Manutenção da Lava- Louças, 10 regrinhas para conservá-la bem

16/07/2018 - 8:53 2526 Views

Os eletrodomésticos em geral precisam ser mantidos sempre em pleno e bom funcionamento. Em particular, para cuidar da máquina de lavar louça e usá-la corretamente, há regras a seguir.

Com uma máquina de lavar louça em sua casa, você reduz o tempo que lava os pratos, mas precisa usá-la da melhor forma, para não ter que lavar os pratos de novo mais tarde. Os produtos disponíveis no mercado certamente são úteis, mas podemos fazer melhor.

Até alguns anos atrás acreditava-se que o uso da máquina de lavar louça resultaria em desperdício de água e energia, mas com os novos modelos você pode economizar dinheiro e até mesmo respeitar o meio ambiente. O importante é lembrar que também há métodos “faça você mesmo” muito bons para limpá-la usando produtos de baixo impacto.

Graças à estas 10 regras, podemos facilmente começar a prolongar a vida útil da sua lava-louças. Dicas simples que garantem excelentes resultados!

Vamos ver juntos como cuidar da máquina de lavar louças em 10 regras. Veja tudo >>

10) Limpe as borrachas

Para aumentar a vida útil da máquina de lavar louça, é bom limpar ocasionalmente todas as borrachas, onde a sujeira se acumula ou onde resíduos de alimentos e água suja podem permanecer. Basta passar um pano com uma solução de água, vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato, para limpar e secar as borrachas pelo menos uma vez a cada duas semanas.

 

 

9) Retire o excesso de resíduos de comida antes de colocar as louças na máquina

Estamos provavelmente reiterando o óbvio, mas eliminar os resíduos grosseiros de alimentos dos pratos e talheres garante uma vida mais longa às mangueiras de escoamento. Sujeiras grudadas podem comprometer o bom funcionamento da lavadora e, portanto uma limpeza eficiente dos pratos, causando problemas mais sérios ao aparelho, mesmo em um curto espaço de tempo.

8) Não esqueça o filtro

O local onde a sujeira mais persistente se esconde, o filtro, não pode funcionar perfeitamente por muito tempo sem uma boa manutenção. Por este motivo, uma bela limpeza, pelo menos uma vez a cada dois meses pode poupar dinheiro e prolongar a vida útil da sua máquina de lavar louça. Basta retirar o filtro com cuidado e limpá-lo cuidadosamente com uma escova, usando uma solução de água e vinagre e enxaguar com bastante água.

7) Distribua o peso

Os vários modelos de máquinas de lavar louça exigem que cada tipo de prato ou panela tenha sua posição específica dentro dos cestos. Isso serve para não comprometer a lavagem, não interromper o fluxo de água e não bloquear a ação das hélices de lavagem. Coloque sempre a louça nos espaços apropriados, os talheres no cesto específico e as panelas grandes na parte inferior. Se tem alguma dúvida antes de ligá-la, verifique as hélices girando-as manualmente, se o movimento estiver livre, você pode iniciar o programa.

6) O sabão certo

Escolher o sabão certo para a nossa máquina de lavar louça é sempre uma viagem através de diferentes marcas e muitas outras necessidades. Hoje você pode escolher alternativas ecológicas que não poluem e que respeitam o meio ambiente. Feche sempre a tampa do dispenser de sabão antes de ligar a máquina de lavar louça, para que o sabão só seja liberado no momento certo.

5) Limpeza antes das férias

Se já soubermos que a lavadora de louça permanecerá sem uso por algum tempo, poderemos fazer uma lavagem e limpeza mais profundas antes de partirmos para as férias. Lavar com água e vinagre (com a máquina de lavar louças vazia) garante um bom resultado e garante uma limpeza completa do aparelho. Não se esqueça de secá-la bem e mantê-la aberta para evitar a formação de odores desagradáveis.

4) Cuidar da Lava-louças com óleos essenciais

Os óleos essenciais têm características especiais, alguns em particular têm até propriedades antibacterianas. Para eliminar odores desagradáveis e aumentar a eficiência da máquina de lavar louças, faça uma lavagem com a máquina vazia e um programa rápido, com algumas gotas de óleo de limão, tea tree (melaleuca) ou eucalipto. O aparelho será beneficiado e você poderá desinfetar naturalmente as superfícies sem esfregar e em pouco tempo.

3) Uma Lava-louças cheia é mais eficiente

Se você acha que tem convidados no jantar, prepare a lava-louças, porque é o momento em que você a usará melhor. Na verdade, a carga total é sempre a melhor escolha para garantir o funcionamento correto, lembre-se de que você pode lavar muitas coisas na máquina de lavar louça, como compartimentos de plástico rígido da geladeira ou as cestas de lixo (que resistem a altas temperaturas). Use sempre o espaço da máquina de lavar louças com sabedoria, sem sobrecarregar ou a limpeza não será perfeita!

2) A classe energética

Atualmente, escolher uma boa máquina de lavar louças é mais fácil. Existem indicadores de economia de energia. Seja de classe A +, A ++ ou classe A +++, você sempre terá uma excelente relação entre funcionalidade e economia na conta de luz. Essas classes também ajudam a escolher o uso real, portanto, se você tiver um aparelho antigo, mesmo que ele ainda possa durar bem, pense nos custos e no desperdício. Cuidar da lavadora de louças também significa não ter que comprar outra tão cedo. Invista o seu tempo livre para curtir a vida e não para lavar-louças.

1) Líquido secante ou abrilhantador

Os modelos mais recentes de lava-louças têm um indicador de nível de líquido secante. É importante lembrar de adicioná-lo na quantidade correta e sempre que necessário. Não precisa adicioná-lo em cada lavagem e se por acaso você derramá-lo acidentalmente, ou colocar mais do que o necessário, remova o excesso, pois isso faria com que se formasse espuma demais, comprometendo a performance da sua lavadora.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com os seus amigos no Facebook!