Jardinagem: as técnicas alternativas mais geniais

13/07/2018 - 1:56 240 Views

Nem todo mundo tem mão boa para plantas e, quando se trata de jardinagem, é preciso uma boa dose de talento. Cuidar das plantas, da horta e do jardim requer dedicação, devoção e muita atenção, mas também uma certa habilidade. Resultados excelentes podem ser obtidos tanto com técnicas tradicionais de jardinagem quanto com métodos mais alternativos e menos ortodoxos, mas certamente mais criativos.

Ovo em um vaso? Um excelente fertilizante natural!

Pode até parecer bizarro, mas o ovo cru age como fertilizante natural se colocado num vaso cheio de terra. Seu efeito entrará em ação assim que começar a se decompor. Até mesmo as cascas de ovos são boas para isso, e servem, também, como excelentes pesticidas naturais. Como funciona? Basta quebrá-las e picá-las, e colocar nas plantas para incentivar seu crescimento. Sua ação antiparasitária permite afastar os caracóis, as lagartas e todos os vermes que podem atacar as folhas.

Papel higiênico, garfos e pimenta: tem para todos os gostos!

Você já tentou usar papel higiênico como vaso para plantio? Ou garfos de plástico fincados na terra para afastar os animais? E plantar uma rosa em uma batata? Isso também é possível! Com uma chave de fenda ou um prego limpo, basta fazer um buraco na batata e inserir o raminho da rosa, enterrando a batata no solo úmido. Os ramos começarão a brotar depois de alguns dias. A água de cozimento dos legumes pode ser usada como um adubo para as plantas, sendo muito rica em sais minerais e outros nutrientes. Para poder usá-la, no entanto, é importante que não tenha sido salgada e que tenha sido armazenada em um recipiente bem fechado e em local seco. Outro método incomum, mas igualmente eficaz para a jardinagem é o uso da pimenta, que atua como fertilizante natural e pesticida graças a uma substância chamada capsaicina. Com apenas 2 gramas de pimenta em pó, dissolvidos em um litro de água, é possível curar plantas doentes.