Higiene na Cozinha: os 5 erros mais comuns

25/04/2017 - 8:07 35528 Views

Muitas vezes cometemos muitos erros na cozinha, embora na maioria das vezes nem nos damos conta. As ações repetidas e habituais que temos como cozinhar, já são tão automáticas que muitas vezes não prestamos a devida atenção a tudo o que fazemos.

Provavelmente nós nos tornamos especialistas em ler os rótulos dos alimentos e estamos bem informados sobre os perigos do Botox, ou da interrupção da cadeia frigorífica e outros aspectos de conservação dos alimentos, antes de chegar até nós, mas não sabemos como existem muitas armadilhas escondidas em comportamentos que para nós são completamente inofensivos.

A higiene é uma questão fundamental que não deve ser negligenciada, mesmo no momento de cozinhar. Um pequeno erro pode nos custar caro, e arruinar o nosso jantar preparado com tanto empenho.

Você já pensou se tudo aquilo que fazíamos até agora está errado? Para evitar que uma noite encantadora à mesa se transforme em experiência desagradável, aqui estão os 5 erros mais comuns que normalmente cometemos na cozinha.

Vamos descobrir juntos >>

5) A geladeira

Na geladeira pode acontecer o fenômeno conhecido como contaminação cruzada, de acordo com que as bactérias tendem se moverem de alimentos a alimentos, podendo acontecer a contaminação entre eles. Para evitar isso, você deve fazer com que eles estejam melhor conservados na geladeira, guardados separados em recipientes fechados. Mesmo a etapa de descongelamento é importante: embora seja sempre mais aconselhável descongelar dentro da geladeira, é melhor não colocar as embalagens ou bandejas diretamente nas prateleiras. Pois o risco de contaminação de outros alimentos com água, sangue e outros caldos drenados é grande. Obviamente, devemos ter muita atenção a própria limpeza da geladeira, que deve ser frequente limpa e desinfetada.

frigo-aperto-1

4) Utensílios de cozinha

Embora nas cozinhas profissionais os talheres e facas de corte disponíveis são muitos, e bem divididos por tipo de alimento, em casa, muitas vezes a escolha é muito mais limitada. Nestes casos, você pode optar por lavar bem as ferramentas a cada mudança de ingrediente ou de trabalhar antes os ingredientes que serão consumidos crus, e depois carnes e peixes que serão cozinhados. A tábua de madeira também não é aconselhável, porque por ser porosa tende a absorver substâncias, tornando-se uma superfície perfeita para a proliferação de germes. Mas se você costuma usar a tábua de madeira, deve sempre desinfetá-la com uma esponja embebida em vinagre ou suco de limão.

utensili-da-cucina-1

3) Luvas

Se você tem o hábito de usar luvas para preparar as refeições, você deve sempre lembrar de substituí-las com frequência. Sem este cuidado, esta escolha que deveria ser mais higiênica, muitas vezes  acaba por não ser.

guanti-in-lattice-cucina-1

2) Esmalte na unhas

Ao cozinhar usando esmalte nas unhas, é mais difícil ver os resíduos de alimentos que se depositam sob elas. Por esta razão, é importante usar em cada lavagem, uma escova de limpeza para mãos, e assim mantê-las higienizadas corretamente.

mettere-lo-smalto-1

1) As mãos

Lavar as mãos é uma ação muito importante para evitar a propagação de bactérias. Isso deve ser feito antes, durante e após a preparação de alimentos, especialmente quando lidamos com muitos alimentos diferentes.

Lavarsi-le-mani-1

Se você gostou desse artigo compartilhe com seus amigos no Facebook!