6 plantas que você nunca deve ter dentro de casa

30/01/2018 - 9:09 22716 Views

As plantas de interior são um ótimo elemento decorativo para a nossa casa e escritório. Embelezam e dão vida à sala de estar, dão harmonia para a cozinha e, se possuem flores perfumadas, deixam o seu perfume natural por toda a casa.

Se, por um lado, elas são populares como elemento decorativo doméstico, por outro é preciso lembrar que são seres vivos e que, como tais, podem não ser totalmente inofensivas ao homem.

Em particular, devemos estar muito atentos se em casa temos crianças pequenas (naquela faixa etária em que tudo aquilo que se encontra vai parar… na boca!) e animais domésticos que podem ingerir as folhas, as flores ou até simplesmente tocá-las.

Sim, porque nem todas as plantas são inofensivas, algumas podem ter componentes que irritam a pele ou também que podem ser muito tóxicos para o organismo!

A esta altura, vamos ver quais são estas plantas das quais temos que nos proteger e quais NÃO devemos ter em casa >>

7) O terrível Philodendron

No Brasil, é conhecida com o nome popular de Imbé e é muito difundida: é uma planta super bonita e em casa cria um efeito como se fosse um cenário, graças as suas folhas grandes e imponentes que podem atingir até um metro de altura. Mas mesmo assim, é preciso ter cuidado e não estar muito perto, pois os pecíolos (são os cabinhos que unem as folhas à planta) emitem uma substância branca leitosa que pode causar irritações na pele e nos olhos e, se acidentalmente ingerida, pode até mesmo provocar asfixia! (O negócio é regar e sair correndo! Brincadeira)

filodendro_NCG1

6) Nunca coloque uma hortência dentro de casa

Levante a mão quem nunca quis ter na sacada ou varanda uma linda e exuberante hortência, com aquelas belas florzinhas azúis, roxas, e as vezes rosa. Pois é, só que atrás da sua grande beleza, se esconde uma certa periculosidade, porque as suas flores e folhas contêm a hidrangina. Uma substância que, se ingerida, provoca sintomas semelhantes aos causados pelo cianeto, como náuseas, vômito, cólicas abdominais, diarréia, convulsões e até coma! E isso já nos dá uma idéia do porquê é melhor evitá-las dentro de casa.

piante-tossiche4

5) Linda e mortal… beladona

A beladona sempre foi utilizada como remédio à base de plantas, devido as suas propriedades anti-inflamatórias e por suas propriedades benéficas ao sistema nervoso, porém existem muitas contra-indicações. É que ela pode ser nociva para o organismo até mesmo com um simples contato: a beladona contêm nos seus frutos e flores os alcalóides, componentes tóxicos que na antiguidade, eram utilizados para a fabricação de um soro venenoso. E não é só isso! Já foi usada no Antigo Egito como narcótico e na Idade Média teve grande sucesso pelo seu uso na, pasmem, bruxaria!

piante-tossiche2

4) Bico de Papagaio

Muitas pessoas adoram comprar essa planta com flores na época do Natal. E ela é linda! O perigo do bico de papagaio está na sua seiva que parece leite, pois esta é muito tóxica. Por isso, se você colocá-la em casa, use sempre luvas quando for manuseá-la. Suas toxinas podem causar irritações na pele, com direito a coceira, bolhas e dor como a dor da queimadura.

3) A inesperada sálvia

Essa me surpreendeu! Sim, porque a sálvia é muito conhecida: se usa na culinária para temperar os pratos a base de carnes e peixes. Se usa como remédio natural pelas suas propriedades anti-inflamatórias e é usada até mesmo em cosméticos. Aparentemente, nem todos sabem que o tipo mais comum é aquela utilizada na cozinha, que é a salvia officinalis, enquanto que aquela perigosa é a salvia divinorum que possui folhas maiores e que contêm a salvinorina, uma perigosa substância com efeitos danosos e alucinógenos como aqueles da droga!

piante-tossiche6

2) Cuidado com a Serpentária!

Quando eu fui pesquisar sobre essa planta, só de ler o nome científico já me borrei toda: Dracunculus vulgaris, ou seja, boa coisa não é! O nome deriva do grego e significa “pequeno dragão” ou “pequena serpente”(porque o caule é todo manchadinho como o de uma cobra). No Brasil, também é chamada de Serpentina e Cachimbo-de-turco. Esta planta libera um cheiro forte e ruím, o que também é um alarme indicando claramente o perigo. Porém, a planta é super exótica e de cores vibrantes, o que pode ser uma tentação para decorar a casa e também um fator que atrai as crianças.

piante-tossiche5-1

1) Quais são então, as plantas que você pode ter com segurança em casa?

Felizmente, existem algumas plantas que você pode ter dentro de casa tranquilamente, mesmo tendo crianças e animais domésticos. Entre elas estão as palmeiras, uma planta que também tem a vantagem de purificar o ar liberando-o das perigosas emissões de formaldeído que poluem o nosso ar doméstico.

Outra planta muito conhecida e que não exige muitos cuidados é a famosa espada-de-são-jorge (que você pode ver na imagem), também chamada de língua-de-sogra, rabo-de-lagarto e sanseviéria. Esta planta também tem a vantagem de purificar o ar pois é capaz de re-oxigenar os ambientes, liberando-os do dióxido de carbono. E tem ainda a planta que conhecemos com o nome de “jiboia” que é muito resistente e não requer grandes cuidados. A jiboia também é ótima para ter dentro de casa ou escritório, pois é útil contra a poluição dos ambientes domésticos. Em fim, a nossa casa deve ser um lugar seguro! Portanto, não caia nas armadilhas que podem estar escondidas entre as quatro paredes da sua casa!

piante-tossiche7

Você gostou do artigo? Compartilhe com as suas amigas no Facebook, elas irão lhe agradecer!