GLÚTEN FREE: 6 Substitutas para a farinha de trigo branca

27/07/2015 - 8:47 129 Views

Em supermercados e lojas especializadas aumenta cada vez mais a demanda de produtos “Glúten Free“,  ou seja alimentos que não contém glúten. Ao mesmo tempo, sente-se falar cada vez mais de doenças associadas a intolerância a este elemento, como a doença celíaca. Mas o que é o glúten? É verdade que os produtos glúten free são mais fáceis de digerir? Ha muitas perguntas e muitas vezes é difícil encontrar respostas satisfatórias ou não contaminadas por preconceito e desinformação. O glúten é uma proteína encontrada primeiramente em quase todos os cereais como trigo, cevada, aveia, kamut, centeio e, consequentemente, em todos os derivados alimentícios, como macarrão. Mas o que é exatamente? Glúten é formado por um grupo de proteínas que são subdivididos em dois grupos: as formadoras de glúten que constituem cerca de 80 %, são as gliadinas e as gluteninas, e as proteínas de reserva que são naturalmente ricas em prolina e glutamina. Estas substancias permitem as farinha de fermentar e assumir uma consistência que caracteriza as preparações de cozimento no forno. Com esta composição, é fácil entender, porque a farinha de trigo branca é responsável por mais de 20% das calorias e proteínas necessárias à nutrição humana.

no glutem 07

A maioria das pessoas são perfeitamente capazes de digerir e metabolizar o glúten, mas os celíacos, não tem a capacidade de absorção destas proteínas pelo intestino. A doença celíaca, de fato, é uma intolerância permanente a gliadina do trigo e outras prolaminas existentes nos cereais, que obriga aqueles que sofrem com esta doença a conviver com uma alimentação livre de glúten. Segundo as estimativas 1 pessoa a cada 100 sofre de intolerância ao glúten, por isso a explosão de produtos glúten free, no mercado.

Mas se a farinha de trigo branca pode ser esta vilã para o nosso organismo, por acaso, no mercado existem produtos glúten free que podemos usar para substituir a farinha de trigo branca? Se a resposta é sim, quais seriam?

A resposta obviamente é afirmativa, existem sim várias farinhas funcionais que podem ser as substitutas ideais à farinha de trigo branca, e a nós resta, portanto, uma pergunta: quais seriam? Para conhecer as 6 farinhas que podem ser fantásticas substitutas à farinha de trigo branca!

A farinha de trigo branca é um produto de qualidade e serve para a nutrição humana, mas como tal, é também um alimento que provoca um aumento da glicemia, da insulina, bem como o de gorduras depositadas: e isto implica em aspectos negativos para o nosso organismo, tais como o ganho de peso e o aparecimento de certas doenças, como a diabetes. Ainda que a farinha de trigo branca é desprovida de propriedades nutricionais, diferentemente da farinha de trigo integral, porque as propriedades são perdidas durante o processo de refinamento. Sabemos que por causa das alergias e das intolerâncias que são cada vez mais generalizadas, é melhor preferir os produtos integrais ou glúten free.

Mas como substituir a farinha branca, respeitando a nossa saúde?  Eis as possíveis substitutas para a farinha de trigo branca para uma vida saudável:

6# Farinha grão de bico

A farinha de grão de bico é um verdadeiro deleite e é geralmente usada para cozinhar produtos tradicionais como é o caso do Falafel. Esta farinha se presta também para ser usada na produção de omeletes veganos, assim como pães, pizzas e Focaccias.

no glutem 06

5# Farinha de quinoa

A farinha de quinoa possui muitas propriedades nutricionais e deriva de sementes que atuam como grãos, além de ser glúten free: excelente, portanto, para aqueles que são alérgicos e intolerantes. A farinha de quinoa pode ser usada para qualquer receita, de saladas até para aquelas assadas no forno como, por exemplo, tortas e pães.

no glutem 05

4# Farinha de amaranto

A farinha de amaranto vem de sementes que se comportam como trigo, também é livre de glúten e, portanto, perfeita para quem sofre com alergias e intolerâncias. Este tipo de farinha possui muitas características semelhantes as da quinoa e também é rica em proteínas e fibras.

no glutem 04

3# Farinha de amêndoa

A farinha de amêndoa é apropriada para a preparação de doces, e obviamente, feita de amêndoas tritadas. Este tipo de farinha é livre de glúten, mas bastante calórica e protéica. Amêndoas também são perfeitas fazer o conhecido leite de amêndoa vegano.

no glutem 03

2# Farinha de banana verde

Esta farinha possui muitas propriedades nutricionais, e é adequada para pessoas intolerantes ao glúten. Além do mais estimula а flora intestinal, ajuda a eliminar gordura dоѕ vasos sanguíneos e facilita a perda de peso.

no glutem 02

 

1# Farinha de castanha

Por último, a farinha de castanha, derivada precisamente desta fruta. Farinha de castanha é perfeita para aqueles que são intolerantes ao glúten e a sua vantagem é que possui um baixo teor de gordura, mas muitos carboidratos e sais minerais. Também pode ser usada em varias aplicações, incluindo sobremesas e massas caseiras.

no glutem 01

Achou interessante o nosso artigo sobre as farinhas funcionais glúten free, que podem substituir a farinha de trigo branca?! Compartilhe esta informação com seus amigos do Facebook! 😉