Como limpar o sofá em tecido, couro e em microfibra

29/08/2018 - 8:46 2022 Views

Para manter uma casa sempre arrumada e brilhante, é necessário não negligenciar nada, limpando o sofá com muito cuidado. De fato, ao passar muitas horas da nossa vida, é impossível que ele não fique sujo e que não se deposite poeira.

Para remover manchas, não é necessário gastar uma fortuna em produtos que possam ser prejudiciais à sua saúde, basta seguir alguns conselhos práticos e fazer detergentes baratos, naturais e caseiros.

Além disso, nem sempre é possível remover e lavar o revestimento de tecido do sofá na máquina de lavar roupa, por isso é necessário remover as manchas sem lavar na máquina.

Seja um sofá em tecido, em microfibra ou em couro, cada um deles possui o tratamento certo para eliminar todas as manchas de sujeira. Com um pouco de paciência e alguns bons e velhos truques caseiros, tudo ficará mais limpo e higienizado.

Vamos descobrir juntos os truques para limpar o sofá e fazê-lo voltar a ser como novo:

5) Como limpar o sofá em modo natural usando o tea tree oil, também conhecido como óleo de melaleuca

Antes de procurar uma solução especifica para cada tipo de sofá e o sistema de limpeza mais adequado para cada um, existe um remédio natural excelente e adequado para qualquer situação que é baseado em óleo essencial de melaleuca alternifolia, ou tea tree oil.

Depois de remover a poeira e restos de comida do sofá, para limpá-lo completamente misture 500 ml de água, 1 copo de vinagre branco e 5 gotas de tea tree oil. Nem todo mundo sabe que, além de ser usado para cuidados pessoais, esse óleo é um grande aliado para a limpeza da casa. Em seguida, coloque a mistura em um spray, pulverize-a em uma esponja macia e esfregue-a no sofá com movimentos regulares. Para agilizar a tarefa, seque o sofá com o secador de cabelo, no final ele estará todo higienizado e perfumado.

4) Como limpar o sofá em microfibra

A vantagem de um sofá de microfibra é que não é muito difícil remover manchas. Antes de remover as manchas, use o aspirador de pó para remover poeira, migalhas e pêlos de animais. Tenha cuidado usando o aspirador para evitar danificar o tecido e deixar listras. Neste ponto, proceda à lavagem das manchas, criando um detergente com 1 litro de água quente e 1 copo e meio de vinagre de vinho branco. Passe por toda a superfície um pano úmido embebido neste detergente natural. O vinagre não só ajudará a remover manchas, mas desinfetará o tecido. Para deixar um aroma agradável no ar, você pode adicionar algumas gotas de amaciante de roupas.

3) Como limpar o sofá de tecido

Se o seu sofá for de tecido, neste caso também será necessário aspirá-lo primeiro. Aspire bem ao longo de toda a superfície, mesmo nas fendas, para remover qualquer poeira residual e pêlos de animais. Neste ponto, você pode iniciar a remover as manchas com um detergente caseiro, que consiste em: 1 litro de água morna, meio copo de suco de limão ou vinagre de vinho branco e uma colher de sopa de bicarbonato. Antes de passá-lo por toda a superfície, é aconselhável testar o detergente natural em uma pequena parte do sofá bem escondida. Se a cor permanecer intacta, você pode prosseguir com a lavagem.

2) Como limpar o sofá de couro

Sofás de couro, embora sejam muito delicados, são fáceis de limpar, basta estar atento à algumas dicas. Entre os produtos mais eficazes está o sabão para couro que você pode encontrar em um sapateiro ou em uma loja de materiais de limpeza. Aplique-o em um pano e depois esfregue-o no couro. O sabão terá uma ação dupla. Além de remover manchas, ele hidrata o couro e faz o sofá parecer como novo.

1) Como limpar o sofá em couro branco

Se o seu sofá de couro for branco ou de um tom muito claro, você não precisará comprar nenhum produto caro para remover a sujeira. Na verdade, você só precisa de um sabonete líquido para as mãos, um pano umedecido com água morna, bem torcido e um par de luvas de borracha. Depois de colocar o sabonete no pano, você terá que passá-lo na superfície a ser limpa. Em caso de manchas difíceis, repita a operação várias vezes.

Se você gostou do nosso artigo compartilhe com os seus amigos no Facebook!