Máquina de lavar roupas: 6 truques para mantê-la sempre limpa

05/01/2018 - 4:30 13549 Views

 

Você sempre usa produtos super eficazes, mas ultimamente a sua roupa não fica impecável? Talvez o problema não seja o sabão, mas sim a máquina de lavar: se ela não está perfeitamente limpa, as roupas também não ficarão.

Com o passar do tempo, a eficiência da máquina pode ser comprometida por resíduos de sujeira, sabão, amaciante ou calcário que tendem a se acumular dentro do cesto, nas borrachas, no filtro e nos canos.

A manutenção da máquina de lavar roupas é muito importante e pode ser feita com simples remédios naturais.

O primeiro passo é a limpeza interna do cesto onde você coloca as roupas, que pode ser feito uma vez por mês e consiste em uma lavagem breve com sal grosso e água a baixa temperatura. Para eliminar o risco de bactérias, pode-se substituir o sal por dois litros de vinagre de vinho branco (ou de maçã) que deve ser derramado diretamente no cesto, junto com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Quais são os outros truques para manter a máquina de lavar roupas limpa e higienizada? Vamos descobrir >>

5) Limpe a porta se a lavadora for vertical

Depois de limpar e desinfetar o cesto, é necessário cuidar da porta. Preste especial atenção às borrachas onde o sabão e a sujeira tendem a se acumular: é necessário limpá-las com uma pasta à base de bicarbonato, com a juda de uma escova de dentes. Esta pasta pode ser preparada em casa em apenas alguns minutos: adicione algumas gotas de água à meio copo de bicarbonato, mexendo para obter uma mistura cremosa e homogênea. Complete a limpeza com um pano úmido.

4) Limpe o filtro

O filtro da máquina de lavar roupas, depois de um tempo, pode ficar obstruído devido ao acúmulo de sujeira. Para que a máquina seja sempre eficiente, é necessário limpá-lo a cada seis meses. Depois de remover o filtro, tomando cuidado, pois nesse processo pode vazar um pouco de água, é necessário limpá-lo com uma escova cheia de bicarbonato e embaixo da torneira. No caso de depósitos de calcário, é aconselhável deixá-lo de molho em água e vinagre por algumas horas, antes de continuar com a limpeza.

3) Compartimento de sabão

Os resíduos de sabão, de água e de sujeira se acumulam facilmente no compartimento de sabão da máquina. Para limpá-lo, você também pode usar ingredientes como bicarbonato e vinagre, mas geralmente a água pura pode ser suficiente (se não houver incrustações).

2) Remover o calcário

A acumulação de calcário é um problema que pode ser resolvido sem ter que recorrer à química. Como? Usando vinagre, misturando em pequenas quantidades no compartimento onde vai o sabão ou colocando meio litro dentro do cesto. A esse ponto, inicie uma lavagem sem roupas com água a 60 graus. Para evitar o calcário, uma colher de chá de bicarbonato de sódio pode ser adicionada ao sabão em todas as lavagens.

1) Combater ao mau cheiro

Em caso de mau cheiro proveniente do cesto, é necessário fazer ciclos de lavagem frequentes com vinagre e bicarbonato. Também é importante deixar sempre a porta da máquina de lavar roupas aberta, para permitir que ela seque por dentro. Além disso, após cada lavagem, é aconselhável passar um pano seco dentro da máquina para acabar com qualquer possível resíduo de água.

Você gostou deste artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!