Mexilhões apimentados, a simplicidade na mesa

02/01/2018 - 1:18 1182 Views

O mexilhão é um dos moluscos mais famosos do Brasil e do mundo. Um fruto do mar, que fica dentro de uma concha formada por duas valvas, de gosto e aroma bem original.

Esse molusco da concha preta é um prato que remete o sabor do mar e a memória do verão e pode ser preparado de várias maneiras diferentes. Assado, gratinado, como base para molhos ou mesmo misturado com queijo. Um clássico da culinária francesa.

Mas existe uma maneira de cozinhá-los de uma forma simples ajudando a preservar o seu gosto característico e que, acima de tudo, não fique muito tempo cozinhando?

Quando se fala em simplicidade, geralmente esse é o caminho certo para alcançar grandes resultados. Especialmente neste caso, onde o mexilhão é uma matéria-prima um pouco complexa de se preparar, é ideal ter receitas rápidas que deem um resultado seguro.

Partindo desses pressupostos, você só pode pensar no simples e saboroso mexilhão apimentado.

O ingrediente principal: os mexilhões

O ingrediente principal para o mexilhão apimentado é obviamente o molusco já mencionado. A parte mais importante desta receita é comprar mexilhões de boa qualidade e limpá-los como se deve. Modos para limpar existem milhares. Podemos pedir auxílio para o vendedor que tem instrumentos específicos ou limpá-los a mão. A coisa importante é remover todos os resíduos e a barba completamente.

O modo para não deixar os mexilhões ficarem secos

O cozimento do mexilhão não é nada difícil, mas você tem que ficar de olho no tempo de cozimento para evitar que o fruto do mar fique seco e perca o sabor. Para 4 pessoas, 1 kg de mexilhão será suficiente para fazer um belo aperitivo. Além disso será necessário um dente de alho e meio copo de vinho branco. E é claro a boa e velha pimenta-do-reino, melhor se em grãos que podemos moer na hora e por fim uma fatia de limão para decorar.

Modo de preparo 

Para cozinhar você precisa de uma panela funda. Aqueça uma colher de sopa de azeite de oliva junto com o dente de alho bem picadinho até que ele fique dourado. Junte os mexilhões limpos e verse o vinho branco. Feche a panela e deixe os mexilhões cozinhando em fogo alto até que eles se abram. Isso pode demorar cerca de 5 minutos. Desligue o fogo e adicione uma boa quantidade de pimenta-do-reino e algumas fatias de limão, para ressaltar o aroma. Deixe descansar por mais 5 minutos com a panela fechada e depois misture tudo. Sirva quente.

Se você gostou da nossa receita compartilhe no Facebook com os seus amigos!