Como cuidar do mármore: saiba tudo sobre o assunto

14/03/2018 - 4:36 9521 Views

 

Se alguma vez você folheou uma revista de design de interiores, com certeza deve ter encontrado várias fotografias maravilhosas de áreas inteiramente ou parcialmente revestidas com mármore. Realmente, o mármore é um elemento que rende uma elegância sofisticada à casa. É por isso que muitas pessoas decidem usá-lo nas bancadas de cobertura, cozinha ou banheiro. Melhor dizendo, por toda parte onde ele convém!

Porém por mais belo que seja o mármore, quando decidimos fazer dele parte integrada de nossas casas, é necessário dar muita atenção à sua manutenção, porém não é nada complicadíssimo, ao contrario, é mais fácil do que se imagina.

Existem muitos produtos no mercado para limpar o mármore, produtos para remover sujeira ou para polir,  mas devemos sempre ter em mente, evitar produtos agressivos ou com pH ácido que poderiam, a longo prazo, corroer este material tão delicado.

Vamos descobrir juntos todos os truques para manter o brilho deste lindo revestimento>>

Como limpar pisos de mármore

A primeira coisa que você precisa fazer é limpar o chão com um pano seco para remover a poeira. Em seguida, use um balde cheio de água morna e dissolva para cada litro 1 colher de sopa de flocos de sabão (melhor se for o de côco, fortemente recomendado para a limpeza do mármore). Feito isso, mergulhe um pano de microfibra na solução e passe-o na superfície que deseja limpar. E finalmente, enxágue.

Como limpar as bancadas mármore

Remova a poeira com um pano de microfibra seco. Se não houver nenhuma parte com gordura acumulada ou outras manchas, você pode simplesmente umedecer o pano usado para remover o pó e limpar a superfície designada. Em alternativa, basta misturar água e sabão líquido ou raspas de sabão de côco em uma bacia, e passar sobre a área que deseja limpar com a ajuda de uma esponja macia.

Como polir mármore

Existem vários produtos no mercado para polir o mármore, polidores criados especialmente para este fim. No entanto usando os nossos conselhos, você pode obter os mesmos resultados sem necessidade de gastar dinheiro com esses produtos específicos! Também neste caso, as avós ensinam que antigamente, elas  costumavam usar um suéter velho ou um paninho de flanela. Após o processo de limpeza, basta passar um desses dois materiais para obter um efeito muito brilhante.

Como remover manchas de gordura no mármore branco

Se você sem querer pingou algumas gotas de azeite em seu belo revestimento de mármore, não se desanime porque nós temos uma solução para isso também! Tudo o que você precisa é uma mistura de bicarbonato de sódio e amido de batata (alternativamente também se pode usar amido de milho) para ser aplicado na mancha. Desta forma, esta mistura absorverá a gordura e o mármore tornará a sua cor branca e brilhante.

Evite!

Lembre-se sempre que o material que você está lidando é um material precioso e delicado, portanto, diga não aos detergentes ácidos (ou seja, os com pH ácido), como as substâncias químicas,  suco de limão, ácido cítrico, vinagre de maçã ou de vinho. O bicarbonato de sódio é adequado para o tratamento do mármore, mas jamais deve ser aplicado diretamente sobre o material, mas sim na forma de creme ou diluído em água.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no facebook!