Máquina de lavar louças: 8 dicas práticas para economizar e para a manutenção

28/12/2016 - 1:42 382 Views

Ter na cozinha um eletrodoméstico como a máquina de lavar louças é uma grande vantagem na vida de quem, por causa do trabalho ou por outros motivos, é obrigado a passar muitas horas fora de casa.

Conseguir economizar um pouco de tempo com as tarefas domésticas para poder dedicar-se ao relax e às próprias paixões é um luxo que a lava louças pode proporcionar. Graças à essa preciosa invenção, projetada em 1886 por Josephine Garis Cochrane em Illinois (EUA), a qualidade da nossa vida quotidiana pode melhorar significativamente, podendo contar com um eletrodoméstico capaz de lavar grandes quantidades de pratos e louças rapidamente.

A máquina de lavar louças, que este ano celebra 130 anos, não só possibilita economizar tempo evitando lavar os pratos à mão: é também uma ferramenta bastante ecológica e que respeita o meio ambiente.

Com algumas dicas simples, enchendo a máquina corretamente e fazendo a manutenção periódica, é possível economizar grandes quantidades de energia e água.

Descubra como a seguir >>

8) Os mais leves em cima

Os copos, as xícaras, as louças mais leves e os recipientes de plástico deveriam ser sempre colocados no alto. Especialmente, os copos e as xícaras devem ser colocados no suporte superior, os cálices nos suportes próprios para eles, os potes separados uns dos outros e talheres, conchas, espumadeiras, espátulas e pinças apoiadas em posição horizontal entre os copos e as xícaras. Uma vez que os recipientes de plástico podem deformar-se por causa da alta temperatura, a melhor solução é organizá-los no cesto superior.

mad-lavar

7) Pratos e panelas embaixo

Os pratos e as panelas devem ser colocados no compartimento inferior, em posição vertical nos suportes apropriados. Para não dificultar a rotação das peças da lava louças, é importante colocar bandejas, tábuas de cortar temperos e pratos grandes na parte mais exterior do cesto ou no fundo, nunca na frente da porta, onde fica o distribuidor de sabão, um erro que muitas vezes se comete.

O artigo continua na próxima página >>

maq-lava

6) Remova os resíduos de alimentos

Para evitar o entupimento dos drenos e para manter o filtro limpo, antes de organizar a louça na máquina de lavar louças é necessário e imprescindível tirar dos pratos todo e qualquer resto de comida, mas sem lavar os pratos com o detergente. Caso contrário, as enzimas do detergente podem agir de maneira menos eficaz com relação ao seu potencial. Lembre-se que geralmente são os restos de comida que mais tarde causam cheiro ruim na sua lava louças.

maq1

5) Os talheres na cestinha

Na parte inferior da máquina de lavar louças se encontra a cestinha para os talheres, que devem ser inseridos com os cabos virados para baixo, exceto as facas mais afiadas, pois pode ser perigoso. Quando você precisa lavar muitas colheres, é melhor ir alternando as posições destas dentro da cestinha para que fiquem bem separadas, sem encaixar umas nas outras. Já se a lava louças possui uma bandeja própria para os talheres, é preciso alinhá-los um do lado do outro sem sobreposição.

maq-2

4) Não sobrecarregue de louça

Um erro cometido com frequência é o de sobrecarregar a máquina de lavar louças. O problema de colocar louça demais é o risco de que os pratos não fiquem completamente limpos no final do ciclo de lavagem. É igualmente elevado o risco de ter que lavar tudo novamente: um verdadeiro desperdício de tempo, água e energia elétrica! É melhor separar a louça em duas lavagens ou lavar um pouco de louça à mão do que ter que começar do zero.

maq-3

3) Controle o que você irá lavar

Antes de colocar a louça dentro da máquina, é importante ter certeza que todos os objetos sejam laváveis no seu interior, principalmente os feitos em plástico, que devem ser marcados com um símbolo específico. O sinal que garante a sua idoneidade, geralmente é feito de um quadradinho com um prato, dois copos e algumas gotinhas de água dentro.

maq-4

 

2) Verifique os jatos de água e o sal

Antes de iniciar a lavagem na lava louças, é necessário fazer um outro controle fundamental, muitas vezes esquecido: certificar-se que os jatos de água alcancem toda a louça a ser lavada. Estes constituem aproximadamente 75% da ação de limpeza deste eletrodoméstico, agindo em diversas fases de enxágue e lavagem, com diversas temperaturas e potências. Além disso, é preciso verificar que a quantidade de sal presente na lava louças seja suficiente.

Immagini 2987

1) Verficar o correto funcionamento dos braços de lavagem

Antes de iniciar a lavagem, você também precisa verificar que os braços lavantes girem livremente. Muito importante: não jogue a pastilha detergente solta dentro da lava louças para que essa se dissolva já na pré-lavagem, e sim coloque-a no compartimento adequado: somente desta maneira o sabão será liberado no momento certo do ciclo de lavagem. A esta altura, escolha o ciclo adequado: intensivo para sujeira seca incrustada, normal para a sujeira quotidiana, rápido eco para pouca louça não muito suja, delicado para cristais e porcelanas.

maq-6

Se você gostou do artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!