Lavagem a seco: 3 dicas para fazer em casa

12/07/2018 - 1:31 2796 Views

Quando temos que lavar itens particularmente delicados, geralmente preferimos confiar nos cuidados experientes de uma boa lavanderia para evitar possíveis danos irreversíveis aos tecidos. A lavagem a seco é especialmente indicada para lã ou roupas de seda e consiste em uma técnica muito específica: lavar a máquina com um solvente especial, sem usar nem mesmo uma gota de água.

As máquinas de lavar especiais usadas pelas lavanderias possibilitam a lavagem com solventes, remoção de manchas e desengorduramento sem a necessidade de água. Embora certas lavagens devam ser feitas com maior atenção, você também pode fazê-las em casa, economizando os custos de lavanderia, produtos e luz.

A lavagem a seco de roupas pode ser feita com produtos naturais e fáceis de encontrar, como vinagre de vinho branco, água, limão, sal e bicarbonato de sódio. Para a limpeza a seco você também vai precisar de um pano branco e um pano de microfibra.

A seguir vamos descobrir como fazer a lavagem quase sem custos! Olha só >>

3) Ler a etiqueta

Antes de fazer qualquer lavagem, é necessário checar as etiquetas das roupas para verificar se elas são realmente adequadas para a técnica de lavagem à seco. Uma peça de vestuário que pode ser lavada desta forma é normalmente identificada por um símbolo de “círculo” na etiqueta, onde muitas outras informações também são indicadas, como por exemplo, todos os solventes que não podem ser usados sobre aquele tecido especificamente. Abaixo apresentamos uma tabela com uma legenda com todos os símbolos referentes à lavagem a seco que encontramos nas etiquetas de nossas roupas. Não está muito mais claro agora?

2) Vamos à lavagem

Para uma boa limpeza à seco, geralmente são utilizados solventes como os percloretilenos, porém esses produtos são muito difíceis de serem encontrados em supermercados normais. Uma alternativa muito boa é optar por ingredientes naturais, que sejam mais delicados e menos prejudiciais do que os produtos químicos. Para remover as manchas das suas roupas, o procedimento é muito simples: depois de ter colocado as roupas em cima de uma mesa devidamente coberta com um plástico, passe levemente sobre as partes sujas, um chumaço de algodão embebido numa mistura de água com gás, vinagre de vinho branco e bicarbonato de sódio. Em seguida, antes de deixá-las secar, limpe as roupas com um pano branco úmido. Porém, tenha cuidado para não deixar as roupas expostas diretamente ao sol. Siga as indicações da etiqueta no momento de passar as roupas para evitar que elas se danifiquem.

1) Lavagem alternativa

Se as suas roupas não tiverem manchas de sujeira, provavelmente você poderá lavá-las com uma solução ainda mais delicada. Você irá preparar uma mistura de suco de limão e sal. O composto obtido terá uma consistência cremosa, e deverá ser esfregado suavemente nas áreas que você quer desinfetar, deixando agir por cerca de meia hora aproximadamente. Após a remoção desse creme, as roupas podem ser limpas com o auxílio de um pano de microfibra branco, levemente umedecido com água limpa e fria.

Você achou esse artigo útil? Compartilhe no Facebook!