Como limpar as portas dos armários da cozinha de forma prática

12/02/2018 - 1:45 8527 Views

Dado o ritmo frenético de nossas vidas, muitas vezes limpamos a casa ou o apartamento de forma muito breve: aspirar, lavar, remover o pó dos móveis, trocar a roupa de cama, etc. E em meio ao caos da rotina, acabamos limpando tudo superficialmente, e esquecendo de algumas partes extremamente importantes.

Com certeza uma delas são as portas dos armários da cozinha. Feitas dos mais diversos materiais , elas são vítimas dos vapores e gordura vindas dos preparos feitos no fogão, que causam manchas e sujeira de comida.

Na verdade mantê-las limpas e desinfetadas, pode ser algo muito mais fácil do que você pensa. Com as nossas dicas bastarão apenas alguns minutos para transformar o ambiente no qual você prepara suas refeições, impecável e como novo.

O acúmulo de sujeira nas portas dos armários da cozinha pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Se você tem pouco tempo disponível para se dedicar à limpeza, siga estes métodos práticos e rápidos que lhe permitirão deixar as portas limpinhas.

Saiba como fazer >>

Tirar o pó das portas

Independentemente do material que são feitas as suas portas, antes de tudo é importante tirar o pó com a ajuda de um pano. Elimine qualquer vestígio de poeira dentro e fora de seus móveis. É um trabalho a ser feito com capricho, porque a poeira costuma se acumular nos cantinhos mais internos, ficando presa e dificultando a remoção. Uma pequena escova de dentes pode ajudar muito.

Água e sabão: o método mais simples

Use água e sabão, esfregando uma esponja não abrasiva sobre a área a ser limpa. Em seguida, enxágue com um pano de microfibra. Este método é adequado para todos os materiais, mas preste atenção caso seu móvel seja de madeira, pois ela tende a absorver água e inchar. Nesse caso, reduza a quantidade de água e seque rapidamente. Para as manchas mais difíceis, confie no álcool desnaturado. Não se esqueça de prestar atenção à água que você usa. Se contiver muito ferro e calcário, poderá oxidar ou corroer o material das portas.

Use um detergente natural

Para desinfetar e limpar, confie em um detergente caseiro, é uma excelente solução. Desta forma, você evitará o risco de usar produtos agressivos nas suas portas. Em uma tigela, coloque água e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Misture a solução até dissolver todo o bicarbonato. Atenção: esta solução é recomendada apenas para alguns materiais, como aço, vidro e laminado, evite a madeira. Para limpar portas de madeira, é recomendado usar um pano macio ou de microfibra, umedecido apenas com água. Mergulhe o pano na solução de água e bicarbonato e em seguida, esfregue-o na superfície até limpar tudo, com movimentos circulares para evitar arranhar o material. Finalmente, seque bem as portas com um pano seco.

Vinagre branco para deixá-las brilhando

Para dar às suas portas um brilho invejável, você pode optar por outro método natural. O vinagre de maçã é um excelente removedor de manchas. Como último passo, coloque algumas gotas de vinagre em um pano de algodão e esfregue a superfície das portas. Desta forma não existirá duvidas, você deixará as portas da sua cozinha brilhantes e reluzentes, e ainda evitará a formação de mofo e manterá as formigas longe dos armários.

Evite absolutamente

Evite usar cremes e substâncias abrasivas como esponjas de aço em portas de vidro, laminados e de aço. Jamais use solventes, tricloroetileno, amônia e álcool, na madeira, aço ou alumínio. Não é recomendado principalmente o uso de removedores de manchas e alvejantes em madeira, porém o uso de álcool quando diluído, é permitido somente para madeiras de laminado lacado.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!