Como acabar com os piolhos: 6 soluções eficazes

16/06/2017 - 12:37 3103 Views

Piolhos, minúsculos parasitas irritantes, são um dos pesadelos mais frequentes das mães. Antes de tudo, saibam que quando vocês virem o seu filho coçando a cabeleira, o dano já estará feito: os piolhos já colocaram os ovos, ou seja, lêndeas a vista!

A essa altura, será fácil localizá-los. Com a ajuda de uma lupa comece a mover os cabelos para os lados, mas não se assuste, você poderá ver uma verdadeira invasão de pequenos parasitas escurinhos.

Primeiro, vamos acabar com alguns mitos. Não é verdade que esse tipo de parasita prefere o cabelo sujo. Um cabelo lavado todos os dias, também pode estar sujeito a piolhos. Na verdade, é a predisposição natural da criança que determina a possibilidade de ser infectada.

Lembre-se também que nenhum cabelo precisa ser raspado no zero para acabar com as lêndeas e piolhos, como muitos veem como única solução. Embora seja verdade que é mais difícil remover os piolhos quando os cabelos são longos e mais ainda se são encaracolados, mas você não precisa recorrer à soluções extremas, ok?

Então vamos lá! Vamos descobrir como eliminar rapidamente os piolhos com soluções práticas e eficazes>>

6) Piretrina

Antes de qualquer coisa, você tem que reconhecer o problema. Então, como são os piolhos? Estes pequenos parasitas são facilmente reconhecíveis: eles possuem uma cor cinzenta-acastanhada e podem atingir de 2 a 4 mm de comprimento. Suas pernas são muito visíveis o que permite que eles andem facilmente pela cabeça, já que voar através do cabelo é mais difícil. A primeira solução para sufocá-los é usando um spray a base de piretrinas naturais, que possuem potentes propriedades inseticidas. Você deve repetir esse processo com uma semana de intervalo. Em seguida, depois de borrifar essa solução sobre toda a cabeça, deixe agir por alguns minutos, e depois prossiga a lavagem usando um shampoo anti-piolhos.

Progetto-senza-titolo26-3

5) Pente fino

Depois de aplicado o spray de piretrinas, e seguido com a lavagem do fios, você precisará remover todos os ovos que restaram. As chamadas lêndeas, que são facilmente reconhecidas por serem pequenos pontos brancos que permanecem grudados no cabelo, diferente das caspas que se soltam dos fios. Com muita paciência e uma boa iluminação, usando o auxílio de um pente fino específico, disponível em qualquer farmácia, você iniciará a eliminação das lêndeas, até mesmo os ovos já vazios serão extraídos. Comece passando o pente fino com a cabeça da criança para baixo, de modo que você possa passar o pente, a partir do pescoço até o início da testa, usando um pano por baixo, onde as lêndeas possam cair, facilitando a visão e remoção de qualquer vestígio.  Este tratamento é recomendado após cada lavagem dos cabelos, até o desaparecimento completo dos piolhos.

Progetto-senza-titolo24-3

4) Vinagre

Com certeza você já possui esse produto natural para remover as lêndeas em casa. O vinagre é uma solução eficaz para remover mais facilmente todos os minúsculos ovos dos piolhos. Na verdade, a sua composição particularmente ácida derrete completamente a cola que mantém as paredes externas das lêndeas. Depois de lavar os cabelos, enxágue com vinagre e depois de enxugar usando uma toalha, passe o pente fino. O vinagre, além de ter um efeito antibacteriano natural, também vai deixar os cabelos brilhantes.

Progetto-senza-titolo27-3

 

3) Óleo essencial de Melaleuca

Para evitar o aparecimento desses insetos você também pode preparar uma solução muito eficaz de óleo essencial de melaleuca. O óleo essencial de melaleuca é rico em propriedades antivirais e antibacterianas, e muito útil nesse caso, também como antiparasita. Basta adicionar algumas gotas dentro do shampoo e condicionador,  e prosseguir como de costume. O cheiro do óleo de melaleuca, não costuma ser agradável, você pode mascará-lo com algumas gotas de óleo essencial perfumado. Essa é uma ótima maneira de prevenir naturalmente o aparecimento de piolhos.

tea-tree-pidocchi

2) Lavanda

Uma outra solução natural muito eficaz e perfumada para evitar os piolhos é a lavanda. Além de ser uma planta com cheiro muito relaxante, é por isso indicada para o banhos das crianças, é rica em propriedades purificantes e antibacterianas. Mais uma vez você vai ter que adicionar algumas gotas em seu shampoo e condicionador e continuar com o uso de costume. Lembre-se sempre de que os os óleos essenciais nunca devem ser usados puros no cabelo e na pele, devem sempre ser diluídos nos shampoos ou em sabões neutros, ou então usando uma base natural de óleo de jojoba ou manteiga de karité.

pidocchi-lavanda

 

1) Lave tudo

Os piolhos são transmitidos a partir de uma cabeça para outra sem a necessidade de contato direto. Portanto, além de aplicar constantemente todas as soluções mencionadas acima, você terá que obrigatoriamente lavar todos os bonecos, ursinhos, roupas e roupas de cama que tenham estado em contato com os parasitas. Lave tudo em altas temperaturas, lembrando que, até mesmo os pais devem proceder com alguns tratamentos antiparasitários.

lavatrici-pidocchi

 

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!