Picadas de insetos: os melhores remédios naturais

26/09/2017 - 7:57 4066 Views

Sol, dias mais longos, diversão, ar livre, férias, mar. O verão é sinônimo de tantas coisas prazerosas, mas durante a melhor estação do ano é preciso lidar com problemas chatos como as picadas de insetos. Passar a noite afastando os mosquitos ao invés de se divertir com seus amigos, certamente não é agradável: os efeitos colaterais das picadas dos insetos certamente também não.

A cabeça, os braços e as pernas, são as áreas mais atingidas do corpo, onde se manifestam aqueles inchaços antiestéticos chamados de pápulas. De forma irregular e arredondadas, lisas, avermelhadas, com um contorno rosado e quase sempre dão coceira, as pápulas se formam em geral em poucos segundos por causa da saliva ou ferrão de um inseto.

É a saliva que contribui para o sangramento da pele, com uma função anticoagulante que vem acompanhada de um efeito anestésico, que retarda a reação da vítima, além de causar vermelhidão, que parece o fluxo sanguíneo.

Como aliviar a coceira e a dor causada por picadas de insetos? Vamos descobrir juntos nas próximas páginas >>

3) Os remédios para prevenir

Uma vez que os insetos são atraídos, acima de tudo, por estímulos olfativos, um dos melhores modos para mantê-los afastados é alterar o perfume cutâneo. Para isso, você pode utilizar loções, gel e creme a base de óleo essencial de citronela, mangericão e gerânio. Esses óleos essenciais são capazes de manter os insetos à distância de forma não tóxica, criando uma barreira de aroma que os incomoda e os mantêm afastados.

15745

O artigo continua >>

2) Os remédios calmantes

Se você sofre muito com as desagradáveis picadas de insetos, você pode aliviar a coceira e também a dor das ferroadas com alguns simples, porém eficazes remédios calmantes, a fim de diminuir os inchaços e evitar possíveis infecções. Neste caso, o óleo essencial de lavanda é perfeito, aplicando uma ou duas gotas diretamente na área afetada. Um bom efeito também é garantido com o gel de aloe vera (babosa), ou óleo de calêndula, que em poucos minutos ajudarão a acalmar a coceira e a sensação de queimadura.

lavanda-3

O artigo continua >>

1) Quando somos mais atacados e porquê?

Os estímulos que ajudam os insetos na caça são ligados ao olfato, no entanto, o que pode atraí-los é o calor do corpo, ou até as cores vivas da roupa que usamos. As secreções da pele e do suor são irresistíveis para os receptores sensíveis dos insetos. Especialmente em relação aos mosquitos, os horários mais arriscados são do amanhecer ao pôr do sol, mas em dias e lugares úmidos, seu tempo de caça pode-se alongar durante todo o dia.

contro-zanzare-porta-porta

Você gostou deste artigo? Compartilhe no Facebook com seus amigos!