Adeus aos insetos em casa: conheça 6 modos naturais caseiros

20/03/2018 - 9:11 4162 Views

Insetos são sempre muito inconvenientes dentro de casa. Principalmente no verão, quando costumamos manter as portas e janelas abertas para arejar a casa. Porém, além de ar fresco, mosquitos, moscas e insetos de tudo que é tipo também acabam invadindo a casa.

Mas o que você pode fazer para enfrentar essa “ameaça” e ser capaz de curtir a paz e a tranquilidade dentro da sua própria casa? Felizmente, há um método caseiro que pode acabar com este probleminha, sem recorrer a produtos tóxicos, fedorentos e nocivos ao meio ambiente.

Ao invés disso a solução pode estar em uma simples vela de citronela, que pode ajudar muito no controle dessa situação de lidar com o incômodo causado por insetos voadores. Além disso, a mesma vela, também serve para perfumar e deixar o ambiente muito mais agradável e até aquecido durante o inverno.

Não há necessidade de comprar produtos caros e químicos, você pode alcançar os mesmos resultados de forma mais natural e sustentável, e isso não lhe custará nenhum grande trabalho.

Vamos ver o que você precisa fazer para preparar uma vela anti-insetos com suas próprias mãos >>

1) Para fazer a sua vela de citronela você vai precisar de:

A vela de citronela pode ser preparada em qualquer época do ano, sem se preocupar com a estação. Seu aroma cítrico pode trazer vários benefícios graças aos diferentes componentes contidos nela. Aqui estão os produtos que você precisa para criar esse repelente natural: em primeiro lugar, é preciso o óleo essencial da citronela, extraído diretamente da planta, que é responsável por produzir o cheiro característico. Você precisará também de pavio e flocos de cera para velas. (As mechas do pavio devem ter cerca de 4 cm a mais em comparação ao tamanho de suas velas) Separe duas panelas para o banho-maria, algumas decorações para o seus potes e algum produto para grudar o pavio à vela, você pode usar uma cola de secagem rápida ou fita adesiva. Além disso tudo, adicione aos materiais: espetinhos de madeira (ou palitos de picolé, grampos de cabelo e os vidros onde você vai colocar a vela dentro.

2) O procedimento

Pegue a forma onde você irá colocar a cera e tenha certeza que esta esteja bem seca. Feito isso, enrole o pavio ao redor do palito de sorvete e prenda usando o grampo de cabelo. (veja na imagem da página seguinte) O próximo passo é a inserção da cera, que deve ser dissolvida completamente em banho-maria usando a panela menor sobre a panela maior que deve conter água quente. Despeje algumas gotas de óleo essencial de citronela na cera derretida, cuja quantidade depende do tamanho escolhido para sua vela (tenha cuidado para não exagerar na quantidade desta substância!).

3) O preenchimento

Agora você pode colocar a cera derretida no recipiente ao qual o pavio foi aplicado. O procedimento pode ser facilitado com o uso de uma pequena panela com um bocal. Uma alternativa é usar uma colher normal de sopa, que também servirá. Basta encher cada recipiente até o topo e esperar que a cera se torne sólida.

4) O resultado

Em alguns minutos, a vela de citronela estará pronta para o uso. Com algumas técnicas simples e caseiras, agora é possível defender-se daqueles insetos irritantes e ter uma casa mais limpa e perfumada. Este método pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira uma casa protegida de forma natural. Mas não é o único: veja os próximos que são ainda mais fáceis.

5) Um potinho com pimenta-preta

Uma solução natural para afugentar as moscas requer o uso da pimenta-preta. Você vai precisar de uma colher de sopa de pimenta e um pouco de vinagre branco. Misture bem os dois ingredientes e coloque-os em um potinho. Coloque o potinho no lugar da casa onde você quer que os insetos desapareçam.

6) Armadilha para moscas caseira

Nos cômodos onde ficam as crianças ou os animais domésticos é aconselhável substituir o papel pega-moscas comprado, cheio de substâncias químicas, com um mais natural e menos tóxico. Para fazê-lo em casa, basta misturar água, açúcar e vinagre de maçã, e passar com um pincel em uma folha de papel. (como papel pardo). O efeito não é dos mais elegantes, mas funciona!

7) Pot-pourri contra os insetos

Para esta solução você irá precisar de um vidrinho para preparar o seu pot-pourri caseiro. O pot-pourri se faz utilizando flores secas. Neste caso você vai flores secas de lavanda, uma planta ótima como repelente anti mosquitos, e pimenta-preta em grãos. Adicione 10 gotas de óleo essencial de eucalipto e 10 gotas de óleo essencial de citronela. Misture tudo e posicione o seu pot-pourri no cômodo da casa onde os mosquitos estão.

8) Armadilha para borrachudos

Outro truque eficaz para se livrar dos borrachudos é preparar uma simples armadilha. Você vai precisar de um vidro que deverá encher com vinagre de maçã ou outro vinagre branco. Feche a tampa com papel filme e faça furinhos. Os borrachudos serão atraídos pelo cheiro e entrarão, mas não conseguirão mais sair. Você pode colocar a armadilha em qualquer lugar da casa.

9) Spray anti-insetos caseiro

Para esta solução você vai precisar de um borrifador, no qual deverá adicionar uma mistura anti-insetos. Para preparar a solução basta encher metade do borrifador com vinagre branco e metade com água, e adicionar 1  colherinha de café de detergente de lavar louças. Borrifando pela casa, os insetos irão se mandar imediatamente.

Gostou desse artigo? Então compartilhe com seus amigos no Facebook!