Saiba como preparar o molho à bolonhesa como na Itália

19/02/2018 - 3:51 4656 Views

A cozinha italiana é baseada em tradição, e as receitas mais famosas são na verdade muito antigas e difíceis de recriar em casa, por terem sido muito modificadas pelas diversas interpretações feitas ao longo dos anos.

Uma das receitas italianas mais famosas no mundo, é sem dúvidas o molho à bolonhesa. Ele é composto basicamente de tomate e carne moída, o que faz parecer muito fácil de fazer, mas na maioria das vezes, não é preparada a receita original.

A receita verdadeira está disponível e pode ser facilmente encontrada depois que foi registrada na Câmara de Comércio da cidade de Bolonha, pela delegação Bolonhesa da Academia Italiana da Cozinha, no dia  17 de outubro de 1982.

Mas o quê precisamos para sermos capazes de preparar o molho à bolonhesa original? O segredo está nos ingredientes. Se você quer fazer o seu molho o mais aproximado possível do verdadeiro, você deverá ter muito cuidado na seleção das matérias-primas e principalmente usar um ingrediente um pouco incomum quando se pensa em um molho.

Vamos descobrir quais são esses ingredientes e as etapas necessárias para preparar essa clássica receita >>

3) Ingredientes

Para preparar o molho à bolonhesa para 6 pessoas, você vai precisar de 250 gramas de carne moída (peça pro açougueiro moer na hora e de preferência opte por uma carne magra), 100 gramas de bacon, 1 cebola média, 1 cenoura grande, 1 aipo, 400 gramas de tomate sem pele, 1 copo de vinho tinto e o ingrediente que faz a diferença para o verdadeiro molho à bolonhesa: 1 copo de leite.

 

2) Modo de preparo

O segredo para um bom molho à bolonhesa, como vimos, é o leite. Comece criando o molho refogando os ingredientes, etapa muito importante para o sucesso do molho. Você pode usar um mixer para picar os legumes já limpos e lavados, de maneira bem fina, mas não exagere, não deixe que os ingredientes virem uma papa. Refogue o bacon com as verduras cortadas, usando um fio de azeite em fogo alto até dourar. Agora você pode refogar na mesma panela a carne moída até que ela pareça cozida, agora começa o passo mais importante, o de amaciar a carne.

1) Amaciar a carne

Esta etapa é muito importante porque é o que vai dar sabor à carne, ou seja, no seu molho à bolonhesa. Assim que a carne estiver completamente dourada você deve acrescentar o leite. Cozinhe até que a carne o tenha absorvido completamente. Feito isso, você pode então deglacear com o vinho, deixe ferver até que o álcool evapore. Terminando este passo, amasse com um garfo o tomate sem pele e adicione à carne, em seguida salgue tudo. Agora se inicia aquele momento que exigirá de você um pouco de paciência. Você deve deixar o molho cozinhando em fogo baixo, mexendo de vez em quando por pelo menos 2 horas.

Gostou da receita? Então compartilhe com seu amigos no Facebook!