11 Coisas que você não deveria fazer durante o ciclo menstrual

31/05/2018 - 2:55 15431 Views

 

A primeira menstruação ocorre na puberdade, em torno aos 11 e 14 anos e depois ela chega uma vez por mês. O ciclo dura em média 4 dias e provém da destruição do revestimento uterino em caso de ausência de fertilização. Vários sintomas acompanham este período e variam de mulher pra mulher. Para viver melhor esse período inevitável, nós fomos buscar 11 dicas para você.

Mesmo que hoje em dia se fale de tudo, falar sobre menstruação ainda é difícil para muitas mulheres. É um assunto meio tabú, que muitas preferem evitar. Segundo alguns antropólogos, está concepção vem do Neolítico e do patriarcado daquele período. O fato de as mulheres sangrarem era visto como um sinal de fraqueza, ou mesmo de impureza. Este tabú será mais tarde retransmitido por cientistas e por religiões.

Em vista das mudanças hormonais deste período, algumas mulheres terão desejos particulares, enquanto outras sofrerão com vários distúrbios.

Para viver melhor “aqueles dias”, veja a seguir as 11 coisas que você não deve fazer >>

11) Nunca mantenha o seu absorvente interno por muito tempo e leia as instruções do mesmo

É uma doença rara… mas é de arrepiar! Porque um simples absorvente interno pode levar a óbito. Tudo por causa da Síndrome do choque tóxico, que é uma doença infecciosa ligada a uma toxina, que não é presente no absorvente, mas é produzida pela bactéria Staphylococcus aureus. Quando se usa o absorvente, o sangue permanece parado alí e acaba se tornando um lugar perfeito para a cultivação da bactéria, que se multiplicará. A proliferação exagerada da bactéria, começará a produzir a toxina. Esta toxina tem a capacidade de passar através do revestimento da vagina e causar uma inflamação no sangue. Mas atenção, isso não tem a ver com a compisição do absorvente, e sim, com o seu uso indevido. Lembre-se sempre de lavar bem as mãos antes e depois de colocar o absorvente. Troque o absorvente a cada 4 horas (no máximo 8 horas) e leia as instruções de uso tanto dos absorventes internos quanto dos copinhos coletores menstruais.

10) Pratique esportes

A maioria das mulheres evita praticar esportes durante o ciclo, por diversas razões. Esta não é a escolha certa! Praticar esportes moderadamente, durante o ciclo é muito recomendado especialmente para quem sofre com cólicas. De fato, ao se exercitar, você aliviará as dores e as cãimbras. Porém, evite nadar. Mesmo que a pressão da água tenha o efeito de interromper o fluxo, se você tossir, rir ou se mexer muito, um pouco de sangue pode escapar.

9) Não assista filmes tristes

Durante o ciclo, muitas mulheres apresentam alterações de humor. Elas podem estar super felizes em um momento e na mais profunda tristeza logo em seguida. Por isso, durante esses dias de agitação emocional, é melhor evitar tudo que possa causar tristeza, como filmes e músicas tristes.

8) Depilar-se com cera

Durante o ciclo, o nível de estrogênio é particularmente baixo e as mulheres ficam mais sensíveis a dor. O estrogênio desempenha um papel importante na pele, tornando-a mais flexível, elástica e firme. Portanto, não marque hora para depilar com cera nesses dias.

7) Diminua o consumo de derivados do leite

Leite, queijo e iogurte devem ser reduzidos ou até evitados durante a menstruação. Os produtos lácteos contêm muitos ácidos araquidônicos que podem causar cãimbras. Para substituir o leite, você pode optar por bebidas vegetais, como de aveia ou arroz.

6) Proteja-se bem à noite

Um detalhe que muitas mulheres ignoram é o de usar absorventes noturnos. Mesmo que você colocar um absorvente para fluxo intenso, não tem jeito, vai vazar na parte alta da calcinha. Por isso, invista em absorventes noturnos para não sujar os seus lençóis e o seu pijama.

5) Resista à tentação de comer porcaria

Pouco antes ou durante o ciclo, é normal ter um aumento no desejo de comer porcaria. Isso é causado pelo baixo nível de serotonina, que faz com que você tenha vontade de comer doces e carboidratos, como batata frita. Portanto, tenha cuidado e tente comer frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais.

4) Não faça sexo sem proteção

O risco de engravidar durante o ciclo é baixo, mas está longe de ser zero. Por isso, proteja-se para não ter uma gravidez indesejada. Ter relações sexuais sem proteção durante a menstruação, também pode estar associado a alguns riscos, uma vez que a AIDS e outras DSTs podem ser transmitidas mais facilmente durante o ciclo.

3) Troque o absorvente mais vezes

A higiene é muito importante durante este período, especialmente quando você tem longos e estressantes dias na escola ou trabalho. Manter o mesmo absorvente durante muito tempo pode causar odores fortes e promover a proliferação de bactérias, que podem acarretar em problemas mais sérios. Troque o seu absorvente a cada três horas, mas é claro que você precisa considerar a intensidade do seu fluxo.

2) Por favor, evite usar calças brancas

Aquela calça branca linda deixa você mais atraente e confiante, mas resista à tentação de usar essa cor durante o ciclo. Com certeza, os desejos mudam durante esses dias, mas é melhor não arricar. Deixe-a de lado até o final do seu ciclo para usá-la com segurança mais tarde.

1) Não fique se justificando

Em vez de ficar desconfortável e ter que justificar o seu mau humor por causa da tpm, tente dedicar um pouco de tempo para você e explique aos seus amigos e entes queridos que você precisa de um pouco de espaço no momento. Procure fazer aquilo que lhe faz relaxar e estar tranquila. Isso lhe fará bem e o seu humor irá melhorar.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com as suas amigas no Facebook!