Gastroprotetores naturais: quais são e como atuam no nosso organismo

04/09/2015 - 12:46 161 Views

A natureza nos oferece muitas soluções que podem ser eficazes para a cura do trato gastrointestinal e para ajudar a protegê-lo dos distúrbios, como a acidez e a mal digestão. Quando exageramos com a comida, existem muitos extratos de plantas que podem nos dar uma grande ajuda, estes são encontrados facilmente em farmácias de manipulação e lojas especializadas em produtos naturais.

Os gastroprotetores naturais ajudam a controlar a hiperacidez gástrica e desenvolvem uma ação protetora sobre a mucosa gastrointestinal. Aceleram a cicatrização das lesões causadas pela acidez excessiva, reforçando e ajudando na reestruturação do trato gastrointestinal. Alguns em particular são capazes de bloquear as enzimas responsáveis pela destruição do colágeno e tecidos envolvidos no processo inflamatório. Outros têm uma atividade e vaso-protetiva e antioxidante.

Sabemos que o estresse, uma alimentação incorreta, a fome nervosa (que causa uma ingestão veloz e excessiva de comida) também podem ser fatores responsáveis por inflamações no trato gastrointestinal. Veja a lista dos 7 gastroprotetores naturais que te podem dar uma mãozinha nos momentos de queimação!

7# O Leite de amêndoa

gastroprottetori 07 1200x627

O leite de amêndoa reduz consideravelmente a acidez no estômago, por este motivo é considerado um remédio útil. A sua preparação é muito simples, basta colocar no liquidificador 100 gramas de amêndoas descascadas com 1 litro de água.

Os gastroprotetores naturais não possuem contra-indicações, e são um verdadeiro milagre para reequilibrar todo o organismo. Podem ser consumidos por pessoas de todas as idades, incluindo crianças com mais de 10 anos e também aqueles que já utilizam medicamentos prescritos por seus médicos.

 6# A Garra do diabo

gastroprottetori 06

Quando a inflamação do estômago está ligada a situações de ansiedade e cansaço ou ocorre simultaneamente com a mudança da estação, é aconselhável tomar a garra do diabo.

5# O Alho

gastroprottetori 05

O alho possui muitas propriedades benéficas, e uma verdadeira ação anti-inflamatória. Se consumido cru é possível obter um maior efeito ou também utilizando diretamente seus extratos manipulados em farmácias.

4# O Louro

gastroprottetori 04

O louro é um velho conhecido por suas propriedades antiespasmódicas e tranquilizantes. Consegue proteger o estômago devido à presença de pectina e mucilagem, que criam uma barreira contra a acidez.

3# O Maracujá

gastroprottetori 03

O maracujá é famoso por possuir propriedades sedativas e calmantes. Pode ser muito útil em situações onde as condições de estresse e ansiedade provocam terríveis danos ao estômago.

2# O Abacaxi

gastroprottetori 02

A haste do abacaxi é rica em bromelina, uma enzima que, por um lado, ajuda na digestão e, por outro lado, inibe as substâncias que causam a inflamação dos tecidos. A Bromelina também consegue proteger com muita eficiência a mucosa gástrica.

1# A Melissa

gastroprottetori 01

As folhas da melissa possuem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Consumida como chá, a melissa atua com perícia sobre a mucosa gástrica e intestinal.

Achou interessante o nosso artigo sobre os gastroprotetores naturais? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!