10 idéias super criativas para reciclar meias-calças velhas

26/03/2019 - 10:59 22649 Views

Uma peça de roupa que você sempre destrói em tempo recorde são as meias-calças. Você simplesmente se enrosca em uma cadeira e pronto! As meias-calças novas não servem mais pra nada e sobe aquela raiva!

Quantas vezes já aconteceu de puxar um fio da meia-calça nova, que você colocava pela primeira vez? Para dar uma segurada no fio sempre dá pra usar esmalte transparente, pelo menos para conter os danos. Mas se o fio puxado se transforma em furo, não tem mais como usar (a menos que você goste de um estilo mais desleixado). E agora, o quê fazer?

Por sorte, graças à reciclagem criativa, você pode usá-las em vários modos diferentes. Para vestir meias-calças perfeitas, não adianta, você terá que comprar novas! Mas aquelas já destruídas, que geralmente você joga fora, terão a oportunidade de se tornarem úteis.

Veja a seguir 10 idéias geniais (e principalmente úteis!) que farão com que você não jogue mais no lixo as suas meia-calças furadas! >>

1) Segunda pele

Corte os pés da meia calça na altura do tornozelo, se você quiser mangas compridas. Se você quiser mangas curtas, corte mais. Em seguida corte a parte da virilha, que é onde você deverá passar a cabeça. Não precisa cortar muito, pois a abertura irá esticar. Na dúvida faça um buraquinho e depois aumente se preferir. Vista e a sua segunda pele estará pronta e ficará perfeita para usar embaixo de vestidos, blusas de lã, sem marcar!

2) Acabar com as frestas debaixo da porta ou janela

Criar um barra vento ou protetor de porta artesanalmente é como uma brincadeira de criança. Em primeiro lugar, pegue um par de meia-calças de nylon de inverno, ou seja, mais espessa e de preferência uma com desenhos ou colorida. Em seguida, você deverá cortar fora uma das pernas ou fazer um protetor de porta duplo como o da imagem. Encha as pernas com meias-calças velhas ou outros tecidos macios (como algodão, por exemplo). Quando você terminar esta etapa, a única coisa a ser feita é amarrar ou costurar as extremidades. E assim, em poucos minutos, você terá um super útil barra vento. Que além de não deixar o frio entrar, vai deixar a poeira e os insetos do lado de fora da sua casa!

3) Colares e pulseiras

Você na verdade já os viu por aí, nas feirinhas de artesanato da sua cidade, os achou lindos e originais e se perguntou: “como é que conseguiram fazer essa proeza?” O procedimento é realmente simples e fácil: iniciando das suas meias-calças velhas, recorte no sentido do comprimento tiras de aproximadamente 1 centímetro de largura, a seguir decore-as fazendo nozinhos ou adicionando pedrinhas coloridas de vidro, metal ou de plástico, dependendo do seu gosto pessoal. Você pode criar pulseiras e colares para as mais diversas ocasiões.

 

4) Flores decorativas

As flores feitas com as meias-calças de nylon podem se tornar objetos de decoração para a sua casa ou podem ser utilizadas como decorações de embalagens para presente ou bomboneiras. Crie a base e a forma da flor com fios de cobre (usando 2 fios de espessuras diferentes, um para as pétalas e o outro para o cabo). Em seguida, aplique as meias e a sua flor estará pronta.

 

5) Lavar roupas

Um modo muito útil de reciclar as suas velhas meias-calças de nylon é aproveitá-las como: “saquinhos para peças delicadas”. Faça assim, corte as meias na altura dos tornozelos e assim você obterá saquinhos que irão proteger as suas peças de roupas delicadas, quando você for colocá-las na máquina de lavar. É só colocar as peças de roupa que você quer ter certeza que não estraguem, dentro dos saquinhos e dar um nó na ponta, para garantir que essas não saiam durante a lavagem.

6) O fio do varal

Você tem roupas que quando você estende no varal, ficam deformadas ou com a marca dos prendedores de roupa, e até mesmo com a marca do fio do varal? Uma idéia inteligente para evitar e acabar com tudo isso é estender as roupas delicadas diretamente nas meias-calças (usando-as como varal, como mostra a imagem). As suas roupas irão secar sem ficar com aquelas marcas feias e estranhas que mais tarde lhe obrigam a perder tempo passando roupa.

7) Proteção para fruta e verdura

Provavelmente você nunca pensou nisso, mas as meias-calças podem evitar que os insetos, como os vermes, parasitas e moscas, cheguem perto das suas frutas e verduras e acabem contaminando-as. Além disso, se você planeja utilizar as meias de nylon na horta também, você poderá evitar a utilização dos tanto odiados, mas igualmente necessários, pesticidas!

8) Esponja

Esta idéia irá fazer com que você recicle duas coisas ao mesmo tempo! Se você não sabe o que fazer com os restos de sabonete, aqueles pedacinhos que você nem consegue mais segurar direito, rale-os e coloque-os dentro de uma meia-calça cortada (estas também na altura dos tornozelos). Terá o efeito de uma esponja quando você for utilizar para tomar banho, e você nem irá precisar ensaboá-la!

9) Elástico para plantas

As plantas da sua horta e do seu jardim precisam dos seus cuidados: um desses é com certeza prestar atenção para evitar que se dobrem sobre si mesmas, com o peso das suas flores e dos frutos também. Use as suas meias-calças estragadas para amarrar as plantas que tendem a cair. Será uma maneira útil e econômica para reciclá-las.

collant-piante

10) Enchimento de bichinhos de pelúcia

Aqui está outra idéia criativa para conservar e reutilizar as meias de nylon: o material macio do qual são feitas é perfeito para utilizar como enchimento de bichinhos, bonequinhos, fantoches, presentinhos e até mesmo decorações de Natal.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!