Como remover manchas de panelas e frigideiras com uma solução natural

15/06/2018 - 9:30 2898 Views

Quantas vezes você teve que jogar fora uma panela queimada ou com aquelas manchas escuras? Quase todo mundo já esqueceu algo no fogo ou usou a boca muito grande. O resultado não é nada agradável: a comida se torna incomestível e a panela suja parece impossível de limpar.

Quantas delas você jogou fora por esse motivo? Bem, agora não é mais necessário mandar as suas panelas para o lixo. Com uma solução natural e econômica podemos fazer com que nossas panelas fiquem novas de novo.

Se você seguir as nossas dicas, você recuperará panelas e frigideiras que já tinham sido “desenganadas”, e o melhor de tudo é que você não usará substâncias tóxicas para limpá-las.

Esses produtos são bons para limpeza de materiais como alumínio, ferro fundido, aço e até mesmo cerâmica.

Com uma dose de paciência você será capaz de dar vida nova à panela mais destruída de todas! Vamos descobrir o que é necessário para remover as manchas das suas panelas >>

Faça uma pasta limpadora

Já tentou lavar as panelas com detergente normal, mas não funcionou? Nem insista. Faça uma mistura que ajuda a remover quaisquer manchas residuais. Para fazer essa pasta de lavagem você precisará de 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 3 colheres de sopa de sal e 1 colher de sopa de vinagre branco. Misture bem e crie uma solução bastante espessa mas não muito, porque seria difícil de espalhá-la.

Proceda com a lavagem

Depois de fazer a sua pasta, siga os seguintes passos. Umedeça a panela com água quente e esfregue a pasta com um pano. Evite usar esponja pois ela irá absorver a parte líquida da sua mistura e dificultará a operação. Para eliminar as manchas faça movimentos iniciando de fora para dentro. Dessa maneira será mais fácil eliminar o centro da mancha queimada que normalmente é mais resistente e sem que você a espalhe ainda mais.

Insista nos pontos mais sujos

Se a mancha já é antiga, é obvio que será um pouco mais difícil de removê-la totalmente na primeira lavagem. Insista e aplique a sua pasta até que todos os resíduos tenham desaparecido. Uma vez que a sua panela não apresente mais nenhum sinal de sujeira, lave-a normalmente com o seu detergente habitual e então sua panela estará totalmente limpa e desinfetada.

Remover resíduos com ácido cítrico

Prepare uma solução com 25 gramas de ácido e 500 ml de água. Encha a panela com essa mistura e deixe de molho durante toda a noite.

No dia seguinte você notará que as manchas terão desaparecido e sua panela estará como nova. O ácido cítrico pode ser usado também para vidros. Neste caso basta 1 colher de ácido cítrico, 1 colher de detergente normal e 1 litro de água, coloque tudo num frasco tipo spray e pulverize sobre o vidro.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!