Papel filme: 12 novas maneiras para usá-lo em casa

05/01/2018 - 11:40 33629 Views

 

O papel filme, muito utilizado para embalar alimentos, pode ser usado de várias maneiras diferentes e não só para a comida. Esse utensílio de cozinha é praticamente uma folha finíssima de plástico usada para enrolar porções de alimentos, não deixando que a comida entre em contato com o ar e mantendo o sabor e a textura.

Mas o papel filme de cozinha pode ser usado de vários outros jeitos. Desde proteção da tela do celular, até organizador de pulseiras e colares sem deixar que eles embolem. O papel filme pode ser a solução para manter limpos e organizados diversos objetos da sua casa.

Econômico e versátil, o papel filme pode ser um aliado válido em inúmeras tarefas. Da cozinha ao banheiro, para renovar a casa ou até para manter os insetos longe das frutas. Se você nunca imaginou usos alternativos para esse utensílio de cozinha, aqui vão várias dicas.

Vamos descobrir juntos os 12 usos surpreendentes do papel filme transparente >>

12) Armadilha para insetos

O papel filme pode realmente ser usado em vários modos. O primeiro deles é usá-lo como armadilha para pegar os insetos das frutas. Quando o tempo está mais quente, é normal encontrar a cozinha cheia de pequenos insetos voadores que ficam rondando a bacia de frutas e mesmo quando você joga a fruta que os atraiu fora, eles continuam na cozinha. Então, como se livrar definitivamente desses insetos? Para construir a armadilha você vai precisar de um frasco de vidro com tampa e uma verruma ou prego para furar a tampa. Dentro do frasco você terá que colocar um pouco de vinagre e detergente de lavar louça. Uma vez que a mistura foi feita, o frasco deve ser primeiro fechado com o papel filme (que também deve ser perfurado), e depois hermeticamente fechado com a tampa. Desta forma os insetos permanecerão aprisionados no frasco.

11) Copo com tampa

No calor é sempre bom ter uma bebida fresca em mãos, mas as vezes não é fácil trasportá-la. Aqui o papel filme pode ser a solução, servindo como tampa para um recipiente qualquer. É aconselhável usar um recipiente rígido e para beber a bebida sem o perigo de derramar é só cobrir o copo com o papel filme e inserir um canudo. Para o pessoal do sul, o papel filme pode ajudar na hora de sair para passear com o chimarrão, evitando que a erva voe com o vento.

10) Tampa para gavetas

Você está prestes a fazer uma mudança ou quer simplesmente renovar a casa e tem que mudar de lugar as gavetas cheias? Usando o papel filme você não corre o risco de perder as camisetas e meias pelo meio do caminho. Para este uso alternativo, basta enrolar completamente a gaveta com o plástico, assim as roupas permanecerão limpas e perfeitamente arrumadas.

9) Prolongar a vida das flores

Outra solução para o papel filme é prolongar a vida das flores. Antes de embrulhar o buquê, basta molhar um pedaço de papel toalha e colocá-lo no papel filme. Dessa forma, a água não vai secar e o caule vai permanecer úmido fazendo com que a flor demore mais para murchar.

8) Cobrir móveis e eletrodomésticos

Quando você decide pintar as paredes da casa ou pintar um quadro, é sempre difícil e cansativo cobrir perfeitamente os móveis e os eletrodomésticos que você não pode mudar de lugar. Para evitar sujar tudo de tinta basta enrolá-los com o papel filme. Assim eles estarão protegidos e você não vai precisar limpá-los depois de ter pintado as paredes.

7) Para dividir em porções os alimentos

Organizar a comida é essencial para saber a quantidade de alimento que você ainda tem disponível. Então, para congelar a comida e colocá-la de modo organizado no freezer você pode usar o papel filme. Por exemplo, cobrir a forma de gelo com o papel filme serve para dividir as porções de molho antes de congelar, ou você pode simplesmente enrolar o alimento individualmente.

6) Manter a geladeira limpa

Muitas vezes os alimentos sujam a geladeira e criam manchas difíceis de serem removidas. Para evitar que isso aconteça, você pode forrar as prateleiras com o papel filme. Quando sujar é só trocar o papel filme, deixando assim a sua geladeira como nova.

5) Bananas frescas por mais tempo

Para evitar que as bananas amadureçam rápido, enrole-as com o papel filme ao redor do caule para impedir que o etileno, que é o gás que é produzido naturalmente no processo de amadurecimento, atinja outras partes da fruta. Isso deve ser feito sem remover a banana do cacho, porque se não ela vai ficar preta com rapidez.

4) Transportar calçados

Quando você está preparando a mala para viajar, especialmente quando se trata de uma viagem curta, é essencial deixar um espaço para os calçados na sua provável única mala. Para levá-los sem que esses entrem em contato com as roupas limpas, é só enrolar os pares no papel filme. Embalar de par em par vai facilitar a organização deles na sua mala.

3) Sigilar recipientes

Durante uma viagem é imprescindível que os recipientes como shampoo e sabonete líquido não derramem, sujando tudo. Portanto, antes de fechar bem a tampa, é aconselhável colocar um pedaço de papel filme em torno da boca para sigilar a abertura. Desta forma, todos os recipientes serão selados perfeitamente.

2) Evitar que as jóias embolem

Se você não tem saquinhos individuais para guardar as jóias, o papel filme pode salvar a sua vida. Os colares e pulseiras divididos um a um e enrolados com o plástico não correrão o risco de embolar e formar nós.

1) Evitar que o sal e a pimenta derramem

Para evitar que o sal e a pimenta derramem e saiam pelos buraquinhos, basta fechar a abertura com um pequeno pedaço de papel filme antes de fechar a tampa.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!