8 Modos de reciclar as suas velhas toalhas

17/05/2017 - 10:26 42920 Views

A crise dos últimos tempos está fazendo com que várias famílias revejam as próprias habitudes de consumo, diminuindo o orçamento destinado à gestão da casa e limitando muitas despesas consideradas desnecessárias. Todos buscamos idéias e dicas para economizar, especialmente se podemos reciclar objetos que já possuímos em casa, que em outros tempos, teríamos jogado no lixo.

Na verdade, temos que admitir que a reciclagem de objetos que estão em desuso, nos dá uma certa satisfação: antes de mais nada, se economiza, em segundo lugar se dá asas à imaginação com finalidades práticas (“dando vida nova” para tecidos, roupas velhas, objetos variados, em modo original e surpreendente). Bom, você pode chamar até as crianças para lhe ajudarem na reciclagem criativa, e esta pode ser uma boa oportunidade para fazer algo juntos!

Um objeto que nunca consideramos reciclar é a toalha de banho. No entanto, quantas estão lá guardadinhas só esperando para serem colocadas no lixo, mas não temos coragem?

Em fim, iremos ver nas próximas páginas como reciclar velhas toalhas que temos em casa. Talvez para se secar já não servem mais, mas para outras coisas, podem ser muito úteis! Dá só uma olhadinha que legal >>

8) De uma toalha de banho velha… à um par de chinelos!

Sabe aqueles chinelos super confortáveis que muitas vezes dão em hotéis, spas, centros de estética e até em algumas piscinas? Pois é, podemos nos “divertir” confeccionando o nosso par (que você pode levar na academia, em uma viagem, ou até mesmo usar em casa.) Você só precisa fazer o molde dos seus pés, desenhando o contorno deles em uma folha de papel. Em seguida, recorte os moldes dos seus pés desenhados na folha e depois recorte a toalha. Para costurar as partes, também não tem nada de complicado: se você sabe um mínimo de corte e costura, verá que com uma agulha e linha na mão fará um lindo e confortável par de chinelos!

 

7) Toalha de praia

Se você vai pra praia com os amigos ou família e precisa de uma grande toalha pra poder colocar todos em cima, aqui vai a nossa idéia! Costure duas, quatro ou mais toalhas e faça a sua super toalhona para abrigar todos. Com um pouco de criatividade e boa vontade você reaproveita e o melhor, não gasta nada!

6) A caminha do gato ou cachorro

Você possui algum animal doméstico? Se a resposta é sim, você poderá fazer uma linda cobertinha/caminha para que o seu animalzinho deite enquanto lhe estiver fazendo compania. Muito útil e cômoda para levar de um lugar ao outro em casa, evitando que o seu gato ou cão deixe os seus pêlos por tudo. A única coisa a ser feita é costurar duas toalhas e se quiser você pode colocar algum forro entre elas pra ficar ainda mais macia. Com certeza ele irá gostar porque as toalhas são macias e confortáveis!

5) Porta objetos de banho

Outra idéia interessante é simplesmente dobrar a sua toalha velha e criar bolsos com a linha e agulha. Pra ficar profissional, você pode costurar uma fita na ponta para fechar tudo depois. É só colocar as escovas e pasta de dente, lâmina de barbear… e enrolar tudo e amarrar com a fitinha.

4) Pegadores de panelas

Sim, é possível! E mais uma vez precisamos usar a nossa imaginação e criatividade! Desenhe a sua mão em um pedaço de papel ou papelão e recorte dois pedaços de tecido, costure-os com agulha e linha. Em seguida, você pode decorar com fitas, botões, aplicações coloridas… Você irá descobrir o quanto este pegador de panelas será útil na cozinha, quando precisará tirar uma forma de bolo do forno, panelas e frigideiras do fogão, sem o risco de se queimar. Sem contar que poderá usá-lo também como descanso de panela.

3) Uma linda e fofa necessaire

Porquê não tentar confeccionar uma linda e útil necessaire para colocar a maquiagem e produtos de beleza? Nós sabemos que o batom, o rímel, as sombras, o pó… podem sujar e manchar a parte interna da necessaire, mas se nós usarmos uma velha toalha para fazê-la, significa che podemos colocá-la sempre na máquina de lavar e esta estará sempre limpinha. Neste caso, você também irá precisar só de agulha, linha e criatividade! Use a imaginação para decorá-la com fitas, lacinhos, lantejoulas. A opção para “fechar” a necessaire irá depender das suas habilidades de costura, você pode costurar um velcro nas bordas, colocar botões ou se arriscar a costurar um zíper.

 

2) Um tapete colorido

Costurando uma barra de tecido colorido nas bordas da sua toalha velha, você pode criar um lindo tapete para colocar na saída do chuveiro. Prático, o seu novo tapete irá absorver toda a água e você poderá lavá-lo normalmente na máquina de lavar.

 

1) A luva esfoliante

Com certeza as toalhas velhas também podem ser usadas nos nossos rituais de beleza! Seria o máximo ter uma linda e super útil luva para fazer a esfoliação da pele embaixo do chuveiro, não? Ainda mais se você pode obtê-la sem gastar um realzinho…

Pegando a nossa boa e velha toalha e cortando-a em forma de luva (neste caso nem precisa recortar os dedos) e depois costurando as duas partes do tecido (a frente e o verso), obteremos uma “luvona” útil para a esfoliação, para remover as células mortas da pele, embaixo do chuveiro.

Você achou interessante o nosso artigo? Então, compartilhe no Facebook, os seus amigos também vão querer conhecer esses truques!