REFRIGERANTES: 10 Razões para NÃO beber mais

13/07/2015 - 3:49 79 Views

Os refrigerantes representam não apenas uma bebida NÃO essencial para nossa saúde, mas também são verdadeiros não-alimentos, responsáveis pelo aumento de doenças como a obesidade, as cáries e a diabetes. As bebidas com gás e açúcar, não só comportam implicações negativas para o nosso organismo, mas também para o meio ambiente, devido à poluição e desperdício de valiosos recursos de água, e outras implicações sociais relacionadas com a exploração de trabalhadores.

Aqui estão algumas boas razões para dizer BASTA aos refrigerantes: NÃO

10# Perder peso

Os refrigerantes geralmente são ricos em açúcares e adoçantes, que causam o inchaço e o aumento do número diário de calorias, sem que o individuo que o consome se dê conta. Conforme já escrito em vários artigos, beber uma lata por dia pode causar um ganho significativo de peso, se comparado com o que aconteceria, se preferisse beber água.

bibite_gassate-02

9# A propaganda enganosa das bebidas dietéticas

Os refrigerantes anunciados como “diet“, muitas vezes, não são nada mais do que uma propaganda enganosa e certamente não são uma coisa benéfica para a saúde. De fato, podem incentivar o organismo a liberar insulina com a finalidade de absorver os açúcares, que na verdade, nunca chegarão através da ingestão da bebida. O resultado é um aumento significativo da produção de células de gordura.

bibite_gassate-04

 8# Presença de adoçantes artificiais

O uso de adoçantes artificiais dentro os refrigerantes é muito freqüente, embora existam estudos científicos que advertem e apelam para o ponto de vista da salutar. O consumo de alguns adoçantes artificiais, como o aspartame por exemplo, esta ligado ao risco de produzir células cancerígenas. Até o açúcar refinado deveria ser considerado como uma substância muito prejudicial para o nosso organismo.

bibite_gassate-07

7# Aumentam o risco de Diabetes

Alguns estudos científicos, produzidos recentemente, através de campanhas ajudam a desencorajar o consumo de refrigerantes,  “The Unhappy Trtuth About Soda”, nos quais colocam em correlação o consumo de refrigerantes com a propagação, especialmente no mundo ocidental de doenças, tais como a diabetes do tipo 2.

bibite_gassate-11

6#Destroi os dentes

Beber refrigerantes poe em risco grave a beleza do seu sorriso. Algumas substâncias contidas nestas bebidas, na verdade, contribuem para estragar de maneira grave o esmalte dos dentes. Sabia que quando você bebe um dos refrigerantes mais comuns, você está expondo seus dentes e o seu sistema digestivo uma quantidade significativa de ácido fosfórico?

bibite_gassate-05

5# Economizar

Aqueles que consomem refrigerantes diariamente, ou quase, acho que nunca pensaram em calcular o montante do orçamento familiar destinado todos os anos para adquirir bebidas com gás, cujo consumo, não é uma indicação de uma dieta saudável. Parar de comprar refrigerantes, representa não somente um ganho real para o seu bolso, tanto como para a sua saúde.

bibite_gassate-08

4# Corantes artificiais

A presença de corantes artificiais de origem duvidosa, encontrados dentro dos refrigerantes, deveriam chamar a atenção de cada um de nós, especialmente dos pais que compram todos os dias para seus filhos. Corantes estes como a tartrazina, utilizada não somente em refrigerantes, mas também em doces, sorvetes, iogurtes e sopas prontas. Eles também foram correlacionados com o desenvolvimento da hiperatividade em crianças.

bibite_gassate-10

3# Papilas gustativas

Consumo de refrigerantes habituam as papilas gustativas a reconhecer um sabor artificialmente doce, sabor esse que será procurado em um outro momento, quando consumiremos outras bebidas ou alimentos. Com isso, desencadeando uma verdadeira alteração da percepção do gosto pelas nossas papilas. Diminuindo a quantidade de açúcar refinado consumido diariamente, e também de bebidas extremamente doces, se recomeça a apreciar o sabor real dos alimentos mais saudáveis. É ver para crer!

bibite_gassate-06

2# Razões ecológicas

A compra de refrigerantes em latinha ou garrafa, tem uma consequência imediatamente previsível para o meio ambiente: o aumento da quantidade de resíduos produzidos diariamente por aqueles que lhe consomem. Parar de beber refrigerantes significa reduzir o próprio impacto ambiental e poluir menos.

bibite_gassate-09

 1# Razões éticas

De onde vem a água utilizada para a produção dos refrigerantes? Alguns anos atrás, uma das mais conhecidas multinacionais, foi acusada de roubar ilegalmente água potável da população carente indiana, bem como, a exploração de seus trabalhadores… e para não dizer que isso acontece somente no terceiro mundo, aconteceu na Itália e em outros países desenvolvidos.

bibite_gassate-12

Ainda não se convenceu?! Compartilhe com os seus amigos no Facebook!