Pulgões e pragas nas plantas: 8 remédios naturais para se livrar deles

27/11/2017 - 9:21 29074 Views

Você tem um polegar verde e sua paixão é cultivar plantas e flores de todos os tipos? Se a resposta for sim, com certeza você já teve de lidar com parasitas e pulgões que não deixavam seus amados amigos verdes em paz..

Quando os parasitas aparecem, se livrar deles pode não ser muito fácil e muitas vezes os pesticidas não são suficientes para combatê-los. Sem contar que, usar pesticidas além de te fazer desembolsar uma bela grana para comprá-los, ainda agridem o meio ambiente.

Porém, agora você sabe que existem muitas soluções naturais para prevenir e acabar com os principais inimigos das flores e plantas. Portanto, você não só vai evitar a poluição do solo, onde as plantas crescem, mas também não gastará uma fortuna tentando salvar sua horta e seu jardim.

Pode se tratar de cochonilhas, ácaros ou mosca branca, a solução está na suas mãos. Você nunca soube, mas bem perto de você, há tudo que você precisa para acabar de forma econômica e natural, com os parasitas que infestam suas plantas.

Aqui estão as 8 soluções naturais para dizer adeus às pragas de plantas >>

8) Óleo de Neem

Este óleo, facilmente encontrados em lojas de produtos naturais, é derivado de uma árvore chamada Azadirachta indica, uma planta oriental com propriedades antibacterianas e anti-parasitas, é muito utilizada em medicina ayurvédica(a medicina oficial da Índia). O óleo de neem é uma grande ajuda para as plantas que foram atacadas por pragas, atuando como um pesticida leve e natural quando misturado com água (algumas gotas diluídas em um litro). Como deve ser usado? Apenas borrife sobre plantas e espere agir. Os resultados começarão a aparecer, e acredite, eles são surpreendentes.

 

7) Macerado de urtiga

As urtigas são aliadas valiosas no combate aos parasitas. Com cerca de 100 gramas de urtigas frescas e 20 gramas de urtigas secas, você pode preparar um macerado que age como um pesticida natural. Depois de terem sido deixadas macerando(com as folhas amassadas de molho juntas) em um recipiente de vidro contendo 1 litro de água, você deve filtrar com a peneira e borrifar sobre as plantas.

 

6) Canela  

A Canela é um remédio natural poderoso contra o ataque de pragas nos jardins. É inútil então gastar dinheiro com pesticidas, basta misturar óleo essencial de canela com um pouco de água. Primeiro, lave suas plantas para remover a primeira camada de parasitas na superfície. Usando luvas, pegue uma garrafa cheia, com cerca de 4 litros de água e adicione algumas colheres de chá de óleo de canela. A canela deve ser 1% da solução para evitar “queimar” a planta.

 

5) Cascas de cebola

Da próxima vez que você usar cebola na cozinha, pense duas vezes antes de jogar fora as cascas. Com elas você fará um belo cozido, as fervendo até que se tornem macias. Depois que o líquido estiver resfriado e filtrado, coloque-o em um borrifador. Esta é também uma excelente solução contra pulgões e outras pragas.

 

4) Macerado de folhas de tomateiro

Eficaz, especialmente contra as borboletas de repolho e pulgões, o tomate macerado é fácil de preparar e muito econômico. Para a preparação desta solução não será necessário usar os frutos da planta, os tomates propriamente ditos, mas sim as folhas. Estas são consideradas poderosas combatentes naturais de pragas e não prejudicam aqueles insetos que são benéficos, como joaninhas e abelhas. Para o preparo você vai precisar de 2,5 quilos de folhas, 1 litro de água para imersão e mais 10 litros de diluição. Deixe macerar as folhas com o primeiro litro, durante 2 ou 3 dias num recipiente aberto. Em seguida, coe e dilua com mais 10 litros de água, em seguida o antídoto estará pronto para ser borrifado sobre as plantas.

 

3) Água com pimenta

A pimenta é rica em capsaicina, um analgésico natural e grande antiparasitário, capaz de repelir as criaturas mais odiadas. Basta misturar três unidades de pimenta dedo de moça em meio litro de água e você terá um líquido poderoso para borrifar sobre as plantas, duas ou três vezes por semana. Quando você usá-lo, lembre-se de usar uma máscara de proteção.

 

2) Bactéria assassina

Entre os muitos pesticidas oferecidos pela natureza, existe uma bactéria muito importante chamada de Bacillus thuringiensis. Conhecida como Bactéria assassina, que é capaz de gerar uma substância que põe em risco o organismo de parasitas. Sua ação poderosa permite eliminar pragas, mas sem liberar substâncias ou poluentes nocivos no ar. Esta bactéria assassina é mais eficaz quando se trata de eliminar pragas, como lagartas e larvas de mosquitos.  

 

1) Um cozido de alho

Finalmente, o antídoto final contra pragas de jardim e pulgões, um simples cozido de alho. Muito fácil de preparar, pode ser feito usando apenas 500 ml de água e uma cabeça de alho, dividido em dentes. Ferva por 5 minutos e depois deixe esfriar. Finalmente filtre e borrife sobre as plantas que estão sofrendo com os pulgões. O alho é poderoso pesticida também ao natural: plante alguns dentes de alho em torno das plantas que você deseja proteger. Você vai ver os resultados!

 

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos no Facebook.