4 plantas repelentes anti-mosquitos muito fáceis de cultivar

16/10/2017 - 10:50 15254 Views

Com a chegada do calor e da estação mais badalada, voltarão também os mosquitos, para atormentar suas noites de verão. Na cidade, na praia, no campo, esses insetos de picada fácil não pouparão ninguém em nenhum lugar, nem mesmo dentro da própria casa, mas para mantê-los longe, existem muitos remédios naturais.

Sem pulverizar a sala ou o quarto com spray com substâncias químicas, você poderá manter esses insetos longe, mesmo para quem os atrai mais. Como? Com a ajuda de plantas que são facilmente encontradas no comércio. Por exemplo, os gerânios, que além de darem vida à sua varanda, também têm propriedades que repelem os mosquitos.

Mas quais são as variedades mais adequadas? E quais são as outras plantas que podem ser cultivadas no jardim ou na sacada como remédio natural contra a picada desses insetos?

Muitas são perfumadas e fáceis de cultivar. Então, não será mais necessário comprar produtos químicos para proteger a sua família e a própria casa.

Vamos ver juntos as 4 plantas úteis como repelentes contra mosquitos >>

4) Gerânio

Entre as plantas mais comuns para manter os mosquitos longe e embelezar sua varanda está o gerânio. Dentre todas, as melhores espécies para combater os mosquitos são 2. O gerânio cheiroso, o mais antigo, tem a característica de emanar um perfume intenso de limão e citronela de suas folhas. O seu caule é maior e mais carnudo que outros tipos dessa planta. Tende a subir e suas flores são em cachos. O segundo tipo é o gerânio-hera, também conhecido como gerânio samurai, e leva o seu nome devido às folhas que lembram a planta de hera, com um crescimento em cascata. Essas variedades contém piretro natural, ou seja, são inseticidas e repelentes naturais, e por isso tem o poder de manter os mosquitos afastados. Todos os tipos de gerânio amam posições bem ensolaradas. Então, se o caule se tornar amarelado, é aconselhável colocar a planta em pleno sol.

 

3) Catalpa

Uma planta pouco conhecida mas muito fácil de cultivar para afastar os mosquitos é a catalpa. Essa planta exala um cheiro imperceptível para o olfato humano, mas que para os mosquitos é absolutamente desagradável, graças à uma substância que possui chamada catalpolo. O odor é exalado das folhas com um raio de ação que supera quase o dobro do comprimento das folhagens. Essa planta não precisa de cuidados especiais para crescer exuberante. Pode ser colocada tanto no jardim quanto em vasos, e não há exigências particulares quanto à exposição solar. A catalpa se adapta muito bem a lugares com pouca sombra, ou ao sol pleno, e no comércio pode-se encontrar em diversas dimensões. Para aumentar o poder repelente, pode-se colocar uma planta em cada cômodo da casa, e no jardim, uma a cada três metros.

 

2) Citronela

Uma planta bem conhecida por manter os mosquitos afastados é a citronela. Em todos os supermercados você pode encontrar uma quantidade de produtos industrializados à base dessa planta. Obviamente, o repelente no comércio também possui algumas substâncias químicas potencialmente nocivas, então, é melhor optar pelas plantas, do que por soluções menos naturais. A planta da citronela prefere estar em um lugar ensolarado ou com sombra parcial, isso porque não suporta o frio. De fato, se plantada em um vaso, durante o inverno, é possível deixá-la dentro de casa para fazê-la durar até o verão.

 

1) Eucalipto

Essa planta, além de ser conhecida por seus poderes de cura, é também uma ótima aliada contra os mosquitos. De fato, o perfume das suas folhas age como repelente e mantém longe muitos insetos. O eucalipto, ao contrário das plantas previamente descritas, não é fácil de cultivar. Devido às suas grandes dimensões, pode crescer até 25 metros de altura, só é adequado cultivar em grandes jardins. Além disso, é importante uma constante poda no período da primavera para mantê-lo viçoso.

 

Se você gostou, compartilhe este artigo com seus amigos no Facebook!