Pés: 5 exercícios para eliminar a dor nos quadris, costas e joelhos

19/01/2018 - 4:32 10743 Views

 

Os pés são uma parte muito importante do nosso corpo e não são somente para andar e nos manter em equilíbrio. Na verdade, é importante mantê-los saudáveis, principalmente para evitar dores desagradáveis nas costas, joelhos e quadris.

Os pés, além de revelarem a personalidade, também podem ser a causa de uma postura completamente errada que, a longo prazo, pode causar grandes problemas de postura.

Praticar atividade física regularmente aumenta o fluxo sanguíneo e fortalece os músculos, facilitando uma postura correta e um bom alinhamento dos músculos e ossos.

Além disso, o equilíbrio é diretamente influenciado pela pressão que os pés sofrem e aliviar um pouco essa pressão vai contribuir para o bem-estar das costas e joelhos.

Vamos descobrir juntos os 5 exercícios para os pés para aliviar as dores nos quadris, costas e joelhos >>

5) Alongamento dos dedos

Uma parte muito importante dos pés são os dedos e como os das mãos, precisam de cuidados especiais. Na verdade, os músculos dos dedos têm uma função fundamental e não devemos ignorá-los. Por exemplo, estimular os músculos do dedão do pé adequadamente irá melhorar o equilíbrio e aumentar a flexibilidade do pé. Para esticar os dedos você precisa colocar um elástico de borracha ao redor dos seus dedos tentando separá-los. Depois de manter a posição por pelo menos 5 minutos você deve repetir o alongamento 10 vezes para cada dedo.

4) Levantar os calcanhares

Os calcanhares são muito importantes para manter uma postura adequada e para impedir dores desagradáveis nas costas. Assim, o segundo exercício é recomendado apenas para esta parte do corpo. Se movimente para cima e para baixo em um degrau de uma escada, deixando seus calcanhares para fora. Este exercício deve ser repetido 10 vezes de 4 a 6 vezes por semana. Respeitando este período de tempo e fazendo as repetições necessárias, irá fortalecer a musculatura dos pés e pernas.

3) Alongar a planta do pé

Outro problema irritante que pode se manifestar é a dor na planta do pé. Para aliviar o desconforto é bom, se sentar em uma cadeira, apoiando o pé no joelho. Então você terá que pegar seus dedos do pé e movê-los suavemente para trás. Para alongar o arco do pé bem, é necessário repetir o exercício 10 vezes em cada pé. Isso vai alongar o tendão e o tecido muscular que liga o calcanhar com os dedos.

2) Ativar a circulação

Para ativar a circulação da planta do pé é aconselhável executar regularmente certos exercícios, de forma simples e rápida. Neste caso, você vai precisar de uma bola de tênis. Depois de ter posicionado o pé em cima da bola de tênis, pressione o pé contra a bola por cerca de 1 minuto e depois troque de pé.

1) Agarre com seus pés

Um outro exercício simples para evitar a incômoda dor nos quadris, nas costas e nos joelhos é tentar pegar objetos com seus pés. Neste caso, você pode colocar uma toalha ou uma caneta no chão e tentar pegá-los. Repita o exercício 4-5 vezes com cada pé.

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