Pó de café usado: 7 maneiras de reutilizá-lo

16/04/2019 - 9:53 1818 Views

Não existe nada mais gratificante do que conseguir obter facilmente e de maneira econômica, soluções eficazes para a beleza do nosso corpo, e isso somente nos demonstra que você não precisa necessariamente gastar dinheiro para ficar em forma e se cuidar um pouco. Por isso, não jogue mais fora o pó de café que você usou na sua cafeteira!

Uma pesquisa do IBGE revelou que o brasileiro consome em média, 80 litros de café por ano. Claro que se você costuma tomar café solúvel não é possível aproveitar “as sobras”, mas se você adora um café passado, essas dicas são perfeitas para você!

O pó de café usado pode ser um recurso valioso para muitos usos em casa, para higiene e como cosmético. O pó de café é rico em substâncias nutritivas e jogá-lo fora seria uma pena! Vamos conferir juntos porque você não deve jogá-lo fora.

Você ficará surpreso com as suas inúmeras utilidades. Nós escolhemos 7 fantásticos usos, para esta substância que a maioria das pessoas nem sabe. Confere aqui >>

1) Esfoliante natural

Você sabia que o café é um ótimo esfoliante? Ajuda a pele a remover as células mortas e a se regenerar. É apropriado para todos os tipos de pele, contribui na sua hidratação deixando-a macia e luminosa. Misture uma colher de chá de azeite de oliva com uma colher de sopa de pó de café usado até obter um creme denso. Espalhe a mistura sobre a pele que você deve esfoliar com uma suave massagem circular. Deixe agir durante alguns minutos e depois enxague. Use a máscara de café esfoliante uma vez por semana para o bem-estar da sua pele. Você vai adorar o resultado!

2) Creme anti-celulite

A cafeína ajuda a combater a celulite, que se deposita em muitos lugares, nos quadris, nas coxas, na barriga. Os tratamentos anti-celulite, muitas vezes não são acessíveis para muitas de nós, devido aos seus custos, mas podemos preparar em casa um creme anti-celulite tão eficaz quanto econômico. Misture 40 gramas de pó de café usado com duas colheres de sopa de óleo de côco e um punhado de folhas de sálvia picadas. Todos os ingredientes devem ser misturados bem e então aplicados sobre a pele, que deve ser massageada por aproximadamente cinco minutos. Depois enxague com água quente. Este esfoliante pode ser aplicado duas vezes por semana sobre a pele afetada pela celulite.

3) Máscara para escurecer os cabelos

No fogão, vamos aquecer dois litros de água com duas xícaras de pó de café usado. Uma vez que a mistura levantar fervura, retire do fogo e deixe esfriar antes de aplicar nos cabelos. O líquido obtido deve ser filtrado, e com esta água de café podemos lavar os cabelos. Nos cabelos o café ajuda a reduzir a caspa, dá brilho e deixa os cabelos mais fortes.

4) Neutraliza o cheiro ruim

O café também é um excelente remédio para perfumar a casa, para neutralizar odores ruins que se impregnam após um refogado, por exemplo. Você pode colocar a borra de café em uma xícara e deixá-la na geladeira, além de neutralizar os odore, deixará um cheirinho bom. Nos armários da despensa, por exemplo, você pode colocar o pó de café em saquinhos de tecido para combater o cheiro de fechado. E por fim, se você picou alho ou cebola, esfregue a borra de café nas mãos para remover o cheiro.

5) Fertilizante biológico

Espalhando o pó de café usado nos seus vasos de flores ou diretamente no terreno trará um efeito nutriente para as suas plantas. Em alternativa, você pode colocar dentro do regador duas xícaras de borra de café, completar com água e deixar de repouso por duas horas. Em seguida regue as plantas.

6) Afugentar formigas

Para afastar as formigas da sua casa, você pode colocar o pó de café usado onde você vê que as formigas entram. É uma ótima alternativa no lugar de usar produtos químicos, ainda mais se você tem crianças ou animais em casa. Essa dica vale também para o jardim, onde você vê que as formigas estão, coloque o pó de café!

7) Limpar a casa

Se você precisa remover inscrustações da pia ou de panelas, por exemplo, o pó de café usado age como um esfoliante natural. Você só precisa esfregar com uma esponja e se necessário, colocar um pouco de detergente. A sua pia e panelas vão ficar brilhando!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos no Facebook!