Panos de Prato: 4 produtos naturais para remover de vez as manchas

30/05/2018 - 12:58 6788 Views

 

O pano de prato talvez seja um dos itens mais utilizados na cozinha depois das suas panelas. Que atire o primeiro sabão quem nunca encontrou manchas de molho, café e óleo no seu pano de prato. E manchas de comida junto com resíduos de sujeira não são tão simples de remover.

A limpeza dos benditos panos não é brincadeira de criança não. A verdade é que ao entrar em contato com várias superfícies sujas, os nossos panos se tornam quase inutilizáveis. Lavá-los na máquina já não é o suficiente.

Eles absorvem inúmeras substâncias, além de germes e bactérias, apresentando muitas vezes manchas quase impossíveis de serem eliminadas. A limpeza, portanto, torna-se essencial logo após o uso. Existem vários produtos que ajudam a remover manchas, mas o risco é que tais substâncias, sendo quimicamente agressivas, possam arruinar o tecido.

Felizmente, existem soluções naturais que permitem não só higienizar os panos de prato como também torná-los imaculados de novo! Estes são truques simples, caseiros e muito eficazes contra as manchas.

Vamos descobrir juntos quais são essas 4 maravilhas exterminadoras de manchas dos panos de prato >>

Sabão de côco, o queridinho que não falha nunca

Sólido ou líquido, não importa! O Sabão de Côco é um santo remédio para limpar e remover manchas de qualquer tecido. Umedeça o tecido com água quente e passe o sabão diretamente sobre as manchas. Esfregue o pano de prato com vontade e deixe repousar por 15 minutos. Em seguida coloque-o numa bacia cheia de água quente. Por fim, lave-o na mão ou coloque-o na sua máquina de lavar.

Bicarbonato contra as manchas mais difíceis

Além da ação bactericida, o bicarbonato também tem o poder de branquear os tecidos. Podemos utilizá-lo de dois modos. No primeiro, encha uma bacia com água e coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato. Em seguida coloque os panos de prato, deixe-os de molho por cerca de 30 minutos e depois enxágüe. A segunda maneira de se beneficiar dos poderes do “pózinho branco” é fazendo uma pastinha misturando 3 colheres de bicarbonato com 2 colheres de água. Aplique diretamente sobre as manchas utilizando uma escova de dentes. Deixe agir por uma hora. Por fim, enxágüe  com água quente e lave na máquina.

Vinagre para higienizar

O vinagre é uma excelente maneira natural de higienizar os panos de prato, sempre cheios de manchas difíceis de remover, como as de óleo por exemplo. Coloque um litro de água em uma bacia e despeje uma xícara de café de vinagre branco. Mergulhe os panos de prato nessa solução. Aguarde meia hora e depois lave-os com água quente ou na máquina de lavar. Se o tecido do seu pano de prato permitir, você também pode usar vinagre puro derramando-o diretamente sobre as manchas.

Óleo de Melaleuca, ótimo para perfumar seus panos de prato

Graças à sua fragrância refrescante, o óleo de Melaleuca ou Tea Tree Oil, irá ajudar a perfumar os seus queridos panos de prato. Além disso, este óleo natural, possui uma capacidade emoliente que irá ajudar a amolecer as manchas secas. Basta pingar algumas gotas diretamente sobre as manchas ou diluir em um copo de água. Espere cerca de meia hora após a aplicação e depois enxágüe com água morna.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!