Limpar a casa com o sal: 10 maneiras para usá-lo melhor

14/05/2018 - 3:57 8844 Views

O sal é um ingrediente que nunca falta nas nossas cozinhas e que é utilizado também em tratamentos de beleza do corpo.

Na alimentação, o sal tornou-se uma espécie de vilão pelo fato de poder causar hipertensão, problemas renais e, por fim, mas não menso importante, desequilíbrio na retenção de líquidos. Você sabia que o sal é o principal ingrediente de inúmeras e ótimas soluções caseiras para a limpeza da sua casa?

Uma pitada de sal pode fazer milagres removendo algumas manchas impregnadas que parecem impossíveis de serem removidas. De acordo com algumas crenças, limpar a própria casa com água e sal afasta as energias negativas, purificando assim o lar, também no sentido espiritual. Acredite se quiser, mas adicionando um punhado de sal grosso e algumas colheres de vinagre na água para lavar o pavimento, você irá obter um excelente desinfetante.

Seguem aqui, 10 afazeres domésticos nos quais você poderá utilizar o sal >>

 

10) Limpar panelas de ferro

Se você adora cozinhar nas suas panelas de ferro fundido, mas toda vez acaba ficando com aquela marca de ferrugem, nós vamos dar uma dica incrível! Depois de usar a panela, remova o excesso de sujeira, adicione um pouco de sal na mesma e esfregue com uma esponja. O sal age como um limpador abrasivo sem estragar as suas panelas e o mais importante, sem deixar resíduos químicos como os detergentes fazem.

9) Polir talheres e prataria

Para limpar a sua prataria escurecida faça uma massa usando farinha, vinagre e sal, com a qual você deverá esfregar os seus objetos de cobre, prata e bronze. Em vez disso, usando sal e limão você fará com que a sua pia de aço pareça novinha em folha. Por último, resolva o problema das panelas queimadas misturando sal, vinagre, algumas gotas de limão e um pouco de farinha pra fazer algo como um esfoliante nas panelas escurecidas. Eu fiz em tudo isso na minha casa e ficou tudo brilhando! Essas dicas são preciosas!

8) Remover as manchas mais difíceis

Você derramou um pouco de vinho na toalha de mesa? Coloque sobre a mancha uma colher de sal cobrindo-a totalmente e deixe agir por, pelo menos 15 minutos. Em seguida enxágue e lave com água quente. A mesma coisa também funcionará com manchas de ovo, que desaparecerão graças às propriedades absorventes do sal. Com relação às manchas de café e chá, esfregue o tecido sujo com sal. Já se você pretende trazer de volta a cor branca de roupas de linho ou algodão, toalhas de mesa inclusas, deixe-as de molho por uma noite em uma bacia com água e sal grosso.

7) Desumidificar o ambiente

Para se ter em casa um ambiente saudável, é necessário ventilar os cômodos e acabar com o acúmulo de umidade, de modo que não se forme o tão temido mofo. Use o sal com essa finalidade: pegue uma garrafa de plástico seca e corte-a em 2 partes (a parte inferior deverá ser alguns centímetros mais longa). Abra a tampa, fure-a com uma faca e feche-a. Em seguida, depois de ter colocado aproximadamente 200 gramas de sal grosso na parte superior, coloque-a de cabeça pra baixo dentro da parte inferior e vede o ponto de junção das 2 partes da garrafa com fita adesiva. Deixe tudo na geladeira por uma noite. Agora você terá o seu desumidificador caseiro!

6) Perfumar o ambiente

Além de todas as propriedades listadas até agora, o sal possui também àquela de absorver os odores de modo eficaz. Se você tem a inteção de eliminar o mau cheiro dos seus tênis, você deverá colocar ao interno deles um punhado de sal e outro de bicarbonato de sódio. Deixe agir por uma noite inteira, dê uma agitada nos tênis pela manhã e o mau cheiro irá desaparecer “magicamente”! Com relação às manchas de suor, utilize vinagre de vinho branco diretamente sobre a mancha e depois deixe a camiseta de molho com bastante água, vinagre e 2 colheres de sal grosso.

5) Para dar vida às cores das suas roupas

Se as suas roupas parecem estar com as cores apagadas e desbotadas, siga estas instruções: mergulhe-as em uma bacia com água fria, adicionando um punhado de sal grosso e 2 colheres de vinagre branco. O sal e o vinagre também são ótimos para manter a cor das roupas pretas, mas lembre-se de lavá-las separadamente das roupas coloridas. Só não deixe as suas roupas coloridas ou pretas muito tempo de molho! O mesmo procedimento vale para os seus tapetes: use uma escova de cerdas duras para esfregar o tecido e dar-lhe vida nova e esplendor.

4) Lavar frutas e verduras

Acostume-se a lavar frutas e verduras, que mais tarde você irá cozinhar, não somente com água corrente, mas sim, adicionando sal grosso. Este último serve para ajudar a eliminar os pesticidas, agrotóxicos e resíduos de terra. E assim, você não precisa usar água sanitária, que se não enxaguar bem pode deixar um pouco do seu gosto no alimentos. Uma curiosidade: se você espalhar o sal grosso sobre a panela antes de grelhar os alimentos, definitivamente será uma boa idéia, pois o sal reduz a fumaça.

3) Remover a ferrugem

Se você possui objetos de metal que estão oxidados, especialmente aqueles de ferro, o sal é o ingrediente que irá lhe ajudar, junto com a água quente, limão e vinagre branco. Deixe de molho, por exemplo, as chaves as quais você gostaria de remover a ferrugem e depois esfregue-as com força. Ficarão novinhas em folha!

 

 

2) Limpar bem garrafas e frascos

As dimensões dos objetos de vidro, como garrafas e frascos, muitas vezes, impedem que a esponja faça o seu trabalho. Se você quer ter certeza de que os lavou e esterilizou em profundidade, encha-os com água quente, junto com um punhado de sal grosso e, por fim, vinagre; agite vigorosamente e para finalizar, enxágue com água fria da torneira.

1) Limpar a cafeteira italiana sem sabão

Na Itália é absolutamente proibido lavar a moka, ou seja, a cafeteira italiana com detergente. De que modo é possível então higienizá-la? Com o sal, é claro! Encha a cafeteira com água e adicione 3 colheres de sal. Em seguida esfregue por dentro com uma esponja de aço, que você terá umedecido antes com limão e sal. Por fim, enxágue bastante.

Você gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!