Queimaduras do sol: 8 remédios naturais para aliviar a dor

10/01/2018 - 9:35 1771 Views

O lindos dias ensolarados são um convite irresistível para passar o maior número de horas possível ao ar livre, processando e armazenando vitamina D para o inverno. A exposição solar faz bem para a saúde e para o espírito, mas atenção aos raios UV.

No verão corremos o risco de não proteger a pele do sol de maneira adequada, especialmente na cidade. Na verdade, a proteção solar não deve ser aplicada somente quando você vai na piscina, na praia ou no parque.

Nos dias mais quentes e ensolarados, especialmente quando você passa muitas horas ao ar livre, é aconselhável aplicar sempre protetor solar, com o fator de proteção apropriado: quanto mais clara for a pele, mais alto deve ser o fator de proteção para evitar danos graves para a saúde da pele.

As queimaduras da pele são mais fáceis de prevenir do que de remediar, no entanto, existem vários remédios naturais capazes de aliviar a vermelhidão e o ardor causados pelas queimaduras solares.

Vamos descobrir juntos os 8 remédios naturais mais eficazes para combater o desconforto causado por uma prolongada exposição ao sol >>

8) Compressas de alface

A sensação desagradável provocada pelas queimaduras solares pode ser aliviada pelo alface: você só precisa colocar para ferver algumas folhas de alface por alguns minutos e depois escorrer. O que iremos aproveitar aqui será a água. Coloque-a em uma tigela e espere até que esteja completamente fria. Use-a para fazer compressas diretamente nas partes do corpo queimadas pelo sol, com a ajuda de chumaços de algodão.

impacco-antiscottature-4-_1

7) Compressas de óleo de côco

Para aliviar a sensação de ardência causada pelas queimaduras solares, o óleo de côco é uma ótima opção. Você pode encontrá-lo em lojas de produtos naturais, em farmácias e também online. É importante que o óleo escolhido seja completamente natural e livre de perfumes sintéticos. Deve ser aplicado com o auxílio de um chumaço de algodão, diretamente nas partes do corpo afetadas.

impacco-capelli-cocco-990x470-c

6) Banhos de alívio

Para dar alívio para a pele que ficou exposta ao sol por muito tempo, é aconselhável submeter-se a um banho relaxante em água morna, ao qual você deverá adicionar um copo de vinagre de maçã, meio copo de bicarbonato de sódio, um punhado de sal grosso ou um copo de farinha de aveia, conhecida pelas suas propriedades emolientes.

queima

5) Compressas refrescantes de babosa

Quando a pele está super quente, é possível aliviar a sensação de ardência com uma compressa 100% natural que você deverá aplicar sobre as partes afetadas da pele. O gel de babosa é perfeito em caso de queimaduras solares e se aplica após a exposição solar.

Para obter um efeito ainda mais refrescante, você pode colocá-lo na geladeira antes de utilizá-lo.

aloe_vera_gel

4) Compressa de chá verde

No caso de queimaduras solares, você pode se beneficiar da excelente ajuda oferecida pelos saquinhos de chá verde. É só fazer assim: prepare a infusão de chá verde e deixe esfriar. Depois de ter aplicado sobre a pele, você poderá reutilizar o chá gelado para tomar um banho refrescante de banheira ou para aplicações com um pano ou uma toalha de rosto.

mortaio-118976395-620x264

3) Compressa de iogurte

A sensação de alívio e ardência também pode ser aliviada pelo iogurte natural, a ser utilizado como compressa sobre a pele. Este remédio super eficaz contra as queimaduras solares garante um efeito emoliente imediato, além de hidratar e refrescar as partes do corpo prejudicadas. É preferível escolher um iogurte orgânico ou feito em casa.

ricette-viso

 2) Compressa de pepino

Graças as suas extraordinárias propriedades calmantes, o pepino pode oferecer um grande alívio para a pele queimada pelo sol. Você pode obter o suco batendo a polpa de pepino no liquidificador. Em seguida, filtre-a utilizando um coador. O líquido obtido deve ser aplicado sobre a pele com a ajuda de alguns chumaços de algodão. Estas compressas são adequadas tanto para o rosto quanto para o corpo.

cetrioli_usi_alternativi

1) Compressa de melão

Assim como o suco de pepino, o suco de melão também tem a mesma função calmante sobre a pele e alivia o desconforto causado por uma incorreta exposição solar. Batendo no liquidificador e filtrando a polpa, se obtém uma compressa com propriedades refrescantes e que proporciona grande alívio em todo o corpo.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!

melone