Horta na sacada: hoje é possível comer a quilômetro zero

06/07/2018 - 9:42 194 Views

Como seria bom ter sempre à disposição um quintal de onde pegar os temperos para a cozinhar, com verduras frescas, cultivadas por você. Produtos naturais e a zero quilômetro de distância. Pena que nem todos têm um jardim ou um terreno para cultivar. Mas não se preocupe, pois existe uma solução muito simples para isso.

O que pode ser cultivado na varanda

Antes de qualquer coisa, saiba que você pode plantar e cultivar muitas qualidades e tipos de plantas na varanda. Provavelmente mais do que se pensa. E não só, até mesmo algum tipo de fruta. Você pode plantar berinjelas, tomatinhos, cenouras, salada de vários tipos, pimentas, morangos e gengibre. Além disso, você também pode ter um cantinho com os temperos mais usados na culinária, como sálvia, alecrim, manjerona, manjericão, hortelã, etc … Você sabe que até mesmo o abacate pode ser plantado? Você só tem que tomar cuidado para retirá-lo no inverno porque sofre com as baixas temperaturas.

Como fazer uma horta na varanda

E agora vamos falar como fazer a sua mini horta. Você precisará usar paletes de madeira. Aquelas plataformas utilizadas pelas empresas, para colocar diversos materiais, como sacos de lenha para o fogão. São geralmente quadrados de madeira suficientemente grandes e elevados do chão. A sugestão é lixá-los com lixa d’água, pintá-los ou simplesmente passar uma mão de verniz, para que não se deteriorem no tempo e com as intempéries. Quando sua plataforma de madeira estiver pronta, você poderá usá-la de diversas maneiras. Horizontalmente para plantar em buracos laterais, ou verticalmente, se você quiser fazer uma horta na parede. Você também pode plantar em vasos e depois pendurá-los. Você economizará muito espaço e terá a oportunidade de desfrutar de excelentes verduras orgânicas em todos os sentidos. Para plantar verduras, você pode colocar a semente da planta que você quer diretamente sob o solo, como no caso do abacate; ou você pode comprar sementes e terra já fertilizadas nas lojas apropriadas.

Faça a horta vertical

Como já dissemos antes, você precisa conseguir as plataformas de madeira; qualquer armazém tem várias de sobra. Então você vai precisar de um plástico preto, um grampeador, tesoura e abraçadeiras hidráulicas. Cubra a parte inferior da plataforma com o plástico preto e fixe-o com o grampeador. Coloque-o horizontalmente e preencha os orifícios com terra. Inicialmente para a semeadura e para a primeira fase de crescimento das plantas, você terá que colocá-lo de volta na posição horizontal, e quando as plantas começarem a crescer, já com raízes bem desenvolvidas, você poderá trazê-lo de volta à posição vertical. Para finalizar, a rega deve ser feita com um regador que espalha a água com gotas como chuva, para não molhar demais o solo.

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!