sabendo como utilizá-los depois que o objeto que você comprou não é mais novo, você joga fora estes saquinhos de gel de sílica, não é mesmo? É porque você ainda não conhece a importância deles! Saiba que o gel de sílica possui propriedades especiais que podem se tornar muito úteis na nossa vida quotidiana, para resolver possíveis problemas de cada dia.

Assim, nós preparamos uma lista breve, mas super útil, com 8 razões por quê você não pode viver sem os pacotinhos de gel de sílica! Confere >>

8) Para salvar o seu smartphone

Quem nunca deixou cair acidentalmente o celular ou tablet na água? A água é definitivamente o pior inimigo dos dispositivos eletrônicos e você precisa agir rapidamente para salvar o celular ou tablet. Antes de se desesperar pelo seu infortúnio e desatenção, siga estas dicas: primeiro, remova o cartão sim e, se possível, a bateria, para que todas as peças possam ter uma chance de sobrevivência. Insira cada componente dentro de um potinho cheio de pacotinhos de gel de sílica e deixe alí de 12 a 48 horas. Atenção: não seque o telefone com o secador de cabelo, porque calor muito próximo e em excesso, pode danificar permanentemente a tela do seu dispositivo!

7) Limpar objetivos de câmeras fotográficas

As câmeras fotográficas sofrem muito com a umidade: depois de um dia tirando fotos, é provável que o seu objetivo tenha sinais de gotinhas de água ou de umidade, que era presente no ar. Algumas vezes podem apresentar um aspecto de embaçado. Um ótimo método é colocar os saquinhos de gel de sílica diretamente sob o objetivo e dentro da bolsa da máquina quando você for guardá-la: as marcas e o embaçado, desaparecerão! E funciona também com os relógios!

6) Para conservar revistas, fotos, documentos

O gel de sílica impede que as fotografias, revistas e documentos grudem uns nos outros e que fiquem amarelados. Por isso, são de grande ajuda para você preservar intactas as suas recordações e qualquer tipo de papel importante que precisa ser conservado. Basta colocar os saquinhos de sílica na caixa das fotos ou documentos. Quanto mais, melhor!

5) Contra o mofo

O gel de sílica é um poderoso adversário do mofo: suas propriedades desidratantes irão evitar a formação do mofo, em armários, gavetas e nas sapateiras, ou seja, em todos os lugares que devem permanecer secos para conservar suas roupas e sapatos. O gel de sílica, se torna um desumidificador sem nenhum custo e muito eficaz!

 4) Contra o mau cheiro dos sapatos

Para prevenir o cheiro ruim nos calçados. O gel de sílica também tem poderes milagrosos contra o mau cheiro dos calçados! Quantas vezes somos obrigados a deixar no batente da janela ou na varanda, nossos tênis para evitar o cheiro forte? Se você inserir dentro dos calçados 2 ou 3 saquinhos de gel de sílica, o cheiro vai desaparecer, ou pelo menos, irá diminuir bastante!

 3) Na mochila da academia

Você vai na academia ou na natação e precisa voltar pra casa com peças de roupas suadas ou molhadas na mochila? Ou até mesmo o biquini e sunga da praia? O gel de sílica ajuda as suas roupas molhadas a perderem a umidade, sem que fiquem impregnadas daquele desagradável cheiro de cachorro molhado.

2) Lâminas de barbear ou depilação

 O gel de sílica funciona muito bem com as lâminas: deixando apenas um saquinho dentro da confecção (ou embaixo da lâmina se você não tem), este irá impedir que as lâminas enferrugem com o tempo. De agora em diante você vai jogá-las fora quando perderem o fio, não porque enferrujaram!

1) Contra a oxidação dos metais

O gel de sílica pode salvar seus talheres e bandejas de prata, e até mesmo suas jóias! Coloque alguns saquinhos de gel de sílica dentro da gaveta dos talheres ou junto das suas jóias de prata, que tendem a escurecer rapidamente.

Lembre-se que, dependendo de onde você posiciona os saquinhos, eles podem perder sua eficácia depois de 60-90 dias: quando eles esgotam o seu “poder”. Para resolver isso é simples, coloque-os no sol para secar e serão como novos, prontos para a reutilização!

 Foi útil o nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!