LIMPAR A LÍNGUA: Por quê é importante?

27/07/2015 - 9:55 167 Views

Limpar a língua é fundamental para a nossa higiene oral diária, embora muitos ainda não conheçam a importância desta prática. Mas porque é assim tão importante? Por que a estrutura da língua é formada por muitos sulcos, por esse motivo, é muito fácil que as bactérias se acumulem e que haja uma estagnação dos alimentos formando uma patina de toxinas e resíduos. A putrefação de substâncias proteicas que são depositadas sobre a língua, especialmente as ricas em aminoácidos, liberam substâncias químicas tais como o enxofre em forma de Composto Sulfurados Voláteis (CSV). Tudo isso pode criar o clássico problema de mau hálito e certamente também a proliferação da placa bacteriana.

De acordo com alguns estudos, limpar a língua diariamente ajuda na prevenção de cárie dentária, periodontite e também reduz a presença do Streptococcus Mutans, uma das bactérias responsáveis pela maioria das doenças bucais.

10# Combater o mau hálito

Talvez você nunca pensou nisso, mas o problema do mau hálito pode estar relacionado com a limpeza incorreta da língua. A boa notícia é que pátina sobre a língua pode ser eliminada facilmente, por isso, que todas as manhãs seria ser bom limpar a língua assim como escovar bem os dentes e usar frequentemente o fio dental.

Existem nos supermercados uma ferramenta muito útil para limpar a língua (a melhor opção seria em aço inox), conhecida como “raspador de língua” ou “Tongue Sweeper” . O raspador de língua é muito eficaz na eliminação da patina de toxinas e dos resíduos. Mas não é simplesmente benéfico para a limpeza da língua e da cavidade oral. Irá também beneficiar todo o seu organismo: é impossível manter uma boca limpa se a sua língua não está limpa!

motivi per pulire la lingua 01

9# Desintoxicar o organismo

Sabia que limpar a língua faz parte das técnicas de Yoga e Ayurveda para ajudar na eliminação das toxinas do organismo? A sugestão é começar com o bom hábito de utilizar o raspador de língua todas as manhãs. Remover a pátina sobre a língua antes de escovar os dentes, tomar café da manha e de começar o dia, permite que as toxinas que o seu corpo está tentando eliminar não estão voltem em circulação.

8# Remover a pátina sobre a língua

Você deve ter notado que às vezes sobre a sua língua se forma uma pátina esbranquiçada. Em alguns dias a língua aparece limpa, mas em outros, eis visível a pátina. A formação desta pátina pode ter várias causas, mas geralmente é um fenômeno perfeitamente normal. São toxinas, bactérias, fungos e resíduos de alimentos que se acumulam sobre a língua e nós podemos ajudar nosso corpo a eliminá-los, graças a uma limpeza constante da língua. Podemos usar o raspador de língua até uma vez por dia.

7# Sentir melhor o sabor dos alimentos

Limpar a língua removendo a pátina existente sobre ela, fará com que as papilas gustativas entre em contato direto com a comida. Desta forma sentiremos de maneira mais nítidas sabor deles. A Ayurveda ensina que quanto melhor provamos e apreciamos a nossa comida, melhor as digerimos e absorvemos. E isso leva a uma maior saúde do aparelho digestivo e do organismo em geral.

6# Proteger os dentes e as gengivas

Com a remoção das bactérias e toxinas que se acumulam na superfície da língua, temos uma saúde bucal melhor. Em particular ajudamos os dentes e gengivas a ficarem saudáveis. As bactérias que se acumulam na língua de fato podem ser responsáveis pelo acúmulo de placa, cárie e problemas gengivais.

5# Massagear os órgãos internos

Você sabia que a língua pode ser considerada um mapa da saúde dos órgãos internos? É por isso que os médicos frequentemente pedem aos pacientes para mostrar a língua, pois esta pode ajudar no diagnóstico. Observando a língua, devido à sua limpeza constante, você pode aprender muito sobre o que está acontecendo no nosso organismo. Com o raspador de língua, se desejar, é possível estimular e massagear os pontos correspondentes a órgãos internos, como acontece na acupuntura. Você sabia? Atenção: o raspador de língua deve ser usado sempre com a máxima delicadeza.

motivi-per-pulire-la-lingua-03

4# Apoiar o sistema imunitário

Talvez você não tinha consciência, mas a língua faz parte das primeiras defesas imunitárias do nosso organismo, juntamente com as secreções presentes na nossa boca, que já contêm substâncias que nos protegem contra germes e bactérias. Limpar a língua constantemente não só impede que toxinas não sejam reabsorvidas pelo organismo, mas permite também, que as funções imunológicas que iniciam a partir nossa boca melhorem.

3# Facilitar a digestão

Naturalmente a nossa língua possui um papel importante nas funções do nosso sistema digestivo. Na Ayurveda, uma boa digestão é considerada a base para uma boa saúde. A digestão começa a partir da boca, graças as enzimas salivares que iniciam o processo de transformação do que comemos, de maneira que os nutrientes úteis possam ser absorvidos pelo organismo. Limpar a língua ativa a produção de saliva e estimula o “agni“, o nosso fogo digestivo, para ajudar na digestão durante todo o dia.

motivi per pulire la lingua 02

2# Prevenir a sinusite

De acordo com Ayurveda, problemas como a sinusite podem ser ligados a falta de higiene da língua. Se o nariz está bloqueado por um acúmulo de muco, o ar sofre dificuldades em atravessar os canais nasais , deste modo, as bactérias tendem a se acumular entre as narinas e a cavidade oral. Para prevenir a sinusite Ayurveda sugere de praticar a limpeza da língua com o raspador de língua e a limpeza da cavidade nasal com água e sal graças a ajuda da ducha nasal

1# Purificar o corpo e a mente

No Yoga, limpar a língua faz parte das técnicas de purificação do chamado kriya, entre as quais encontramos também a limpeza do intestino e a limpeza dos canais nasais com a ducha nasal, que já mencionamos anteriormente. Estas técnicas de purificação são benéficas seja para o corpo que para a mente, já que os reforça preparando assim o aspirante espiritual a alcançar a sua própria meta.

Sem dúvida, existem muitos benefícios de limpar a língua diariamente. Compartilhe com os seus amigo no Facebook!