Prataria: 5 modos rápidos e ecológicos de limpá-la

19/03/2018 - 3:37 10090 Views

Para limpar e polir sua prataria, não é necessário gastar com produtos químicos, é muito mais simples, basta seguir estes pequenos truques completamente ecológicos.

Os utensílios de prata que você tem em casa estão escuros e não são mais bonitos de se ver? Sem problemas, tudo ficará brilhante e sem vestígios de oxidação, sem esforço e com soluções totalmente amigas da natureza.

Se você sempre usou produtos químicos e caros para limpar a prata, neste artigo você descobrirá como fazê-la voltar a ser perfeita em menos de 1 hora sem gastar um único centavo em produtos potencialmente tóxicos.

Bicarbonato, vinagre, pasta de dente são apenas alguns dos ingredientes naturais que estão sempre disponíveis em casa e que com certeza não danificarão a sua prataria. Na verdade, um produto muito agressivo poderia arruinar em vez de limpar os objetos de prata.

Em geral, os talheres e os enfeites de prata devem ser regularmente polidos, lavados e secos com muito cuidado. Com essas simples dicas e sem comprar nada, tudo vai voltar a brilhar.

Vamos descobrir juntos as 5 soluções naturais para limpar a sua prataria >>

5) Como limpar a prataria com pasta de dentes

Vamos começar com os produtos caseiros para polir os talheres e objetos em prata, que com certeza você já possui ao seu alcance. A pasta de dentes para higiene dental pode ser um excelente substituto de produtos químicos especializados em limpar a prata oxidada. Para deixar tudo brilhante e limpo, apenas esfregue suavemente a pasta de dentes, diretamente sobre os objetos. Nunca use uma esponja muito dura, isso pode arranhar a superfície, a melhor opção é usar um pano de algodão ou uma blusa de lã velha. Após alguns minutos, a pasta de dentes começará a escurecer, e é neste momento que ela terá de ser removida com água. Se alguns vestígios escuros ainda permanecerem, é aconselhável repetir a operação, secando tudo com muito cuidado.

 

4) Bicarbonato de sódio

Outro ingrediente que certamente não falta na despensa é o bicarbonato de sódio. Além de ser útil para eliminar pesticidas de frutas e vegetais, é uma solução de caseira eficaz para remover manchas na prata. Aqueça 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa de bicarbonato. Quando esfriar, os objetos a serem limpos devem ser imersos nessa solução. Deixando-os de molho, eles ficarão limpinhos, e não restará mais nenhuma mancha escura. Uma vez que eles voltarem a brilhar, devem ser enxaguados e secos completamente.

 

3) Vinagre e bicarbonato

Esta solução composta por uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio é particularmente eficaz para os objetos muito trabalhados e que são difíceis de limpar completamente. Para remover totalmente as manchas, passe uma escova de dentes, com cerdas macias, na mistura de vinagre e bicarbonato e esfregue-a nas áreas mais difíceis. Depois de ter passado bem o produto, remova o excesso com água e seque cuidadosamente.

2) Suco de limão

O suco de limão, além de ser muito útil para remover da pele as manchas escuras que se formam nos cotovelos e joelhos, é uma solução natural, econômica e muito eficaz para limpar a prataria. Depois de ter espremido o limão e obtido o suco, derrame-o diretamente sobre as superfícies a serem polidas com a adição de bicarbonato. Depois de passar a solução, remova o excesso com a parte macia de uma esponja. Você notará imediatamente a mudança.

1) Soda cáustica

Outra solução econômica para polir a prata é a soda. Para usar este ingrediente, você deve derreter pelo menos 2 colheres de sopa em água quente. Uma vez que o líquido esteja completamente frio, você terá que mergulhar a prataria. Depois de algumas horas, as partes escuras serão completamente removidas e brilharão como se fossem novos.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigo no Facebook!