Orégano: 6 virtudes inesperadas e contra-indicações

10/11/2016 - 8:49 704 Views

Planta com pequenas folhas verdes, muito comum nas nossas mesas e o mais importante: não pode faltar na pizza! Porém, o orégano é muito mais que um simples tempero e muitas são as suas virtudes e benefícios.

É uma planta herbácea perene, que pode nascer até mesmo em altitudes de 2000 metros. É caracterizado por ter uma haste que pode chegar até 80cm de altura e é cheio de folhinhas verdes. Tipicamente, é usado na culinária mediterrânea, especialmente no sul da Itália e nos países do norte da África. Desde a antiguidade era utilizado pelas suas propriedades, por exemplo, na Grecia era símbolo de sorte e felicidade para os noivos.

O orégano tem propriedades analgésicas, anti-sépticas, antifúngicas, antioxidantes, anticelulite e muito mais. Até agora nós o usamos na alimentação, mas o seu óleo essencial, pode ser utilizado em cosméticos, para usufruir dos seus benefícios na pele também. Existem muitas receitas que você pode fazer pessoalmente em casa.

Vamos ver juntos 6 modos de usar o orégano e as suas contra-indicações >>

7) Remédio que cura

Se você estiver com tosse, resfriado, catarro e o nariz todo trancado, será o suficiente fazer uma nebulização com água fervida, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e algumas gotinhas de óleo essencial de orégano, para voltar a respirar direito. Beber o chá desta planta será de grande ajuda para aliviar dores intestinais, inflamações, dores em geral como dor de cabeça, dor de dentes e cançaso. Devido à presença de timol, estimula o sistema imunológico.

O artigo continua na próxima página >>

olio-essenziale-di-origano

6) Propriedades nutricionais

O orégano é muito importante na nossa alimentação. É rico em vitaminas como a A, vitaminas do complexo B, C, E e K. Ele também contém muitos sais minerais como potássio, ferro, cálcio, sódio, fósforo, magnésio, manganês, cobre, selênio e zinco. Muito rico também em aminoácidos fundamentais para o homem. Portanto, ter o hábito de introduzí-lo na nossa alimentação quotidiana, pode beneficiar e muito a nossa saúde.

O artigo continua na próxima página >>

origano-in-cucina

5) Propriedades cosméticas

Não somente na cozinha, mas o orégano também é ótimo se utilizado nos cuidados da pele. O óleo essencial desta planta pode ser usado misturado com um óleo de base, como o óleo de amêndoas, por exemplo, para fazer massagens anti-celulite, nos pontos críticos. Se você colocar umas gotinhas dele no seu creme hidratante para o rosto, ele lhe ajudará a combater a acne, graças às suas propriedades anti-sépticas e anti-bacterianas. Já se você adicionar umas gotinhas no seu shampoo, ele lhe ajudará a combater a caspa.

O artigo continua na próxima página >>

crema-viso-origano

4) Propriedades Antioxidantes

O orégano tem a vantagem de ter propriedades antioxidantes e graças à presença de vitamina C, previne a formação dos radicais livres. Isto significa que as células do corpo, desde as células da pele até as células de todos os tecidos do nosso organismo, envelhecem mais lentamente. Portanto, é bom saber que o orégano é considerado uma das maiores fontes de antioxidantes que existem e o seu consumo regular ajuda na prevenção de várias doenças.

O artigo continua na próxima página >>

origano-fresco

3) Prevenção do câncer de próstata

De acordo com um estudo desenvolvido pela Long Island University, foi encontrada a presença de uma substância assassina dentro do orégano, eficaz contra o câncer de próstata. Segundo a pesquisa, a substância presente na planta, induziria as células cancerígenas a se autodestruírem. É muito importante para a população masculina desenvolver o hábito de consumí-lo quotidianamente.

O artigo continua na próxima página >>

origano-essicato

2) Analgésico

No comércio já existem cremes que contêm o princípio ativo desta poderosa planta. Mas se você tiver um pouco de tempo, poderá prepará-lo na sua casa. É muito simples, basta adicionar algumas gotas de óleo essencial no seu creme hidratante para o corpo, ou em algum óleo base. Um pouco do produto já será suficiente para fazer massagens nas áreas doloridas, como pescoço, lombar, ombros ou costas. Você verá como o óleo na massagem irá aliviar as dores reumáticas e musculares.

dolori

1) Contra-indicações

Como todas as substâncias, o orégano também pode causar efeitos colaterais. Obviamente não deve ser consumido em caso de alergia ao seu princípio ativo. Além disso, é preciso ter muita cautela e atenção no uso dos óleos essenciais, porque podem causar irritações na pele e nas membranas mucosas, se utilizados em excesso. Por precaução, é melhor ser evitado durante a gravidez.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook >>

origano-controindicazioni