Micro-ondas: 8 usos alternativos que você nunca pensou

26/10/2016 - 8:29 902 Views

Desde a última década o forno de micro-ondas é cada vez mais útil. Quase todo mundo tem um em casa e ao contrário do que todos pensam, o seu uso não é somente o de esquentar a comida, mas pode ser usado para muitas outras coisas, que muito provavelmente, nem passam pela sua cabeça.

Em física, as micro-ondas são radiações eletromagnéticas, já aquelas utilizadas nos fornos comuns domésticos, são ondas geradas por um magnétron, que viajam na frequência de aproximadamente 2,45 GHz.

O fato que no micro-ondas a comida seja aquecida enquanto que o recipiente que a contém não, é porque são as moléculas de água a serem aquecidas. Considerando que quase todo o alimento é composto de água, se torna muito fácil cozinhar e aquecer a comida utilizando esta técnica.

No entanto, os estudos sobre as micro-ondas, não podem afirmar completamente, que elas são inofensivas aos seres humanos.

Vamos ver juntos os 8 usos alternativos do forno micro-ondas >>

8) ESTERILIZAR ESPONJAS

Esponjas e panos de cozinha são os esconderijos preferidos de todos os tipos de microorganismos. Vírus e bactérias fazem os seus ninhos alí dentro. Por serem úmidos e quentes se torna o habitat natural preferido para a sua proliferação. Pra esterilizá-los corretamente, será suficiente encher uma tijela de plástico com água e bicarbonato de sódio ou vinagre, mergulhar as esponjas e colocar no micro-ondas por cinco minutos na potência máxima. Obviamente, você deverá enxaguá-las antes de fazer isso para remover a possível sujeira.

spugna

7) FAZER COM QUE O RÍMEL VOLTE A SER NOVO

Quantas de vocês tem um ou dois rímeis velhos no fundo da gaveta de maquiagens ou perdido na necessaire, porque infelizmente eles ficaram velhos e secos? Se existem e vocês ainda não os jogaram fora, temos a solução perfeita para vocês! Será suficiente colocá-lo no micro-ondas por poucos segundos e ele voltará a ser cremoso. O truque na verdade, é adicionar uma gotinha de óleo de rícino, que além de deixá-lo com a consistência macia, irá fortalecer os seus cílios.

mascara

 

6) TINGIR SUAS ROUPAS

Nada poderia ser mais simples. A única coisa é que as roupas não deverão ser muito volumosas. Será o suficiente pegar um recipiente de plástico e enchê-lo de água, adicionar o colorante da sua preferência e mergulhar a sua roupa alí dentro. Cubra com filme plástico transparente, para não sujar as paredes internas e coloque tudo no micro-ondas. Selecione a potência máxima de 2 a 5 minutos, dependento do tecido e você verá como irá funcionar direitinho.

tingere-in-microonde

 

5) REMOVER A CERA

Nunca aconteceu com você que a cera de uma vela fosse parar na sua roupa? Talvez em alguma cerimônia, indo na procissão, ou em casa por pura falta de atenção. Tranquilo, nesse caso também será o micro-ondas a lhe ajudar, será mais fácil do que você pensa! Será o suficiente simplesmente colocar a peça de roupa dentro do micro-ondas e ligá-lo por alguns minutos, na potência máxima e depois esfregá-la. A cera cairá completamente e você não precisará fazer nenhum esforço.

macchie-di-cera

 

4) SECAR TEMPEROS

No verão, a estação do ano em que a natureza nos oferece o melhor que tem para dar, os temperos estão junto com as frutas no primeiro lugar. Orégano, sálvia, manjericão, manjerona, alecrim; ou seja, todos aqueles temperinhos que tornam a nossa comida deliciosa e que na França costumam ser chamados de “Ervas de Provença”. Porém, para poder usufruir das nossas ervas durante o ano todo, a melhor escolha é secá-las. Com o micro-ondas você poderá fazê-lo com muita rapidez. Serão o suficiente apenas 30 segundos no micro, na potência máxima. A água irá evaporar completamente e os seus temperos ficarão desidratados, prontos para serem colocados em um vidrinho e usados ao longo do ano.

essicare-le-erbe

3) AQUECER OS PRATOS ANTES DE COMER

Nunca aconteceu com você, especialmente no inverno, de servir a comida quente, mas que colocada em pratos muito frios, acabasse esfriando a comida toda? Isso acontece muito com o café. A xícara fria, acaba abaixando muito a temperatura do café recém servido. É só fazer assim, borrife um pouco de água na sua louça e coloque-a apenas trinta segundos no micro-ondas; elas ficarão mornas no ponto certo, e não irão mais esfriar a sua comida.

stoviglie-in-microonde

2) VAPORIZAR O LEITE PARA O CAPPUCCINO

Este é um truque fenomenal. Você gostaria de tomar um cappuccino cremoso e delicioso igual fazem nos bares? Pois saiba que você pode fazer tranquilamente na sua casa, mesmo sem ter aquelas cafeteiras enormes italianas, difíceis de usar. Faça assim, coloque o leite que você usará dentro de um recipiente hermético, bata com vontade e sem medo de ser feliz por pelo menos trinta segundos e em seguida coloque-o no micro-ondas por mais trinta segundos. A espuma que tinha se formado antes de você utilizar o micro, irá se transformar em um creme macio, denso e brilhante. Em um minuto, você irá beber o seu cappuccino igualzinho ao do bar.

cappuccino

1) LEGUMES PRONTOS SEM DEIXAR DE MOLHO

Você tem convidados para a janta e quer preparar um bom prato de legumes, como feijão ou grão-de-bico, mas esqueceu de colocá-los de molho na noite anterior? Agora você não tem mais tempo! Na verdade, com este truque genial e usando só o micro-ondas, o seu problema será resolvido. Basta colocar os legumes em um recipiente cheio de água, com uma pitada de bicarbonato por dez minutos na potência máxima. Em seguida, deixe tudo de molho por quarenta minutos e serão prontos para serem cozidos.

Se você gostou do artigo, compartilhe com as suas amigas no Facebook >>