Porque você não deve limpar os ouvidos com o cotonete e quais são as alternativas

21/01/2016 - 9:01 352 Views

cottonfioc-orecchio

Por que você não deve limpar os ouvidos com cotonetes e quais são as alternativas que você tem

Vamos falar dos famosos palitinhos para a higiene das orelhas: Levante a mão se depois de tomar um bom banho todas as manhãs, você os usa! Tenho certeza de que vocês são muitos e, eu tenho uma notícia para vocês: vocês estão fazendo muito mal. Nossos ouvidos são áreas muito sensíveis e delicadas e é por este motivo que é importante ter ideia do que pode acontecer quando colocamos um cotonete nas nossas orelhas.

Uma higiene incorreta do canal auditivo pode causar infecções dolorosas, reduzir a capacidade auditiva e provocar outros danos a longo prazo. O principal problema é que muitas pessoas, ainda hoje, continuam a acreditar nos antigos padrões higiênicos. Não existem estatísticas brasileiras, mas pode ser significativo saber que o jornal “The Telegraph” relatou que, todos os anos, pelo menos 7.000 ingleses acabam no hospital depois de ter machucado os ouvidos pelo uso indevido do cotonete .

timpano-rotto

Limpar os ouvidos com cotonetes pode causar danos ao tímpano: por que?

Poucas pessoas sabem que os médicos e todos os profissionais especializados nesta delicada area, não aconselham seus pacientes de usar cotonetes para limpar os ouvidos. A realidade é que não devemos empurrar nada no nosso canal auditivo, porque existe o perigo de machucar os nossos tímpanos.

A primeira razão é muito fácil de se imaginar: empurrar a cera para dentro, pode produzir um entupimento do canal auditivo e reduzir a nossa capacidade de escutar. Claro que, existem também outros riscos que são muito piores.

dolore-orecchio

Outros perigos causados pelo uso de cotonetes (!)

Primeiro, esfregar a pele do canal auditivo libera histamina, que pode facilmente gerar irritações e inflamações. Além disso, qualquer outro movimento errado quando usar o cotonete pode causar um dano “mecânico”, como o rompimento do tímpano.

Mas existe uma outra razão por que tu não deve limpar os ouvidos com cotonetes e, diz respeito a origem da cera que temos dentro do ouvido.

CERUME

A cera do ouvido não é sujeira!

É fundamental saber que a cera é produzida naturalmente pelas glândulas presentes em nossos ouvidos e é absolutamente normal produzir uma determinada quantidade. Ela também tem um papel central no sistema de defesa do nosso corpo: as suas propriedades antibacterianas permitem que você limpe e lubrifique o canal auditivo. Mas, então, como podemos limpar nossos ouvidos?

cerume-esce-naturale

Antes de saber como limpar os ouvidos, você tem que saber exatamente quando.

Nem todo mundo sabe que, na maioria das vezes, as orelhas periodicamente se limpam sozinhas expelindo o excesso de cera. Como? Uma vez que se secam, a mandíbula faz o resto do trabalho expelindo para fora a cera em excesso. Para confirmar isso, muitas pessoas afirmam que nunca precisaram limpar as orelhas (a genética desempenha um papel fundamental neste processo).

Para muitas outras, no entanto, o excesso de cera é um problema real (seja pela quantidade e pelo fato de que é desagradável): Por isso é necessário fazer uma limpeza correta do canal auditivo, mas sem se descuidar da segurança.

pulizia-orecchio-acqua

O que você faria se não pudesse usar um cotonete?

Primeiro de tudo, é bom esclarecer que se o volume de cera que você produz parece excessivo, você deve primeiro consultar um médico.

Se ao invés disso, você prefere tentar uma abordagem não-invasiva para tentar resolver o problema, pode tentar fazer uma mistura composta de água em temperatura ambiente, algumas gotas de álcool e o mesmo número de vinagre branco.

Introduza o líquido no seu ouvido com muita atenção e, depois de alguns minutos, verifique se o excesso de cera tomou o caminho certo 🙂

Você gostou do artigo? Compartilhe no Facebook e informe os seus amigos também!