Garrafas de plástico: 11 modos super interessantes de reciclar

25/10/2017 - 12:41 22763 Views

Durante muito tempo o homem vem desfrutando e maltratando o meio ambiente sem se preocupar em restituir nada. Nós devastamos o meio ambiente, sem pensar que esta atitude pode nos levar à autodestruição. Finalmente, hoje podemos dizer que existem algumas novas tendências e, embora ainda estejamos longe da possibilidade de viver com impacto zero (ou seja, sem produzir efeitos nocivos para o meio ambiente), podemos dizer que a questão da reciclagem tornou-se um tema muito em voga, onde várias pessoas dedicam tempo e energia.

Mas quem disse que reciclar não pode significar: divertir-se? (Agora você está falando a nossa língua) Salvar o planeta é um bem, mas isso não quer dizer que baste separar o lixo e respeitar os dias da coleta, significa também, encontrar maneiras de valorizar os materiais que já existem, diminuindo assim, a exigência de comprar novos produtos (contribuindo deste modo, à diminuição consumo em geral).

É por isso que consideramos tão interessantes as garrafas pet! Porque fazem parte dos objetos que, por serem utilizados uma vez e depois jogados fora, geram toneladas de resíduos cuja eliminação é muito longa e complexa.

O melhor modo de opor-se a este acúmulo contínuo é não comprar ítens feitos de materiais que não podem ser reutilizados, ou de entender como reutilizar aqueles que já temos em casa! A seguir iremos mostrar 11 modos para reciclar de maneira criativa, mas sobretudo útil, as garrafas pet.

Descubra como dar uma nova vida às garrafas de plástico que você não usa mais >>

11) Jardim vertical

Nada de mais apropriado do que este conselho: como compensar o que o plástico faz para a terra? Utilizando o plástico como um recipiente para uma nova vida! As garrafas são, de fato, perfeitas como vasos para plantas de pequeno porte. Você pode cortá-las de diversos modos e experimentar inserir vários tipos de plantas. Porém, não se esqueça de fazer pequenos furinhos no fundo da garrafa a fim de filtrar a água. Uma idéia interessante é cobrir uma parede inteira com “garrafas verdes”, penduradas em alturas diferentes, como se fosse um jardim suspenso! (Eu amei essa idéia!)

 

10) Cofrinho

As garrafas de plástico, se você olhar por um ângulo preciso e decorar com as devidas precauções, podem parecer rostinhos interativos com o nariz: e eis que surge uma idéia! Você pode fazer um cofrinho para ensinar aos seus filhos, não somente a importância da reciclagem, mas também como poupar dinheiro! Fofo, não? Eu achei essa idéia fantástica pra fazer naqueles dias de chuva que as crianças não param quietas!

 

9) Porta objetos

Quantas vezes lhe aconteceu de deixar um instante sobre a mesa o anel, ou as chaves de casa, ou até mesmo um botão e não encontrar mais depois? (Ou encontrá-los mas depois de buscas dignas dos serviços secretos). Para superar o problema dos pequenos objetos, que você sempre perde em casa, um modo prático para manter tudo em ordem, consiste em fazer pequenos recipientes com os fundos das garrafas pet. Você pode fazê-los com cortes particulares ou decorar a superfície ou, ainda, aplicar um fecho como você pode ver na imagem.

 

8) Luminárias

De luminárias feitas com as garrafas já inventaram de tudo: até mesmo as mais famosas marcas de luminotécnica oferecem diversos modelos em plástico realmente belos, mas isso não significa que nós mesmos não possamos realizar esplêndidos (e únicos!) modelos de luminárias feitas com garrafas pet. Os modelos que você pode ver na imagem, são muito simples, minimalistas, mas com certeza, você pode realizar luminárias muito mais complexas.

 

7) Porta-revistas

Se você é apaixonado por leitura e muitas vezes se encontra com a casa lotada de papel, porque você separou artigos para ler que ainda não terminou, em ao menos três revistas diferentes, você irá gostar muito desta idéia. Você pode criar um porta-revistas utilizando garrafas pet velhas. A mesma solução pode ser adaptada ao escritório ou à sala de espera. Considere somente o fato de que a cor das garrafas deve combinar com o resto da decoração.

 

6) Cortina

Porquê muitas garrafas de plástico têm a base em forma de flor? Para que possamos reciclá-las e assim, fazer uma linda cortina para a área externa, como o exemplo que você pode ver na foto. O processo com certeza é laborioso e requer uma certa destreza na fase de corte, porém, depois de pegar o jeito e entender como proceder, você irá tirar de letra e em poucas horas de dedicação, terá uma exclusiva cortina para colocar no externo da sua casa! Atenção à um único detalhe: prender os fundos das garrafas com um fio resistente.

 

5) Esculturas e decorações para áreas internas e externas

Com um pouco de tempo e criatividade, você poderá recortar as garrafas pet com formas particulares: na imagem foram realizadas ironicamente, várias plantas suculentas. E usando a imaginação, você pode dar vida às garrafas transformando-as em diversos animais para decorar o seu jardim. Quando você tiver um pouco de tempo, tente fazer! Você vai ver quanta satisfação irá sentir depois de ver tudo pronto. Os trabalhos manuais fazem bem pra alma!

 

4) Distribuidor de alimentos para animais de estimação

Esta é uma idéia de reciclagem muito interessante, especialmente porque não há um valor somente estético, e sim uma utilidade precisa. Uma coisa é servir a comida do seu animal em uma tigela, mas vai dizer que não é muito mais legal servir em um distribuidor? Você pode fazê-lo facilmente unindo duas garrafas de plástico, e disponibilizá-lo assim como mostra a imagem, ao seu animal doméstico ou à animais de rua.

 

3) Porta-canetas

Você pode criar um simples porta-canetas recortando a parte superior da garrafa. Se você quer uma solução mais completa, pode pensar em utilizar um galão de plástico, cortando uma parte só, como mostra a foto, e combinando a cor dos lápis com a cor das tampas. Fixando todas as garrafas na parede você obterá um efeito estético de notável impacto (além de colocar muito mais ordem na sua casa!) E se você tem crianças em casa, com certeza elas irão amar!

 

 

2) Porta-jóias

A forma de flor do fundo das garrafas pet é interessante também por outro motivo, além das cortinas de externo: é perfeita para fazer um porta-jóias muito fofo. Especialmente se você conseguir encaixar – como na foto – um fundo sobre o outro, fazendo um porta-jóias espaçoso e de vários andares, usando fundos de garrafas de tamanhos diferentes. E preste atenção nos detalhes: esse da foto foi feito recortando menos o fundo, no andar de baixo, para você colocar os colares e as bijus maiores e em cima os anéis e brincos!

1) Vaso de flores com rosto

Essa idéia é ótima pra fazer quando você tem crianças em casa e está chovendo, ou por qualquer motivo, vocês não podem sair. Uma distração para os pequenos e uma alegria para a sua casa. Para fazer esse vasinho é muito simples, você só precisa recortar o fundo de uma garrafa pet e colar a tampa como se fosse um nariz e pedaços de plástico ou papel, no lugar dos olhos. Coloque a sua plantinha dentro e você terá um lindo e divertido vaso!

Você gostou do nosso artigo? Então compartilhe com os seus amigos no Facebook!