Superfícies de madeira: como limpar com 3 soluções eficazes

13/03/2018 - 4:18 14199 Views

Utilizada para móveis e pavimentos, a madeira é um material muito comum dentro de casa. Consegue deixar qualquer sala aconchegante e ainda mais elegante.

Dos encantadores chalés nas montanhas, às clássicas cabanas na praia, até os interiores das casas de campo, a madeira é um material que faz a diferença, tornando um lugar único e especial.

Como tudo que é especial, existe o outro lado da moeda: ao contrário de outros materiais mais simples, a madeira não é um material muito fácil de conservar, porque, com a falta de cuidado pode ficar escura, rachar e até estragar.

As prateleiras dos supermercados estão cheias de produtos desenvolvidos especificamente para limpeza das superfícies de madeira, mas muitas vezes, como você bem sabe se tratam de produtos químicos muito agressivos e nada sustentáveis do ponto de vista ecológico. Exagerar nos produtos químicos não adianta: melhor optar pelas soluções caseiras, tão amadas pelas nossas avós. Com alguns ingredientes simples, é possível preparar em casa eficazes produtos para a limpeza de qualquer superfície de madeira, incluindo aquelas danificadas.

A economia é garantida, bem como os resultados. Vamos descobrir juntos como preparar os produtos >>

3) Polidor de madeira à base de óleo de amêndoas

O óleo de amêndoas não é apenas um ótimo produto para cuidar da sua pele. Sua eficácia também é perceptível em materiais como a madeira, na qual é capaz de devolver um brilho de alta qualidade, suavizando a superfície e reparando-a, em caso de rachaduras. O efeito protetor do óleo de amêndoas pode durar até 5 dias, especialmente em superfícies que não são muito grandes, como cadeiras, mesas e móveis de tamanho médio. Para preparar em casa um bom produto de limpeza de uso diário, para polir as superfícies de madeira, simplesmente misture 10 ml de água fria (ou em temperatura ambiente) com 10 ml de óleo de amêndoas e pronto. Depois de misturados os ingredientes, basta umedecer um pano de algodão e esfrega-lo sobre as superfícies de madeira, deixando secar naturalmente.

 

2) Produto de limpeza para superfícies difíceis

A madeira arruinada pode ser mais difícil de limpar do que as outras superfícies do mesmo material, por isso a escolha do produto para a limpeza é definitivamente importante. Até mesmo neste caso, você pode preparar em casa um produto para limpar as superfícies de madeira com apenas 250 ml de água e 50 ml de vinagre de vinho branco, misturados em uma tigela.

A limpeza das superfícies de madeira deve ser feita com um simples pano de algodão, sem enxaguar depois.

 

1) Produto de limpeza para pavimentos de madeira

Não servem tantos produtos para deixar os pavimentos de madeira brilhantes: servem aqueles precisos. Com 250 ml de água morna, 50 ml de vinagre de vinho branco e 10 gotas de óleo essencial de tea tree, você pode preparar em casa um produto de limpeza muito eficiente e muito ecológico. O óleo essencial de tea tree, considerado um dos melhores desinfetantes naturais que temos em circulação, serve para lavar, para tratar e restaurar o brilho da superfície. A limpeza do pavimento de madeira pode ser feita à mão, com um pano simples, ou com um esfregão, para acelerar o processo.

 

Você gostou deste artigo? Compartilhe com suas amigas no Facebook!