Pesticidas: 5 modos naturais para eliminá-los das frutas e verduras

19/02/2018 - 2:08 5340 Views

Remover os pesticidas das frutas e verduras de maneira natural é fundamental para ter certeza de comer alimentos saudáveis e incontaminados.

Normas de higiene corretas devem sempre ser colocadas em prática para fazer com que as cascas das frutas e legumes, que são introduzidas no organismo, sejam livres de substâncias indesejadas ou de resíduos desagradáveis.

Geralmente é na casca que estas substâncias se escondem, e a atitude mais fácil a ser tomada é eliminá-la de uma vez. Mas atenção: mesmo que você pretenda descascar uma maçã ou uma pêra, por exemplo,

de procedência duvidosa, é preciso lavá-la antes, porque o contato com a faca pode contaminá-la.

Se você precisa usar cascas de limões ou laranjas para preparações culinárias, é sempre melhor ler as indicações que acompanham essas frutas: em alguns casos pode estar especificado que a casca não é comestível, por ter sido tratada com produtos químicos. E é por essa razão que a casca deveria ser consumida somente quando o alimento é biológico ou quando você tem certeza que a procedência do mesmo é segura.

Veja aqui cinco dicas para alcançar este objetivo com facilidade >>

5) A água

A maneira mais simples, mas mais importante, para dar adeus aos pesticidas das cascas é lavar bem as frutas e verduras com água: se possível, seria melhor usar água um pouquinho salgada. Este conselho não é novidade, visto que a água é muito eficaz: a água fria, sozinha, é capaz de eliminar quatro quintos dos resíduos de pesticidas. Entre os alimentos que devem ser lavados mais de uma vez estão os tomates, as pêras, os pêssegos, as ameixas, as maçãs e as uvas. Muito cuidado com a salada, que deve ser lavada folha por folha. Se você quiser ter ainda mais certeza, você pode colocar os alimentos um pouquinho no vapor.

3) O bicarbonato de sódio

 

Outro aliado importante para a remoção dos pesticidas é o bicarbonato, com o qual se eliminam os resíduos de sujeira: o bicarbonato de sódio é muito útil especialmente para as pêras, para os pimentões, para as berinjelas e para as maçãs. Você pode prepará-lo misturando uma colher de café de água com uma colher de sopa de bicarbonato: você obterá um creme que deverá ser esfregado nas frutas e verduras com uma escova de dentes, por exemplo. Em vez disso, frutas de pequenas dimensões como grãos de uva, amoras ou morangos, devem ser mergulhadas em uma bacia cheia de um litro de água e uma colher de sopa de bicarbonato. Deixe de molho por quinze minutos.

2) O vinagre

Não subestime as propriedades do vinagre, que pode ser usado, por sua vez, para lavar as frutas e os legumes: com relação as doses a serem usadas, você deverá colocar sempre o dobro de água do que de vinagre, ou seja, para cada duas partes de água, coloque uma parte de vinagre. Por exemplo, em uma solução obtida com dois copos de água e um copo de vinagre se mergulham os alimentos por pelo menos vinte minutos. Em seguida é necessário enxaguá-los bem durante alguns segundos embaixo de água fria.

1) Bicarbonato e limão

Por fim, a última dica, mas não menos importante, para tratar vegetais e frutas é aquela em que você pode preparar de modo caseiro, um spray colocando: uma xícara de água, duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de suco de limão. Desta maneira, você irá preparar uma espécie de detergente perfeito para lavar os alimentos, onde você poderá pulverizá-lo diretamente sobre as maçãs, pêras, espinafre, salada e assim por diante. Você deverá deixar a solução agir nos alimentos por aproximadamente 10 minutos, antes de enxaguá-los embaixo de água fria.

Você achou o nosso artigo útil? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook, são dicas preciosas!!