Micro-ondas: 9 usos alternativos que vão lhe surpreender

09/06/2018 - 9:48 2498 Views

O micro-ondas é um eletrodoméstico que já entrou na casa da maioria dos brasileiros. (Difícil encontrar quem não tem) A sua patente foi emitida em 1946 pela Raytheon Company, uma importante empresa no ramo de defesa; no entanto, somente na década de 1970, o micro-ondas começou a ter um preço acessível para a população média em geral e estima-se que, hoje em dia, 95% dos americanos possuem um. No Brasil, este produto que tem revolucionado a maneira como concebemos a cozinha, chegou somente nos anos 80, (ou seja, pra mim sempre existiu) encontrando dificuldades para convencer as donas de casa, as mães brasileiras com relação à sua eficácia e também, segurança. O micro-ondas é usado principalmente para aquecimento, descongelamento, para cozinhar, mas na verdade, as suas utilidades não param por aí: acredite! Existem muitos usos alternativos pouco conhecidos e, acima de tudo, aplicáveis.

Aqui você encontrará uma lista de 9 coisas que você pode fazer com o micro-ondas, que todos deveriam saber >>

1) Esquentar panos

Devido as suas características, o micro-ondas pode aquecer até tecidos. Na verdade, se você precisar com urgência de um pano quente, para colocar no estômago ou abdômen para aliviar possíveis dores, esse recurso foi feito para você. Imagine que foi constatado que 57% dos europeus que possuem um micro-ondas, o usam para aquecer travesseiros terapêuticos contra a dor muscular ou no pescoço. Preste somente atenção a não exagerar no tempo! Você vai ver como é prático!

2) Descarcar alho sem tocá-lo

Se o cheiro forte e persistente do alho nas mãos lhe encomoda, saiba que é possível descascá-lo sem tocá-lo. Não, eu não estou tirando uma com a sua cara, e sim, estou lhe aconselhando a livrar-se da casca do alho através do micro-ondas. Coloque o alho no micro por 20 segundos na potência média. Quando você for tirar a casca esta cairá praticamente sozinha. Pra mim, essa descoberta foi quase como quando inventaram a água quente! Adorei e preciso dizer que estou até usando mais alho nas minhas receitas!

3) Não chore picando cebola

Se você também é daqueles que não consegue controlar as lágrimas quando está picando a cebola para fazer o molho, significa que estamos diante de outro problema que o seu micro-ondas pode resolver. Tudo que você precisa fazer, é cortar a cabeça e a base da cebola e colocá-la no micro-ondas, na potência média, por 30 segundos. Quando esse meio minuto passar, você poderá picar a cebola, sem o risco de chorar. Legal, né? Ainda não descobri como isso é possível, mas que funciona, ah isso funciona!

4) Tirar a umidade do açúcar ou sal

A umidade no sal e no açúcar é muito comum, principalmente nas casas mais úmidas e durante os meses de inverno. Eis a maneira mais simples de eliminar estes grânulos e a umidade dos produtos de uso quotidiano: abra a embalagem, por exemplo o sal, coloque um pouco do conteúdo em um prato e aqueça-o no micro-ondas por alguns segundos. Será assim, novamente friável e granulado. O micro-ondas não faz nada mais nada menos que absorver a água contida nos alimentos.

5) Faça seu suco em um instante

Espremer frutas cítricas, como limões e laranjas, pode ser difícil, além de arriscar não espremer o suficiente a fruta, deixando de aproveitar todo o suco que esta contém. O suco perfeito pode ser obtido simplesmente colocando a fruta, que você preferir, no micro-ondas por 10-20 segundos. O micro-ondas vai aquecer a fruta e assim, será fácil espremer até a última gota. Não se preocupe, você não irá beber suco quente! É tão pouco tempo que vai esfriar rapidinho.

6) Cozinhar batatinhas crocantes

Não compre batatinhas industrializadas no supermercado, faça você mesmo! (já vi que você vai fazer toda hora!) Corte 1 ou 2 batatas em fatias finas e coloque em um prato, cuidando para não colocar uma sobre a outra. Em seguida, coloque o prato com as batatas no micro-ondas e por 3 minutos em potência alta. Vire-as de vez em quando até que estas fiquem perfeitamente crocantes. Você terá um delicioso aperitivo caseiro! E o melhor de tudo é que são muito mais saudáveis! É só não exagerar!

7) Torrar pão

Você quer preparar pão torrado que servirá de acompanhamento em uma janta para os amigos? Utilize o micro-ondas, mesmo que a única dificuldade será fazer com que o pão não fique mole, obtendo assim o efeito contrário ao desejado. É recomendável escolher a modalidade grill (muitas vezes esquecemos esta modalidade). O grill do micro-ondas irá dourar a superfície das fatias de pão, fazendo com que as mesmas fiquem crocantes como as brusquetas italianas. Outra idéia é colocar o pão crocante na sopa. (Delícia!)

8) Remover selos de envelopes

Você se enganou colando um selo e gostaria de reutilizá-lo? Ou você recebeu um cartão-postal e está pensando em preservá-lo para a sua coleção? Se sim, siga estes métodos para não estragá-lo: umedeça o selo colado com uma gota de água e, em seguida, coloque o envelope com o selo no micro-ondas, na potência máxima por 20 segundos. O selo irá se soltar sem estragar! Não tenha medo, funciona de verdade! Você irá se surpreender como é fácil!

9) Esterilizar frascos de vidro

Utilize o micro-ondas para esterilizar os frascos de vidro, onde você pretende inserir suas compotas caseiras, extrato de tomate, picles… É muito simples: lave os vidros deixando-os um pouco úmidos e, em seguida, coloque-os no micro-ondas por 30-45 minutos. Essa será a operação que exigirá mais tempo de  você! Depois deste simples procedimento, os frascos estarão esterilizados e prontos para serem usados. Só não esquece, depois de fazer uma deliciosa geléia eu vou querer um pouco!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe com seus amigos!