Como manter o escritório impecável: 5 dicas

16/07/2018 - 2:54 280 Views

A qualidade do ambiente influencia e muito a nossa saúde e bem-estar. Imagine então o ambiente de trabalho, onde passamos muitas horas do dia! Mantê-lo em limpo e em ordem melhora a qualidade do trabalho e até mesmo aumenta a nossa produtividade. Aqui daremos algumas dicas para você deixar seu local de trabalho primoroso e ganhar com isso mais eficiência e satisfação.

1) Coloque ordem nas suas coisas

O acúmulo de objetos como canetas, livros, papéis, post-its, clipes, entre outros, que ficam espalhados na mesa, nas gavetas, em prateleiras, causa confusão e bagunça, além de tornar difícil a limpeza! Mas são coisas necessárias ao trabalho e por isso não dá para não as ter. O que se pode fazer é organizá-las. Como? Separando-as em caixinhas, porta-lápis e porta-trecos. Já os papéis e documentos diversos podem ser organizados em pastas, grampeados ou agrupados com clipes.

2) Limpe um compartimento por vez

Com o seu espaço de trabalho organizado, você não perde tempo procurando as coisas de que precisa, e além do mais, reduz o tempo de limpeza. Pois agora você pode ir limpando por partes sem causar uma enorme confusão! Veja como fazer.

Primeiro, decida por onde começar, que pode ser a mesa, gavetas, estante ou outros móveis que você tenha. Depois, retire todos os objetos que estão aí e deixe a área livre para poder limpar bem. Limpe uma parte por vez, e logo depois recoloque os objetos em seu lugar. O truque é: limpar e arrumar em seguida! Dessa forma, cada coisa fica no seu devido lugar, num local limpo e organizado!

3) Como evitar a poeira das estantes

Os seus livros ficam cheios de pó? Pois saiba que existe um modo de manter sua biblioteca limpa sem ter de fazer faxina na estante toda semana. Além disso, os livros ficarão mais conservados e você não vai mais espirrar a cada vez que abrir um volume da sua estante! Veja como.

Retire um livro por vez da prateleira, passe um pano seco por fora, na capa e contracapa, e na parte superior onde há mais acúmulo de pó; conforme for limpando um a um, vá empilhando-os numa superfície limpa, que pode ser uma mesa, cadeira ou até mesmo sobre um pano no chão. Assim que terminar de limpar todos eles, passe na sua estante, que estará vazia, um pano com um produto adequado, e quando esta secar, reponha os seus livros no lugar.

4) Um cuidado especial com seu computador

É muito comum esquecermos de limpar o computador, no entanto, é um equipamento que também precisa de uma limpeza frequente, para evitar o acúmulo de sujeira, garantindo seu bom funcionamento. Para isso recomendamos essas práticas:

Primeiro é importante que esteja desligado e desconectado da tomada; depois pegue um pano de microfibra seco e passe suavemente sobre a tela. Para limpar o teclado e o mouse pode ser aplicado um pouco de multiuso. Uma boa solução para os cantinhos difíceis, como por exemplo os espaços entre as teclas, é o uso de um cotonete. E para completar a limpeza, passe com delicadeza o aspirador de pó em todo seu computador, incluindo os fios.

5) Evite o acúmulo de coisas desnecessárias com pequenas ações diárias

Agora que você está com seu espaço profissional limpo e organizado, a questão é: como mantê-lo assim por mais tempo? Se você criar o hábito de tirar o que não serve e limpar pequenas sujeiras que vão se formando no dia-a-dia, com certeza, você terá sempre um ambiente de trabalho em ordem e agradável. Tente estabelecer essa rotina antes mesmo de começar o seu dia, ou quando terminar o expediente.

Junte todos os papéis utilizados durante o dia;

Coloque canetas e blocos de notas em seus devidos lugares;

Limpe o computador com um pano de microfibras;

Esvazie o cesto de lixo.

E se acontecer algum imprevisto, como derramar algum líquido sobre a mesa de trabalho, ou no chão, resolva imediatamente; e se comer ou beber durante o dia de trabalho, deixe tudo limpo, inclusive retirando os utensílios utilizados.

Com essas pequenas atitudes diárias, você vai ter um ambiente prazeroso e bom para trabalhar, capaz de melhorar seu humor, aumentar o seu desempenho e proporcionar mais qualidade às suas atividades!