Ar contaminado em casa: 9 plantas que purificam o ar

28/06/2018 - 10:50 12332 Views

Normalmente se pensa que o ar externo é sempre nocivo à saúde. Infelizmente o ar que se respira em casa e no trabalho também podem causar problemas à saúde. Viver e trabalhar em lugares contaminados pode causar dor de cabeça, irritação nos olhos, nos ouvidos, no nariz além de vertigens e náuseas.

É muito importante ventilar frequentemente os ambientes onde se passa a maior parte do tempo,  mas nem sempre isso é o suficiente para eliminar os resíduos poluentes que se acumularam naquele ambiente. Infelizmente, as substâncias perigosas como o formaldeído e o benzeno não são tão simples de se eliminar deixando somente a janela aberta.

O modo mais simples para purificar o ar é utilizando plantas. Na verdade, elas absorvem algumas impurezas junto ao dióxido de carbono. Dessa forma o ar será purificado e transformado em oxigênio através da fotossíntese.

Além de decorar o ambiente, as plantas serão uma forma natural de purificar o ar nos ambientes onde se passa a maior parte do dia. Mas atenção, nem todas as plantas são aconselháveis para animais domésticos!

Vamos descobrir juntos quais são as 9 plantas úteis para purificar o ar >>

1) Clorofito

Também conhecida como gravatinha e paulistinha, cientificamente chamada Clorofito, é uma planta perenifólia (aquelas que não perdem folhas com o passar das estações) muito comum dentro de residências. Esta planta tem suas origens na África meridional e para sobreviver necessita de lugares ensolarados, mas não em contato direto com o sol. Além disso, é importante protegê-la de frentes frias e não exagerar com a água. Verifique sempre se a terra está seca entre uma regada e outra. A gravatinha é particularmente eficaz em eliminar substâncias perigosas como o formaldeíde e o xileno.

2) Bambu

O bambu é uma planta sempre verde cultivada em muitas partes do mundo. Esta planta, além de ser apreciada como ornamento, é realmente ótima para filtrar o formaldeído. O motivo pelo qual podem purificar uma grande quantidade de ar é que crescem muito e são particularmente adequados à viver em apartamentos. Na verdade, o bambu consegue crescer mais de três metros de altura e ama estar no sol forte. Esta planta lhe permitirá purificar o ar também do benzeno e do tricloroetileno, também conhecido como tricloreteno.

3) Espada de São Jorge

A Sansevieria Trifasciata, mais conhecida como espada de São Jorge, produz folhas em forma de fitas que crescem verticalmente, de cor verde com listras que variam do verde escuro ao amarelo. Esta planta é particularmente resistente e ótima para crescer em apartamentos. A espada de São Jorge não precisa de muita água nem de muito sol e é ótima para limpar o ar de muitas substâncias nocivas. A Sanseverina Trifasciata é capaz de purificar o ambiente contra o formaldeído, o xileno e do tricloreteno.

4) Crisântemo

As flores dos Crisântemos também são ótimas para eliminar as substâncias nocivas no ar. Sendo uma planta muito resistente, depois que as flores não estiverem florindo, pode-se transplantá-la na terra fora de casa. Os crisântemos purificam o ar contra o formaldeído, o xileno, benzeno e de gases nocivos de amônia. Nas lojas existem diferentes cores para embelezar cada cantinho e purificar o ambiente.

5) Samambaia

A samambaia é uma planta particularmente adaptada à interiores. Não ama ficar onde tem muito sol e prefere lugares frescos e úmidos. Verifique a terra todos os dias para que ela não fique seca e uma vez por mês deixe-a de molho em uma bacia com água. Esta planta é capaz de purificar o ar contra o formaldeído e o xileno, que é um derivado do benzeno.

6) Copo-de-leite

O copo-de-leite é muito fácil de se cultivar mas lembrem-se de que ele tem medo do frio e da falta d’água. Para manter a terra sempre úmida tenha sempre um pratinho para o vaso. Esta planta é originária da África do Sul e prefere regiões ensolaradas. Se estiver em um apartamento é útil para eliminar a amônia, a trielina, o formaldeído e o benzeno.

7) Ficus

Ficus também é uma planta muito adequada para purificar o ar em casa. Para cultivá-la bem não precisamos de cuidados especiais. Na verdade, ela se adapta bem tanto em lugares com sol direto quanto em lugares menos ensolarados e cresce de 2 a 10 metros de altura. As impurezas removidas pela Ficus são: o carbono, o formadeído e o tricloroetileno.

8) Dracena

Existem mais de 40 variedades de Dracena e elas crescem bem em ambientes quentes e um pouco úmidos. As suas características são purificar o ar contra o benzeno, formadeído, o xileno e a trielina. Mas atenção, esta planta é tóxica para os animais domésticos, sendo assim, coloque-a em um local que esteja longe de cães e gatos.

9) Aloe Vera

A Babosa, além de ser uma solução natural para tratar muitos problemas de pele como as queimaduras de sol, é uma planta ótima para purificar o ar dos ambientes com formaldeído. Não precisa de cuidados especiais para crescer, somente uma boa exposição ao sol e muita água.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!