Produza frutas secas em casa sem a ajuda de um desidratador

12/01/2016 - 3:35 408 Views

essiccatore6

As frutas secas são muito úteis para o nosso bem-estar. Poucos conhecem a lista de benefícios e propriedades que elas possuem e, ao mesmo tempo, muitos conhecem os seus preços altos e a sua riqueza em… gorduras. Bem, as frutas secas, sim, engordam, mas a maioria dos lipídios são compostos de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas que ajudam a combater o colesterol. Além disso, as frutas secas são úteis contra a prisão de ventre, e são recomendadas para atletas (pois contém muitos sais minerais), possuem efeitos benéficos sobre o fígado, são ótimas para as mulheres grávidas e para pessoas que possuem cabelos secos. Em suma, são “milagrosas”, se não se abusar delas, pena que também são um verdadeiro “assalto” para o nosso bolso. Algumas pessoas tentaram resolver este problema inventando uma máquina específica, ou seja, um desidratador: mas este último, no entanto, possui um custo significativo e talvez não vale a pena gastar muito dinheiro para secar algumas frutas, não?

Felizmente, para produzir as frutas secas em casa, você não precisa necessariamente de um desidratador! Existem métodos muito fáceis e especialmente baratos para ter em casa e sempre disponível um saco de boas e saborosas frutas secas!

essiccatore2

5) Desidratação ao sol

Primeiramente, existe a secagem solar, totalmente gratuita: gratuito é o calor do desidratador, ou seja o calor do sol, que também ajuda a evitar o consumo de energia elétrica. Isto é obviamente possível nos meses mais quentes, enquanto no inverno não é possível contar com a constante presença do sol. Após a desidratação, são necessários para conservar as frutas, são necessários potes de vidro hermeticamente fechados.

essiccatore1

4) As frutas que podem ser desidratadas

Os frutas que são mais adequadas para este procedimento são figos, ameixas, damascos, morangos, maçãs, abacaxi, amoras, peras, cerejas, laranjas, e frutos de bosco (mas não os mirtilos, enquanto as framboesas são deliciosas!) e finalmente, as bananas. Sem esquecer que, podemos também desidratar os cogumelos, ervilhas, e todos os legumes, especialmente feijões de vagem, feijões e lentilhas.

essiccatore3

3) Legumes

A quanto diz respeito as verduras secas, os produtos ideais são os pimentões, as cenouras, as pimentas, o alho-poró, os pepinos e as abobrinhas. E não devemos esquecer das ervas aromáticas secas, sempre úteis quando se trata de temperar e dar sabor aos seus pratos: salsinha, alecrim, sálvia, orégano, cebolinha, manjericão, mas também louro e tomilho que são ótimos ter sempre a mão para dar um toque extra aos seus pratos. Aproveite o calor do sol do verão para secar vegetais: acima dos 30 graus a desidratação é mais rápida e mais fácil e os produtos devem ser expostos em luz solar direta, em um lugar ventilado mas não úmido.

essiccatore5

2) Atenção durante à noite com os insetos

Durante à noite, as frutas e os legumes devem ser recolhidos e colocadas em um lugar protegido, especialmente da umidade. Recomendamos que você use como suporte painéis de metal ou uma grilha em aço inoxidável: esses dois materiais não afetam o conteúdo de vitamina sendo em contato direto com os produtos. Se você, ao invés disso, está pensando na quantidade de insetos, especialmente no verão, que vão tentar pousar na sua fruta, não se preocupe: apenas apoie sobre as suas formas, redes finas.

essiccatore4

1) Como desidratar no inverno

Se você quer produzir as suas frutas secas no inverno, a solução é usar o forno: a temperatura não deve exceder os 60°C e não deve cair abaixo dos 40°C. Além disso, o tempo de desidratação é de no mínimo 4 horas e máximo de 12 horas. Importante: o forno deve ser forçadamente ventilado para que a fruta não queime no forno. Caso contrário, há também aqueles que sugerem de manter o forno ligeiramente aberto, embora nós não recomendamos. O que você acha?

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!