Louro: um tempero de mil utilidades

29/06/2018 - 3:22 2020 Views

A folha de louro é uma planta utilizada muito frequentemente na cozinha para dar aroma e realçar o sabor dos alimentos, principalmente carnes, peixes e feijão. No passado usávamos também as frutinhas, talvez você nem soubesse que essa planta têm bagas (pequenas frutas) mas ultimamente usamos mais frequentemente as folhas.

De qualquer maneira, se trata de um ingrediente natural de múltiplas propriedades benéficas para o organismo e é bom que todos saibam disso.

As folhas e as frutas de louro contêm, em percentuais diferentes, um óleo essencial (as folhas contêm de 1 a 3% enquanto as frutas até 10% ) constituído de geraniol, cineol, eugenol, terpineol, fellandrene, eucaliptol, pineno, de propriedades estimuladoras de apetite, digestivas e anti gases.

Resumindo, além do aroma há muito mais, e não é por acaso que o louro já era bem conhecido e apreciado entre os gregos e romanos, que também o associavam com glória, sucesso e fama. (já viram como os poetas eram homenageados com coroas de louros?)

4) As virtudes do Louro

Os méritos e virtudes do louro devem ser reconhecidos pela presença de substâncias que possuem importantes propriedades curativas e concentração de óleos essenciais específicos. Não esquecendo, o fato de que o louro pode ser cultivado com facilidade, mesmo que você não seja especialista em jardinagem: não precisa ter “dedo verde” para conseguir cultivar uma planta de louro exuberante, de fato é até aconselhável manter uma no terraço ou na varanda.

3) Porquê queimar o louro

Quem quer recriar uma atmosfera prazerosa e relaxante em casa deveria experimentar queimar as folhas de louro. Umas das propriedades mais significativas dessa planta está relacionada à sua capacidade de fazer relaxar a mente. Obviamente, para que as folhas queimem é necessário que estejam secas: nem pense em colher as folhas da planta fresca e queimá-las imediatamente. A sugestão é que você as colha, amarre-as em um ramo e pendure-as em um lugar seco da casa, de preferência com as folhas para baixo e os galgos para cima, dessa forma a água contida nelas, evaporarão e nas folhas restarão somente o óleo essencial contido nelas. Como você pode imaginar, uma folha rica em óleos e sem água queima muito rapidamente.

2) Como fazer

Se você deseja promover um clima agradável e tranquilo em casa, além de perfumar os cômodos, não existe nada melhor que folhas de loro queimadas: basta pegar cinco ou seis, quebrá-las com as mãos e deixar cair sobre um braseiro. É aconselhável usar um braseiro específico para esse fim, que seja capaz de manter o calor das chamas. (um porta velas ou um braseiro de incenso podem servir bem)

1) As bagas

Não esqueçamos das frutinhas: Elas são úteis e eficazes, especificamente para o tratamento das vias respiratórias congestionadas, tosse produtiva (com muito muco). Essas bagas são perfeitas inclusive para tratar sinusite, resfriados, rinites, aliviando os sintomas em um curto espaço de tempo. Os frutos devem ser colhidos na primavera, quando estão verdes e frescos: deixe-os secar sobre uma folha de papel absorvente. Quando estiverem desidratados, podem ser colocados em um pote de vidro que deverá ser conservado ao abrigo da luz : assim as bagas conservarão suas propriedades até um ano, garantindo todos os benefícios.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!